A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: tragino, Maria das Graças; Doutora em Ciência da Informação. Bolsista Pesquisadora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal do Piauí. Aluna do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865
Resumo: RESUMO O texto discute peça publicitária da revista informativa Veja, edi-ção nº 1.790, de 19 de fevereiro de 2003. Trata-se de análise de produção discursiva, que prevê a inter-relação entre enunciadores midiáticos (no caso, a Veja) e seus leitores/enunciatários, o que com-porta elementos de ordem subjetiva. Discutem-se a construção gráfi-ca e a intervenção dos elementos luz e cor presentes na peça publi-citária. Os resultados centrais evidenciam o engrandecimento do ele-mento citadino (moderno) em contraposição ao rural (antigo) e/ou do elemento tecnologia (moderno) em contraposição à natureza (anti-go), o que revela certa rejeição das coisas da zona rural e da terra. PALAVRAS-CHAVE: Publicidade e propaganda, Publicidade e pro-paganda - análise, Publicidade e propaganda - luz e cor ABSTRACTThe text discusses a publicity piece from the informative maga-zine Veja, edition #1,790 from February 19, 2003. It deals with the analysis of the dissertation production, which foresees the interrelationship between media advertisers (in the case of Veja) and its readers/enunciatarios and which contains elements of subjective order. The graphic construction and the intervention of the light and color elements present in the publicity piece are discussed. The main results show clearly the exaltation of the urban element (modern) in contrast to the rural (old) and/or the technological element (modern)in contrast to nature (old), which reveals a certain rejection of things from the rural area and of the land.Key-words: Publicity and Advertising, Publicity and Advertising Analysis, Publicity and Advertising - light and color
id FSA-3_32b647257c98c2e62114e432af090f59
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/865
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An AdvertisingRESUMO O texto discute peça publicitária da revista informativa Veja, edi-ção nº 1.790, de 19 de fevereiro de 2003. Trata-se de análise de produção discursiva, que prevê a inter-relação entre enunciadores midiáticos (no caso, a Veja) e seus leitores/enunciatários, o que com-porta elementos de ordem subjetiva. Discutem-se a construção gráfi-ca e a intervenção dos elementos luz e cor presentes na peça publi-citária. Os resultados centrais evidenciam o engrandecimento do ele-mento citadino (moderno) em contraposição ao rural (antigo) e/ou do elemento tecnologia (moderno) em contraposição à natureza (anti-go), o que revela certa rejeição das coisas da zona rural e da terra. PALAVRAS-CHAVE: Publicidade e propaganda, Publicidade e pro-paganda - análise, Publicidade e propaganda - luz e cor ABSTRACTThe text discusses a publicity piece from the informative maga-zine Veja, edition #1,790 from February 19, 2003. It deals with the analysis of the dissertation production, which foresees the interrelationship between media advertisers (in the case of Veja) and its readers/enunciatarios and which contains elements of subjective order. The graphic construction and the intervention of the light and color elements present in the publicity piece are discussed. The main results show clearly the exaltation of the urban element (modern) in contrast to the rural (old) and/or the technological element (modern)in contrast to nature (old), which reveals a certain rejection of things from the rural area and of the land.Key-words: Publicity and Advertising, Publicity and Advertising Analysis, Publicity and Advertising - light and colorRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)tragino, Maria das Graças; Doutora em Ciência da Informação. Bolsista Pesquisadora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal do Piauí. Aluna do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.2015-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 45-52Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 45-522317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865/472Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T21:33:56Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/865Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-06T21:33:56Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
title A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
spellingShingle A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
tragino, Maria das Graças; Doutora em Ciência da Informação. Bolsista Pesquisadora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal do Piauí. Aluna do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.
title_short A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
title_full A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
title_fullStr A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
title_full_unstemmed A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
title_sort A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
author tragino, Maria das Graças; Doutora em Ciência da Informação. Bolsista Pesquisadora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal do Piauí. Aluna do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.
author_facet tragino, Maria das Graças; Doutora em Ciência da Informação. Bolsista Pesquisadora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal do Piauí. Aluna do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv tragino, Maria das Graças; Doutora em Ciência da Informação. Bolsista Pesquisadora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal do Piauí. Aluna do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.
dc.subject.none.fl_str_mv
description RESUMO O texto discute peça publicitária da revista informativa Veja, edi-ção nº 1.790, de 19 de fevereiro de 2003. Trata-se de análise de produção discursiva, que prevê a inter-relação entre enunciadores midiáticos (no caso, a Veja) e seus leitores/enunciatários, o que com-porta elementos de ordem subjetiva. Discutem-se a construção gráfi-ca e a intervenção dos elementos luz e cor presentes na peça publi-citária. Os resultados centrais evidenciam o engrandecimento do ele-mento citadino (moderno) em contraposição ao rural (antigo) e/ou do elemento tecnologia (moderno) em contraposição à natureza (anti-go), o que revela certa rejeição das coisas da zona rural e da terra. PALAVRAS-CHAVE: Publicidade e propaganda, Publicidade e pro-paganda - análise, Publicidade e propaganda - luz e cor ABSTRACTThe text discusses a publicity piece from the informative maga-zine Veja, edition #1,790 from February 19, 2003. It deals with the analysis of the dissertation production, which foresees the interrelationship between media advertisers (in the case of Veja) and its readers/enunciatarios and which contains elements of subjective order. The graphic construction and the intervention of the light and color elements present in the publicity piece are discussed. The main results show clearly the exaltation of the urban element (modern) in contrast to the rural (old) and/or the technological element (modern)in contrast to nature (old), which reveals a certain rejection of things from the rural area and of the land.Key-words: Publicity and Advertising, Publicity and Advertising Analysis, Publicity and Advertising - light and color
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865/472
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 45-52
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 45-52
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944910769913856