A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240 |
Resumo: | A questão ambiental já vem sendo tomada em voga nas últimas décadas. O presente estudo visa possibilidades para que o Educador e o Geógrafo em seu discurso de sala de aula, ou em seu ambiente de trabalho, a problemática do meio em que vivemos dentro de sua contemporaneidade. Embora a situação climática planetária não nos mostre um bom cenário, podemos, ainda, amenizar certos impactos de ciclos biogeoquímicos, com origem em milhares de anos atrás; contudo, esta situação apenas se estabelecerá se ampliarmos o foco que damos, em nossas aulas, envolvendo o aluno do espírito de preservação ambiental e de sustentabilidade ambiental. A movimentação de ideias dos indivíduos é um dos focos deste projeto de mudança na formação das pessoas. Para atingir os objetivos propostos levantou-se bibliografia sobre o tema bem como se realizaram entrevistas com professores de Geografia, para analisar suas percepções sobre o tema sustentabilidade. Considera-se, com base na realização da pesquisa, que é através do panorama da conscientização que o indivíduo mudará suas atitudes frente à situação atual. Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Sustentabilidade. ABSTRACT The environmental issue has already been taken into vogue in recent decades. This study aims to possibilities for the educator and geographer give a major focus in your classroom discourse, or on your desktop, on the issue of environment we live within its contemporaneity. Although the global climate situation does not show us a good scenario, we can also mitigate certain impacts of biogeochemical cycles originating from thousands of years ago, however, this only be established if we widen the focus that we, in our classes, involving student spirit of environmental preservation and environmental sustainability. The movement of ideas of individuals is one of the focuses of this change project in training people. To achieve the goals rose bibliography on the subject as well as conducted interviews with geography teachers to analyze their perceptions of the sustainability issue. It is considered, based on the realization of the research that is through the landscape of awareness that the individual will change their attitudes to the current situation. Keywords: Education. Geography Education. Sustainability. |
id |
FSA-3_258d9174a551bb175e0a557c84b7a48e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1240 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography TeacherGeografia; Educação; Ensino de Geografia.A questão ambiental já vem sendo tomada em voga nas últimas décadas. O presente estudo visa possibilidades para que o Educador e o Geógrafo em seu discurso de sala de aula, ou em seu ambiente de trabalho, a problemática do meio em que vivemos dentro de sua contemporaneidade. Embora a situação climática planetária não nos mostre um bom cenário, podemos, ainda, amenizar certos impactos de ciclos biogeoquímicos, com origem em milhares de anos atrás; contudo, esta situação apenas se estabelecerá se ampliarmos o foco que damos, em nossas aulas, envolvendo o aluno do espírito de preservação ambiental e de sustentabilidade ambiental. A movimentação de ideias dos indivíduos é um dos focos deste projeto de mudança na formação das pessoas. Para atingir os objetivos propostos levantou-se bibliografia sobre o tema bem como se realizaram entrevistas com professores de Geografia, para analisar suas percepções sobre o tema sustentabilidade. Considera-se, com base na realização da pesquisa, que é através do panorama da conscientização que o indivíduo mudará suas atitudes frente à situação atual. Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Sustentabilidade. ABSTRACT The environmental issue has already been taken into vogue in recent decades. This study aims to possibilities for the educator and geographer give a major focus in your classroom discourse, or on your desktop, on the issue of environment we live within its contemporaneity. Although the global climate situation does not show us a good scenario, we can also mitigate certain impacts of biogeochemical cycles originating from thousands of years ago, however, this only be established if we widen the focus that we, in our classes, involving student spirit of environmental preservation and environmental sustainability. The movement of ideas of individuals is one of the focuses of this change project in training people. To achieve the goals rose bibliography on the subject as well as conducted interviews with geography teachers to analyze their perceptions of the sustainability issue. It is considered, based on the realization of the research that is through the landscape of awareness that the individual will change their attitudes to the current situation. Keywords: Education. Geography Education. Sustainability.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RSLacerda, Miriam Pires Correa de2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/124010.12819/2016.13.6.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-124Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-1242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1083http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1084http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1085http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1240/435Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-28T14:12:58Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1240Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-10-28T14:12:58Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher |
title |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher |
spellingShingle |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS Geografia; Educação; Ensino de Geografia. |
title_short |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher |
title_full |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher |
title_fullStr |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher |
title_full_unstemmed |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher |
title_sort |
A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher |
author |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS |
author_facet |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS Lacerda, Miriam Pires Correa de |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Miriam Pires Correa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS Lacerda, Miriam Pires Correa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia. |
topic |
Geografia; Educação; Ensino de Geografia. |
description |
A questão ambiental já vem sendo tomada em voga nas últimas décadas. O presente estudo visa possibilidades para que o Educador e o Geógrafo em seu discurso de sala de aula, ou em seu ambiente de trabalho, a problemática do meio em que vivemos dentro de sua contemporaneidade. Embora a situação climática planetária não nos mostre um bom cenário, podemos, ainda, amenizar certos impactos de ciclos biogeoquímicos, com origem em milhares de anos atrás; contudo, esta situação apenas se estabelecerá se ampliarmos o foco que damos, em nossas aulas, envolvendo o aluno do espírito de preservação ambiental e de sustentabilidade ambiental. A movimentação de ideias dos indivíduos é um dos focos deste projeto de mudança na formação das pessoas. Para atingir os objetivos propostos levantou-se bibliografia sobre o tema bem como se realizaram entrevistas com professores de Geografia, para analisar suas percepções sobre o tema sustentabilidade. Considera-se, com base na realização da pesquisa, que é através do panorama da conscientização que o indivíduo mudará suas atitudes frente à situação atual. Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Sustentabilidade. ABSTRACT The environmental issue has already been taken into vogue in recent decades. This study aims to possibilities for the educator and geographer give a major focus in your classroom discourse, or on your desktop, on the issue of environment we live within its contemporaneity. Although the global climate situation does not show us a good scenario, we can also mitigate certain impacts of biogeochemical cycles originating from thousands of years ago, however, this only be established if we widen the focus that we, in our classes, involving student spirit of environmental preservation and environmental sustainability. The movement of ideas of individuals is one of the focuses of this change project in training people. To achieve the goals rose bibliography on the subject as well as conducted interviews with geography teachers to analyze their perceptions of the sustainability issue. It is considered, based on the realization of the research that is through the landscape of awareness that the individual will change their attitudes to the current situation. Keywords: Education. Geography Education. Sustainability. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240 10.12819/2016.13.6.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240 |
identifier_str_mv |
10.12819/2016.13.6.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1083 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1084 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1085 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1240/435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-124 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-124 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906588192768 |