Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383 |
Resumo: | A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul lançou o programa “Lições do Rio Grande”. O programa trata-se de referenciais curriculares que tem por objetivo alinhar o currículo da educação básica, desde as séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, no Estado, ao panorama nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa analisa os conceitos geográficos que são mais evidenciados nos referenciais da disciplina de Geografia, quais sejam: território, paisagem, espaço geográfico e lugar. Ainda, o trabalho busca efetuar a avaliação dos possíveis caminhos que a proposta metodológica vem seguindo frente à troca de Governo. Para tanto, efetuou-se a leitura atenta e crítica dos cadernos do documento do programa (currículo da geografia, caderno do professor e caderno do aluno), entrevistas com estagiários da rede pública estadual de ensino, atuantes na cidade de Porto Alegre e participações em audiências com os elaboradores e executores do projeto da Secretaria Estadual de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correspondência entre os conceitos geográficos analisados; que a utilização dos materiais é restrita a poucos espaços escolares e que, após a troca de governo, os materiais foram descartados e a proposta inutilizada. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Currículo. AbstractThe Rio Grande do Sul State Department of Education launched the "Lessons from Rio Grande" program. The program is about curricular references that aims to align the curriculum of basic education, from the final grades of elementary school to high school, in the State to the national panorama through National Curricular Parameters (PCNs). The research analyzes the geographic concepts that are most evidenced in the references of the Geography discipline, namely: territory, landscape, geographic space and place. Still, the work seeks to evaluate the possible ways that the methodological proposal is following the change of Government. In order to do so, a careful and critical reading of the program documents (geography curriculum, teacher's notebook and student's notebook), interviews with trainees from the state public school system, working in the city of Porto Alegre and participations in audiences with the processors and executors of the project, of the State Department of Education. The results of the research show that there is a correspondence between the geographic concepts analyzed, as well as that the use of the materials is restricted to a few school spaces and that, after the exchange of government, the materials were discarded and the proposal was not used. Key-words: Geography. Teaching. Curriculum. |
id |
FSA-3_11a1dbb4c3833f61e39e98bc40dc0dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1383 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?Geografia; Educação; Ensino de Geografia.A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul lançou o programa “Lições do Rio Grande”. O programa trata-se de referenciais curriculares que tem por objetivo alinhar o currículo da educação básica, desde as séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, no Estado, ao panorama nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa analisa os conceitos geográficos que são mais evidenciados nos referenciais da disciplina de Geografia, quais sejam: território, paisagem, espaço geográfico e lugar. Ainda, o trabalho busca efetuar a avaliação dos possíveis caminhos que a proposta metodológica vem seguindo frente à troca de Governo. Para tanto, efetuou-se a leitura atenta e crítica dos cadernos do documento do programa (currículo da geografia, caderno do professor e caderno do aluno), entrevistas com estagiários da rede pública estadual de ensino, atuantes na cidade de Porto Alegre e participações em audiências com os elaboradores e executores do projeto da Secretaria Estadual de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correspondência entre os conceitos geográficos analisados; que a utilização dos materiais é restrita a poucos espaços escolares e que, após a troca de governo, os materiais foram descartados e a proposta inutilizada. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Currículo. AbstractThe Rio Grande do Sul State Department of Education launched the "Lessons from Rio Grande" program. The program is about curricular references that aims to align the curriculum of basic education, from the final grades of elementary school to high school, in the State to the national panorama through National Curricular Parameters (PCNs). The research analyzes the geographic concepts that are most evidenced in the references of the Geography discipline, namely: territory, landscape, geographic space and place. Still, the work seeks to evaluate the possible ways that the methodological proposal is following the change of Government. In order to do so, a careful and critical reading of the program documents (geography curriculum, teacher's notebook and student's notebook), interviews with trainees from the state public school system, working in the city of Porto Alegre and participations in audiences with the processors and executors of the project, of the State Department of Education. The results of the research show that there is a correspondence between the geographic concepts analyzed, as well as that the use of the materials is restricted to a few school spaces and that, after the exchange of government, the materials were discarded and the proposal was not used. Key-words: Geography. Teaching. Curriculum.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRSKaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/138310.12819/2017.14.3.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-159Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-1592317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1246http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1247http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1248http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1383/549Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-28T14:29:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1383Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-28T14:29:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? |
title |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? |
spellingShingle |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS Geografia; Educação; Ensino de Geografia. |
title_short |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? |
title_full |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? |
title_fullStr |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? |
title_full_unstemmed |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? |
title_sort |
Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices? |
author |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS |
author_facet |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS Kaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo |
author_role |
author |
author2 |
Kaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS Kaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia. |
topic |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia. |
description |
A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul lançou o programa “Lições do Rio Grande”. O programa trata-se de referenciais curriculares que tem por objetivo alinhar o currículo da educação básica, desde as séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, no Estado, ao panorama nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa analisa os conceitos geográficos que são mais evidenciados nos referenciais da disciplina de Geografia, quais sejam: território, paisagem, espaço geográfico e lugar. Ainda, o trabalho busca efetuar a avaliação dos possíveis caminhos que a proposta metodológica vem seguindo frente à troca de Governo. Para tanto, efetuou-se a leitura atenta e crítica dos cadernos do documento do programa (currículo da geografia, caderno do professor e caderno do aluno), entrevistas com estagiários da rede pública estadual de ensino, atuantes na cidade de Porto Alegre e participações em audiências com os elaboradores e executores do projeto da Secretaria Estadual de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correspondência entre os conceitos geográficos analisados; que a utilização dos materiais é restrita a poucos espaços escolares e que, após a troca de governo, os materiais foram descartados e a proposta inutilizada. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Currículo. AbstractThe Rio Grande do Sul State Department of Education launched the "Lessons from Rio Grande" program. The program is about curricular references that aims to align the curriculum of basic education, from the final grades of elementary school to high school, in the State to the national panorama through National Curricular Parameters (PCNs). The research analyzes the geographic concepts that are most evidenced in the references of the Geography discipline, namely: territory, landscape, geographic space and place. Still, the work seeks to evaluate the possible ways that the methodological proposal is following the change of Government. In order to do so, a careful and critical reading of the program documents (geography curriculum, teacher's notebook and student's notebook), interviews with trainees from the state public school system, working in the city of Porto Alegre and participations in audiences with the processors and executors of the project, of the State Department of Education. The results of the research show that there is a correspondence between the geographic concepts analyzed, as well as that the use of the materials is restricted to a few school spaces and that, after the exchange of government, the materials were discarded and the proposal was not used. Key-words: Geography. Teaching. Curriculum. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383 10.12819/2017.14.3.8 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383 |
identifier_str_mv |
10.12819/2017.14.3.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1246 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1247 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1248 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1383/549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-159 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-159 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906051321856 |