O Oceano Azul Como Uma Estratégia Eficiente Para Tornar As Empresas Mais Competitivas / Ocean Blue As Effective Strategy To Become More Competitive Business

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Aline; URI - Universidade Regional Integrada - Campus Santo Ângelo (RS)
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Rosani de Mattos; URI - Universidade Regional Integrada - Campus Santo Ângelo (RS), Santos, Leandro Dorneles dos; URI - Universidade Regional Integrada - Campus Santo Ângelo (RS), Wagner, Adriano; UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Polacinski, Edio; URI - Universidade Regional Integrada - Campus Santo Ângelo (RS) Professor Vinculado ao Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Inova Ação (Online)
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/inovaacao/article/view/810
Resumo: RESUMO A economia mundial nos dias de hoje apresenta uma dinamicidade nunca antes percebida, bem como cacarteriza-se por um ambiente altamente competitivo que pode ser dividido em dois grupos principais, sendo o primeiro referenteàs empresas que buscam incansavelmente cada percentual de market share, para isso participam de uma forte competição entre seus rivais e usam principalmente estratégias de baixo custo ou diferenciação. E, o outro grupoque busca espaços desconhecidos, no qual a demanda é criada e trabalham-se concomitantemente as estratégias citadas. Denominou-se de oceano vermelho e azul, respectivamente. E de forma a buscar este grupo mais atrativo, oceano azul, o presente artigo buscou identificar as diretrizes desta estratégia. Para isto, apresenta-se a conceituação de acordo com os autores pesquisadores sobre a temática proposta. Neste contexto, o objetivo deste artigo é evidenciar a importância do oceano azul como uma estratégia eficiente para tornar as empresas mais competitivas no atual mercado competitivo.A metodologia adotada para o desenvolvimento do artigo é de pesquisa bibliográfica e exploratória, apartir da coleta de dados secundários. Como principais resultados de pesquisa envidenica-se que foi possível caracterizar que a estratégia que oportuniza a inovação de valor e posição privilegiada no mercado, especialmente a diferenciação e maior competitividade para todo e qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte, tamanho ou segmento de atuação e a estratégia do oceano azul.   PALAVRAS-CHAVE: Estrátegia. Oceano Azul. Concorrência. Diferenciação. Competitividade.   ABSTRACT   The world economy today presents a never before perceived dynamics, as well as characterize by a highly competitive environment that can be divided into two main groups: the first refers to companies that relentlessly seek each percentage of market share for that participate in strong competition with rivals and primarily use low cost or differentiation strategies. And, the other party seeking unknown spaces, which demand is established and work concurrently the aforementioned strategies. Was named of red and blue ocean, respectively. And in order to get this group more attractive, blue ocean, this article seeks to identify the guidelines of this strategy. For this, we present the concept according to the authors researchers on the subject proposal. In this context, there is the objective of this article is to highlight the importance of the blue ocean as an effective strategy to make companies more competitive in today's competitive market. The methodology adopted for the development of the article is bibliographical and exploratory research, from the collection of secondary data. The main search results evidence that it was possible to characterize the strategy that favors the innovation and value privileged position in the market, especially the differentiation and increased competitiveness for any type of company, regardless of size, size or segment performance and the blue ocean strategy.   KEYWORDS: Strategy. Blue Ocean. Competition. Differentiation. Competitiveness.
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