National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Martins, Ana Caroline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Maria Aparecida, de Almeida Lima, Cassio, Birelo Lopes de Domenico, Edvane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001
Resumo: Objetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população.
id UNIRIO-2_154718a6334b0cf1c33308b38f336ba1
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/8001
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafiosEducação em EnfermagemEnfermagemEnsinoSistema Único de SaúdeSaúde.Educação em EnfermagemObjetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresRevisão/reflexão teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/800110.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1099-11042175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Martins, Ana CarolineVieira, Maria Aparecidade Almeida Lima, CassioBirelo Lopes de Domenico, Edvane2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8001Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
title National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
spellingShingle National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
Pereira Martins, Ana Caroline
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Ensino
Sistema Único de Saúde
Saúde.
Educação em Enfermagem
title_short National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
title_full National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
title_fullStr National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
title_full_unstemmed National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
title_sort National curriculum guidelines for the nursing graduation course: implications and challenges / Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem: implicações e desafios
author Pereira Martins, Ana Caroline
author_facet Pereira Martins, Ana Caroline
Vieira, Maria Aparecida
de Almeida Lima, Cassio
Birelo Lopes de Domenico, Edvane
author_role author
author2 Vieira, Maria Aparecida
de Almeida Lima, Cassio
Birelo Lopes de Domenico, Edvane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Martins, Ana Caroline
Vieira, Maria Aparecida
de Almeida Lima, Cassio
Birelo Lopes de Domenico, Edvane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Enfermagem
Ensino
Sistema Único de Saúde
Saúde.
Educação em Enfermagem
topic Educação em Enfermagem
Enfermagem
Ensino
Sistema Único de Saúde
Saúde.
Educação em Enfermagem
description Objetivo: descrever implicações e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil, ante a formação profissional em Enfermagem, que repercutem no desenvolvimento da proposta pedagógica das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Método: Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada em publicações científicas, a partir de 2001, ano de promulgação das diretrizes até 2017. Resultados: Identificou-se que conteúdos das Diretrizes Curriculares, como a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender estão reproduzidos nos manuscritos que versam sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos. Conclusão: As Diretrizes estão representadas nos Projetos Pedagógicos, entretanto, ainda faz-se necessário converter suas potencialidades na formação profissional de enfermeiros, com ênfase nos princípios do Sistema Único de Saúde e nas necessidades sociais e de saúde da população.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
Revisão/reflexão teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8001/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1099-1104
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1099-1104
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218884412801024