A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An Advertising
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865 |
Resumo: | RESUMO O texto discute peça publicitária da revista informativa Veja, edi-ção nº 1.790, de 19 de fevereiro de 2003. Trata-se de análise de produção discursiva, que prevê a inter-relação entre enunciadores midiáticos (no caso, a Veja) e seus leitores/enunciatários, o que com-porta elementos de ordem subjetiva. Discutem-se a construção gráfi-ca e a intervenção dos elementos luz e cor presentes na peça publi-citária. Os resultados centrais evidenciam o engrandecimento do ele-mento citadino (moderno) em contraposição ao rural (antigo) e/ou do elemento tecnologia (moderno) em contraposição à natureza (anti-go), o que revela certa rejeição das coisas da zona rural e da terra. PALAVRAS-CHAVE: Publicidade e propaganda, Publicidade e pro-paganda - análise, Publicidade e propaganda - luz e cor ABSTRACTThe text discusses a publicity piece from the informative maga-zine Veja, edition #1,790 from February 19, 2003. It deals with the analysis of the dissertation production, which foresees the interrelationship between media advertisers (in the case of Veja) and its readers/enunciatarios and which contains elements of subjective order. The graphic construction and the intervention of the light and color elements present in the publicity piece are discussed. The main results show clearly the exaltation of the urban element (modern) in contrast to the rural (old) and/or the technological element (modern)in contrast to nature (old), which reveals a certain rejection of things from the rural area and of the land.Key-words: Publicity and Advertising, Publicity and Advertising Analysis, Publicity and Advertising - light and color |
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A Leitura Através De Uma Publicidade / Reading Through An AdvertisingRESUMO O texto discute peça publicitária da revista informativa Veja, edi-ção nº 1.790, de 19 de fevereiro de 2003. Trata-se de análise de produção discursiva, que prevê a inter-relação entre enunciadores midiáticos (no caso, a Veja) e seus leitores/enunciatários, o que com-porta elementos de ordem subjetiva. Discutem-se a construção gráfi-ca e a intervenção dos elementos luz e cor presentes na peça publi-citária. Os resultados centrais evidenciam o engrandecimento do ele-mento citadino (moderno) em contraposição ao rural (antigo) e/ou do elemento tecnologia (moderno) em contraposição à natureza (anti-go), o que revela certa rejeição das coisas da zona rural e da terra. PALAVRAS-CHAVE: Publicidade e propaganda, Publicidade e pro-paganda - análise, Publicidade e propaganda - luz e cor ABSTRACTThe text discusses a publicity piece from the informative maga-zine Veja, edition #1,790 from February 19, 2003. It deals with the analysis of the dissertation production, which foresees the interrelationship between media advertisers (in the case of Veja) and its readers/enunciatarios and which contains elements of subjective order. The graphic construction and the intervention of the light and color elements present in the publicity piece are discussed. The main results show clearly the exaltation of the urban element (modern) in contrast to the rural (old) and/or the technological element (modern)in contrast to nature (old), which reveals a certain rejection of things from the rural area and of the land.Key-words: Publicity and Advertising, Publicity and Advertising Analysis, Publicity and Advertising - light and colorRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)tragino, Maria das Graças; Doutora em Ciência da Informação. Bolsista Pesquisadora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora da Universidade Federal do Piauí. Aluna do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.2015-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 45-52Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 45-522317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/865/472Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T21:33:56Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/865Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-06T21:33:56Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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RESUMO O texto discute peça publicitária da revista informativa Veja, edi-ção nº 1.790, de 19 de fevereiro de 2003. Trata-se de análise de produção discursiva, que prevê a inter-relação entre enunciadores midiáticos (no caso, a Veja) e seus leitores/enunciatários, o que com-porta elementos de ordem subjetiva. Discutem-se a construção gráfi-ca e a intervenção dos elementos luz e cor presentes na peça publi-citária. Os resultados centrais evidenciam o engrandecimento do ele-mento citadino (moderno) em contraposição ao rural (antigo) e/ou do elemento tecnologia (moderno) em contraposição à natureza (anti-go), o que revela certa rejeição das coisas da zona rural e da terra. PALAVRAS-CHAVE: Publicidade e propaganda, Publicidade e pro-paganda - análise, Publicidade e propaganda - luz e cor ABSTRACTThe text discusses a publicity piece from the informative maga-zine Veja, edition #1,790 from February 19, 2003. It deals with the analysis of the dissertation production, which foresees the interrelationship between media advertisers (in the case of Veja) and its readers/enunciatarios and which contains elements of subjective order. The graphic construction and the intervention of the light and color elements present in the publicity piece are discussed. The main results show clearly the exaltation of the urban element (modern) in contrast to the rural (old) and/or the technological element (modern)in contrast to nature (old), which reveals a certain rejection of things from the rural area and of the land.Key-words: Publicity and Advertising, Publicity and Advertising Analysis, Publicity and Advertising - light and color |
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