Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383
Resumo: A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul lançou o programa “Lições do Rio Grande”. O programa trata-se de referenciais curriculares que tem por objetivo alinhar o currículo da educação básica, desde as séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, no Estado, ao panorama nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa analisa os conceitos geográficos que são mais evidenciados nos referenciais da disciplina de Geografia, quais sejam: território, paisagem, espaço geográfico e lugar. Ainda, o trabalho busca efetuar a avaliação dos possíveis caminhos que a proposta metodológica vem seguindo frente à troca de Governo. Para tanto, efetuou-se a leitura atenta e crítica dos cadernos do documento do programa (currículo da geografia, caderno do professor e caderno do aluno), entrevistas com estagiários da rede pública estadual de ensino, atuantes na cidade de Porto Alegre e participações em audiências com os elaboradores e executores do projeto da Secretaria Estadual de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correspondência entre os conceitos geográficos analisados; que a utilização dos materiais é restrita a poucos espaços escolares e que, após a troca de governo, os materiais foram descartados e a proposta inutilizada. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Currículo. AbstractThe Rio Grande do Sul State Department of Education launched the "Lessons from Rio Grande" program. The program is about curricular references that aims to align the curriculum of basic education, from the final grades of elementary school to high school, in the State to the national panorama through National Curricular Parameters (PCNs). The research analyzes the geographic concepts that are most evidenced in the references of the Geography discipline, namely: territory, landscape, geographic space and place. Still, the work seeks to evaluate the possible ways that the methodological proposal is following the change of Government. In order to do so, a careful and critical reading of the program documents (geography curriculum, teacher's notebook and student's notebook), interviews with trainees from the state public school system, working in the city of Porto Alegre and participations in audiences with the processors and executors of the project, of the State Department of Education. The results of the research show that there is a correspondence between the geographic concepts analyzed, as well as that the use of the materials is restricted to a few school spaces and that, after the exchange of government, the materials were discarded and the proposal was not used. Key-words: Geography. Teaching. Curriculum.
id FSA-3_11a1dbb4c3833f61e39e98bc40dc0dce
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1383
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?Geografia; Educação; Ensino de Geografia.A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul lançou o programa “Lições do Rio Grande”. O programa trata-se de referenciais curriculares que tem por objetivo alinhar o currículo da educação básica, desde as séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, no Estado, ao panorama nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa analisa os conceitos geográficos que são mais evidenciados nos referenciais da disciplina de Geografia, quais sejam: território, paisagem, espaço geográfico e lugar. Ainda, o trabalho busca efetuar a avaliação dos possíveis caminhos que a proposta metodológica vem seguindo frente à troca de Governo. Para tanto, efetuou-se a leitura atenta e crítica dos cadernos do documento do programa (currículo da geografia, caderno do professor e caderno do aluno), entrevistas com estagiários da rede pública estadual de ensino, atuantes na cidade de Porto Alegre e participações em audiências com os elaboradores e executores do projeto da Secretaria Estadual de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correspondência entre os conceitos geográficos analisados; que a utilização dos materiais é restrita a poucos espaços escolares e que, após a troca de governo, os materiais foram descartados e a proposta inutilizada. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Currículo. AbstractThe Rio Grande do Sul State Department of Education launched the "Lessons from Rio Grande" program. The program is about curricular references that aims to align the curriculum of basic education, from the final grades of elementary school to high school, in the State to the national panorama through National Curricular Parameters (PCNs). The research analyzes the geographic concepts that are most evidenced in the references of the Geography discipline, namely: territory, landscape, geographic space and place. Still, the work seeks to evaluate the possible ways that the methodological proposal is following the change of Government. In order to do so, a careful and critical reading of the program documents (geography curriculum, teacher's notebook and student's notebook), interviews with trainees from the state public school system, working in the city of Porto Alegre and participations in audiences with the processors and executors of the project, of the State Department of Education. The results of the research show that there is a correspondence between the geographic concepts analyzed, as well as that the use of the materials is restricted to a few school spaces and that, after the exchange of government, the materials were discarded and the proposal was not used. Key-words: Geography. Teaching. Curriculum.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRSKaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/138310.12819/2017.14.3.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-159Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-1592317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1246http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1247http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1248http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1383/549Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-28T14:29:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1383Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-04-28T14:29:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
title Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
spellingShingle Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS
Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
title_short Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
title_full Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
title_fullStr Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
title_full_unstemmed Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
title_sort Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS
Kaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; PUCRS
Kaercher, Nestor André; UFRGS/Departamento de Ensino e Currículo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
topic Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
description A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul lançou o programa “Lições do Rio Grande”. O programa trata-se de referenciais curriculares que tem por objetivo alinhar o currículo da educação básica, desde as séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, no Estado, ao panorama nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa analisa os conceitos geográficos que são mais evidenciados nos referenciais da disciplina de Geografia, quais sejam: território, paisagem, espaço geográfico e lugar. Ainda, o trabalho busca efetuar a avaliação dos possíveis caminhos que a proposta metodológica vem seguindo frente à troca de Governo. Para tanto, efetuou-se a leitura atenta e crítica dos cadernos do documento do programa (currículo da geografia, caderno do professor e caderno do aluno), entrevistas com estagiários da rede pública estadual de ensino, atuantes na cidade de Porto Alegre e participações em audiências com os elaboradores e executores do projeto da Secretaria Estadual de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correspondência entre os conceitos geográficos analisados; que a utilização dos materiais é restrita a poucos espaços escolares e que, após a troca de governo, os materiais foram descartados e a proposta inutilizada. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Currículo. AbstractThe Rio Grande do Sul State Department of Education launched the "Lessons from Rio Grande" program. The program is about curricular references that aims to align the curriculum of basic education, from the final grades of elementary school to high school, in the State to the national panorama through National Curricular Parameters (PCNs). The research analyzes the geographic concepts that are most evidenced in the references of the Geography discipline, namely: territory, landscape, geographic space and place. Still, the work seeks to evaluate the possible ways that the methodological proposal is following the change of Government. In order to do so, a careful and critical reading of the program documents (geography curriculum, teacher's notebook and student's notebook), interviews with trainees from the state public school system, working in the city of Porto Alegre and participations in audiences with the processors and executors of the project, of the State Department of Education. The results of the research show that there is a correspondence between the geographic concepts analyzed, as well as that the use of the materials is restricted to a few school spaces and that, after the exchange of government, the materials were discarded and the proposal was not used. Key-words: Geography. Teaching. Curriculum.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383
10.12819/2017.14.3.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.3.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1246
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1247
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1383/1248
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1383/549
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-159
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 3, mai./jun. 2017; 143-159
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906051321856