De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kaercher, Nestor André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023
Resumo: O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos levantar referencial teórico para colocar em diálogo as duas grandes linhas de investigação da pesquisa: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir o principal objetivo proposto, foi realizada ampla pesquisa teórica sobre os dois temas da investigação e, ao final, relacionados os mesmos. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. Mesmo tratando-se de uma realidade específica que foi analisada, entendemos que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. No tocante à Geografia escolar, ficou bem claro que o jovem-aluno vincula-se muito fortemente aos temas físicos da ciência, como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se elas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Geografia. ABSTRACT The younger contemporary society has been surprising in many different sectors. This same young man is in our school benches and sometimes we do not give due attention to their individualities, communities and expressions. This research deals with the youth cultures in the school environment and their relationship to the teaching of geography. We aim to raise theoretical framework to put in dialogue the two main lines of research inquiry: youth cultures and teaching of Geography. To achieve the main objective proposed, extensive theoretical research on the two subjects of the investigation was carried out and in the end, related the same. The survey results indicate that the contemporary young student is composed of multiple and transient identities and thereby is adapted to multiple affiliations. Even in the case of a specific reality that was analyzed, we understand that the young profile part listed by the survey can be well understood in other areas, insofar as these will be shaping the identity configurations. With regard to school Geography, in became clear that the young student linked very strongly to physical science topics, as examples such as geographic location and time zones. There is the question, then, on the conduct of Geography lessons in primary education, namely, whether they realize the full concept of geographical space in order to work the physical issues but also human science. We realize that there is direct relationship between youth practices and possible topics to be worked in geography class. There is much to advance this type of research, since treat, besides the objects already provided in our teaching practice. Keywords: Youth . Youth. Education. Geography.
id FSA-3_8ac11e858089be01a6bb448bfa430649
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1023
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts NetworkGeografia; Educação; Ensino de Geografia.O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos levantar referencial teórico para colocar em diálogo as duas grandes linhas de investigação da pesquisa: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir o principal objetivo proposto, foi realizada ampla pesquisa teórica sobre os dois temas da investigação e, ao final, relacionados os mesmos. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. Mesmo tratando-se de uma realidade específica que foi analisada, entendemos que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. No tocante à Geografia escolar, ficou bem claro que o jovem-aluno vincula-se muito fortemente aos temas físicos da ciência, como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se elas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Geografia. ABSTRACT The younger contemporary society has been surprising in many different sectors. This same young man is in our school benches and sometimes we do not give due attention to their individualities, communities and expressions. This research deals with the youth cultures in the school environment and their relationship to the teaching of geography. We aim to raise theoretical framework to put in dialogue the two main lines of research inquiry: youth cultures and teaching of Geography. To achieve the main objective proposed, extensive theoretical research on the two subjects of the investigation was carried out and in the end, related the same. The survey results indicate that the contemporary young student is composed of multiple and transient identities and thereby is adapted to multiple affiliations. Even in the case of a specific reality that was analyzed, we understand that the young profile part listed by the survey can be well understood in other areas, insofar as these will be shaping the identity configurations. With regard to school Geography, in became clear that the young student linked very strongly to physical science topics, as examples such as geographic location and time zones. There is the question, then, on the conduct of Geography lessons in primary education, namely, whether they realize the full concept of geographical space in order to work the physical issues but also human science. We realize that there is direct relationship between youth practices and possible topics to be worked in geography class. There is much to advance this type of research, since treat, besides the objects already provided in our teaching practice. Keywords: Youth . Youth. Education. Geography.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RSKaercher, Nestor André2016-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/102310.12819/2016.13.2.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 176-194Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 176-1942317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023/815http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023/817http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023/818http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1023/229Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-25T23:16:59Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1023Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-02-25T23:16:59Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
title De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
spellingShingle De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
title_short De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
title_full De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
title_fullStr De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
title_full_unstemmed De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
title_sort De Jovens Contemporâneos À Geografia Escolar: Tecendo Uma Rede De Conceitos / Young Contemporary Geography To School: Weaving A Concepts Network
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Kaercher, Nestor André
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
topic Geografia; Educação; Ensino de Geografia.
description O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos levantar referencial teórico para colocar em diálogo as duas grandes linhas de investigação da pesquisa: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir o principal objetivo proposto, foi realizada ampla pesquisa teórica sobre os dois temas da investigação e, ao final, relacionados os mesmos. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. Mesmo tratando-se de uma realidade específica que foi analisada, entendemos que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. No tocante à Geografia escolar, ficou bem claro que o jovem-aluno vincula-se muito fortemente aos temas físicos da ciência, como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se elas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Geografia. ABSTRACT The younger contemporary society has been surprising in many different sectors. This same young man is in our school benches and sometimes we do not give due attention to their individualities, communities and expressions. This research deals with the youth cultures in the school environment and their relationship to the teaching of geography. We aim to raise theoretical framework to put in dialogue the two main lines of research inquiry: youth cultures and teaching of Geography. To achieve the main objective proposed, extensive theoretical research on the two subjects of the investigation was carried out and in the end, related the same. The survey results indicate that the contemporary young student is composed of multiple and transient identities and thereby is adapted to multiple affiliations. Even in the case of a specific reality that was analyzed, we understand that the young profile part listed by the survey can be well understood in other areas, insofar as these will be shaping the identity configurations. With regard to school Geography, in became clear that the young student linked very strongly to physical science topics, as examples such as geographic location and time zones. There is the question, then, on the conduct of Geography lessons in primary education, namely, whether they realize the full concept of geographical space in order to work the physical issues but also human science. We realize that there is direct relationship between youth practices and possible topics to be worked in geography class. There is much to advance this type of research, since treat, besides the objects already provided in our teaching practice. Keywords: Youth . Youth. Education. Geography.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023
10.12819/2016.13.2.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.2.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023/815
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023/817
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1023/818
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1023/229
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 176-194
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, mar./abr. 2016; 176-194
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906752819200