Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/412 |
Resumo: | No Brasil, a educação farmacêuticavem experimentando uma mudançaabrangente, trazida pelas Diretrizes Curriculareseditadas pelo Ministério da Educação, emfevereiro de 2002. O crescimento do númerode cursos de Farmácia e a diversidade que háentre eles impõem sérios desafios ao ConselhoFederal de Farmácia e sua Comissão de Ensino.O objetivo deste trabalho foi verificar aadequação dos cursos de Farmácia àsDiretrizes Curriculares Nacionais. A Comissãode Ensino do Conselho Federal de Farmáciarealizou um estudo sobre as Instituições deEnsino Farmacêuticas Brasileiras a fim deverificar a adequação destas IESF à propostaestabelecida pela Resolução do ConselhoNacional de Educação/Câmara de EducaçãoSuperior – CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de2002, que institui as Diretrizes CurricularesNacionais de Graduação em Farmácia. Esteestudo serviu de referência para a realizaçãodeste artigo. Pôde-se concluir que as IESF comcursos de Farmácia no Brasil são bastanteheterogêneas em relação a vários aspectos eessa heterogeneidade pode estar relacionadaaos diferentes projetos institucionais, pedagógicos, inserção regional, funções locaisou nacionais. Há necessidade de revisão deconteúdos e estabelecimento de padrõesmínimos para organização curricular, quegarantam capacitação profissional. |
id |
FSA-3_1865d0d8ee3b0d25069a9617e450076a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/412 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum GuidelinesNo Brasil, a educação farmacêuticavem experimentando uma mudançaabrangente, trazida pelas Diretrizes Curriculareseditadas pelo Ministério da Educação, emfevereiro de 2002. O crescimento do númerode cursos de Farmácia e a diversidade que háentre eles impõem sérios desafios ao ConselhoFederal de Farmácia e sua Comissão de Ensino.O objetivo deste trabalho foi verificar aadequação dos cursos de Farmácia àsDiretrizes Curriculares Nacionais. A Comissãode Ensino do Conselho Federal de Farmáciarealizou um estudo sobre as Instituições deEnsino Farmacêuticas Brasileiras a fim deverificar a adequação destas IESF à propostaestabelecida pela Resolução do ConselhoNacional de Educação/Câmara de EducaçãoSuperior – CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de2002, que institui as Diretrizes CurricularesNacionais de Graduação em Farmácia. Esteestudo serviu de referência para a realizaçãodeste artigo. Pôde-se concluir que as IESF comcursos de Farmácia no Brasil são bastanteheterogêneas em relação a vários aspectos eessa heterogeneidade pode estar relacionadaaos diferentes projetos institucionais, pedagógicos, inserção regional, funções locaisou nacionais. Há necessidade de revisão deconteúdos e estabelecimento de padrõesmínimos para organização curricular, quegarantam capacitação profissional.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Dourado, Carla Solange de Melo Escórcio; Faculdade Santo Agostinho2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/412Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 20102317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/412/197Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T13:08:23Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/412Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-09T13:08:23Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines |
title |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines |
spellingShingle |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines Dourado, Carla Solange de Melo Escórcio; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines |
title_full |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines |
title_fullStr |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines |
title_full_unstemmed |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines |
title_sort |
Adequação Dos Cursos De Farmácia As Novas Diretrizes Curriculares / Adequacy Of Pharmacy Courses The New Curriculum Guidelines |
author |
Dourado, Carla Solange de Melo Escórcio; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Dourado, Carla Solange de Melo Escórcio; Faculdade Santo Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Carla Solange de Melo Escórcio; Faculdade Santo Agostinho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
No Brasil, a educação farmacêuticavem experimentando uma mudançaabrangente, trazida pelas Diretrizes Curriculareseditadas pelo Ministério da Educação, emfevereiro de 2002. O crescimento do númerode cursos de Farmácia e a diversidade que háentre eles impõem sérios desafios ao ConselhoFederal de Farmácia e sua Comissão de Ensino.O objetivo deste trabalho foi verificar aadequação dos cursos de Farmácia àsDiretrizes Curriculares Nacionais. A Comissãode Ensino do Conselho Federal de Farmáciarealizou um estudo sobre as Instituições deEnsino Farmacêuticas Brasileiras a fim deverificar a adequação destas IESF à propostaestabelecida pela Resolução do ConselhoNacional de Educação/Câmara de EducaçãoSuperior – CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de2002, que institui as Diretrizes CurricularesNacionais de Graduação em Farmácia. Esteestudo serviu de referência para a realizaçãodeste artigo. Pôde-se concluir que as IESF comcursos de Farmácia no Brasil são bastanteheterogêneas em relação a vários aspectos eessa heterogeneidade pode estar relacionadaaos diferentes projetos institucionais, pedagógicos, inserção regional, funções locaisou nacionais. Há necessidade de revisão deconteúdos e estabelecimento de padrõesmínimos para organização curricular, quegarantam capacitação profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/412 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/412/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.7, n.1, jan./dez. 2010 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944909567197184 |