A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lacerda, Miriam Pires Correa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240
Resumo: A questão ambiental já vem sendo tomada em voga nas últimas décadas. O presente estudo visa possibilidades para que o Educador e o Geógrafo em seu discurso de sala de aula, ou em seu ambiente de trabalho, a problemática do meio em que vivemos dentro de sua contemporaneidade. Embora a situação climática planetária não nos mostre um bom cenário, podemos, ainda, amenizar certos impactos de ciclos biogeoquímicos, com origem em milhares de anos atrás; contudo, esta situação apenas se estabelecerá se ampliarmos o foco que damos, em nossas aulas, envolvendo o aluno do espírito de preservação ambiental e de sustentabilidade ambiental. A movimentação de ideias dos indivíduos é um dos focos deste projeto de mudança na formação das pessoas. Para atingir os objetivos propostos levantou-se bibliografia sobre o tema bem como se realizaram entrevistas com professores de Geografia, para analisar suas percepções sobre o tema sustentabilidade. Considera-se, com base na realização da pesquisa, que é através do panorama da conscientização que o indivíduo mudará suas atitudes frente à situação atual. Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Sustentabilidade.  ABSTRACT The environmental issue has already been taken into vogue in recent decades. This study aims to possibilities for the educator and geographer give a major focus in your classroom discourse, or on your desktop, on the issue of environment we live within its contemporaneity. Although the global climate situation does not show us a good scenario, we can also mitigate certain impacts of biogeochemical cycles originating from thousands of years ago, however, this only be established if we widen the focus that we, in our classes, involving student spirit of environmental preservation and environmental sustainability. The movement of ideas of individuals is one of the focuses of this change project in training people. To achieve the goals rose bibliography on the subject as well as conducted interviews with geography teachers to analyze their perceptions of the sustainability issue. It is considered, based on the realization of the research that is through the landscape of awareness that the individual will change their attitudes to the current situation. Keywords: Education. Geography Education. Sustainability.
id FSA-3_258d9174a551bb175e0a557c84b7a48e
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1240
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography TeacherGeografia; Educação; Ensino de Geografia.A questão ambiental já vem sendo tomada em voga nas últimas décadas. O presente estudo visa possibilidades para que o Educador e o Geógrafo em seu discurso de sala de aula, ou em seu ambiente de trabalho, a problemática do meio em que vivemos dentro de sua contemporaneidade. Embora a situação climática planetária não nos mostre um bom cenário, podemos, ainda, amenizar certos impactos de ciclos biogeoquímicos, com origem em milhares de anos atrás; contudo, esta situação apenas se estabelecerá se ampliarmos o foco que damos, em nossas aulas, envolvendo o aluno do espírito de preservação ambiental e de sustentabilidade ambiental. A movimentação de ideias dos indivíduos é um dos focos deste projeto de mudança na formação das pessoas. Para atingir os objetivos propostos levantou-se bibliografia sobre o tema bem como se realizaram entrevistas com professores de Geografia, para analisar suas percepções sobre o tema sustentabilidade. Considera-se, com base na realização da pesquisa, que é através do panorama da conscientização que o indivíduo mudará suas atitudes frente à situação atual. Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Sustentabilidade.  ABSTRACT The environmental issue has already been taken into vogue in recent decades. This study aims to possibilities for the educator and geographer give a major focus in your classroom discourse, or on your desktop, on the issue of environment we live within its contemporaneity. Although the global climate situation does not show us a good scenario, we can also mitigate certain impacts of biogeochemical cycles originating from thousands of years ago, however, this only be established if we widen the focus that we, in our classes, involving student spirit of environmental preservation and environmental sustainability. The movement of ideas of individuals is one of the focuses of this change project in training people. To achieve the goals rose bibliography on the subject as well as conducted interviews with geography teachers to analyze their perceptions of the sustainability issue. It is considered, based on the realization of the research that is through the landscape of awareness that the individual will change their attitudes to the current situation. Keywords: Education. Geography Education. Sustainability.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RSLacerda, Miriam Pires Correa de2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/124010.12819/2016.13.6.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-124Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-1242317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1083http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1084http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1085http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1240/435Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-28T14:12:58Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1240Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-10-28T14:12:58Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
title A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
spellingShingle A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
title_short A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
title_full A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
title_fullStr A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
title_full_unstemmed A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
title_sort A Construção de Vivências Sustentáveis Sob a Ótica do Professor de Geografia / The Experiences Sustainable Construction the Perspective of Geography Teacher
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Lacerda, Miriam Pires Correa de
author_role author
author2 Lacerda, Miriam Pires Correa de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Lacerda, Miriam Pires Correa de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
topic Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
description A questão ambiental já vem sendo tomada em voga nas últimas décadas. O presente estudo visa possibilidades para que o Educador e o Geógrafo em seu discurso de sala de aula, ou em seu ambiente de trabalho, a problemática do meio em que vivemos dentro de sua contemporaneidade. Embora a situação climática planetária não nos mostre um bom cenário, podemos, ainda, amenizar certos impactos de ciclos biogeoquímicos, com origem em milhares de anos atrás; contudo, esta situação apenas se estabelecerá se ampliarmos o foco que damos, em nossas aulas, envolvendo o aluno do espírito de preservação ambiental e de sustentabilidade ambiental. A movimentação de ideias dos indivíduos é um dos focos deste projeto de mudança na formação das pessoas. Para atingir os objetivos propostos levantou-se bibliografia sobre o tema bem como se realizaram entrevistas com professores de Geografia, para analisar suas percepções sobre o tema sustentabilidade. Considera-se, com base na realização da pesquisa, que é através do panorama da conscientização que o indivíduo mudará suas atitudes frente à situação atual. Palavras-chave: Educação. Ensino de Geografia. Sustentabilidade.  ABSTRACT The environmental issue has already been taken into vogue in recent decades. This study aims to possibilities for the educator and geographer give a major focus in your classroom discourse, or on your desktop, on the issue of environment we live within its contemporaneity. Although the global climate situation does not show us a good scenario, we can also mitigate certain impacts of biogeochemical cycles originating from thousands of years ago, however, this only be established if we widen the focus that we, in our classes, involving student spirit of environmental preservation and environmental sustainability. The movement of ideas of individuals is one of the focuses of this change project in training people. To achieve the goals rose bibliography on the subject as well as conducted interviews with geography teachers to analyze their perceptions of the sustainability issue. It is considered, based on the realization of the research that is through the landscape of awareness that the individual will change their attitudes to the current situation. Keywords: Education. Geography Education. Sustainability.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240
10.12819/2016.13.6.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.6.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1083
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1084
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1240/1085
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1240/435
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-124
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, nov./dez. 2016; 113-124
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906588192768