As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Luís Rodolfo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Girlane Cardoso; Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365
Resumo: Este artigo analisa, na perspectiva da Teoria Sócio-histórico-cultural, a vivência didática de um professor de línguas maternas e adicional. Inicialmente, realiza-se uma revisão histórica dos principais artefatos da Teoria que vêm embasando os estudos sobre aprendizagem de língua adicional, recorrendo aos estudos de Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani e Sabouri (2017) e Busetti (2020). A partir de uma entrevista semiestruturada de um docente com 19 anos de experiência no ensino de línguas, esse estudo verifica quais crenças, identidades e elementos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) estão presentes no percurso docente desse professor. Os resultados fornecem evidências empíricas que reforçam os registros da literatura especializada quanto às crenças relacionadas ao papel da escola de idiomas, à percepção do uso de língua adicional no cotidiano, e também quanto à indissociabilidade entre emoções e crenças. Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Crenças no Ensino de Línguas. Ensino de Língua Adicional. ABSTRACT This article analyzes, from the perspective of Cultural Socio-historic Theory, the didactic experience of a native and additional language teacher. Initially, it is performed a historical review of the main artifacts of the Theory that has been supporting the studies on additional language learning, resorting to the studies of Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani, and Sabouri (2017) and Busetti (2020). Based on a semi-structured interview of a teacher with 19 years of experience in language teaching, the study ascertains what beliefs, identities, and elements of the Zone of Proximal Development (ZDP) are present in this teacher's teaching journey. The results provide empirical evidence that reinforces the specialized literature on beliefs related to the role of language schools, the perception of the use of additional language in everyday life, and also the inextricability between emotions and beliefs. Keywords: Cultural Socio-Historic Theory. Beliefs in Language Teaching. Teaching and Additional Language.   
id FSA-3_4988c555effaa934d7b50dcf52a36c68
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2365
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-HistoricLetrasEste artigo analisa, na perspectiva da Teoria Sócio-histórico-cultural, a vivência didática de um professor de línguas maternas e adicional. Inicialmente, realiza-se uma revisão histórica dos principais artefatos da Teoria que vêm embasando os estudos sobre aprendizagem de língua adicional, recorrendo aos estudos de Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani e Sabouri (2017) e Busetti (2020). A partir de uma entrevista semiestruturada de um docente com 19 anos de experiência no ensino de línguas, esse estudo verifica quais crenças, identidades e elementos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) estão presentes no percurso docente desse professor. Os resultados fornecem evidências empíricas que reforçam os registros da literatura especializada quanto às crenças relacionadas ao papel da escola de idiomas, à percepção do uso de língua adicional no cotidiano, e também quanto à indissociabilidade entre emoções e crenças. Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Crenças no Ensino de Línguas. Ensino de Língua Adicional. ABSTRACT This article analyzes, from the perspective of Cultural Socio-historic Theory, the didactic experience of a native and additional language teacher. Initially, it is performed a historical review of the main artifacts of the Theory that has been supporting the studies on additional language learning, resorting to the studies of Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani, and Sabouri (2017) and Busetti (2020). Based on a semi-structured interview of a teacher with 19 years of experience in language teaching, the study ascertains what beliefs, identities, and elements of the Zone of Proximal Development (ZDP) are present in this teacher's teaching journey. The results provide empirical evidence that reinforces the specialized literature on beliefs related to the role of language schools, the perception of the use of additional language in everyday life, and also the inextricability between emotions and beliefs. Keywords: Cultural Socio-Historic Theory. Beliefs in Language Teaching. Teaching and Additional Language.   Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)(Rodolfo Cabral, Pontifícia Universidade Católica de São PauloDepartamento Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). (Girlane Cardoso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Departamento de Linguística Aplicada)Cabral, Luís Rodolfoda Silva, Girlane Cardoso; Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/236510.12819/2021.18.9.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 99-114Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 99-1142317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365/491492956http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365/491492957http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365/491492958http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2365/1727Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T16:13:43Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2365Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-01T16:13:43Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
title As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
spellingShingle As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
Cabral, Luís Rodolfo
Letras
title_short As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
title_full As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
title_fullStr As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
title_full_unstemmed As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
title_sort As Concepções Didáticas e as Memórias de um Professor de Línguas: Uma Análise Sócio-Histórico-Cultural / The Didactics Conceptions and the Memories of a Language teacher: An Analysis Cultural Socio-Historic
author Cabral, Luís Rodolfo
author_facet Cabral, Luís Rodolfo
da Silva, Girlane Cardoso; Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS
author_role author
author2 da Silva, Girlane Cardoso; Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv (Rodolfo Cabral, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Departamento Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). (Girlane Cardoso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Departamento de Linguística Aplicada)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Luís Rodolfo
da Silva, Girlane Cardoso; Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
topic Letras
description Este artigo analisa, na perspectiva da Teoria Sócio-histórico-cultural, a vivência didática de um professor de línguas maternas e adicional. Inicialmente, realiza-se uma revisão histórica dos principais artefatos da Teoria que vêm embasando os estudos sobre aprendizagem de língua adicional, recorrendo aos estudos de Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani e Sabouri (2017) e Busetti (2020). A partir de uma entrevista semiestruturada de um docente com 19 anos de experiência no ensino de línguas, esse estudo verifica quais crenças, identidades e elementos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) estão presentes no percurso docente desse professor. Os resultados fornecem evidências empíricas que reforçam os registros da literatura especializada quanto às crenças relacionadas ao papel da escola de idiomas, à percepção do uso de língua adicional no cotidiano, e também quanto à indissociabilidade entre emoções e crenças. Palavras-chave: Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Crenças no Ensino de Línguas. Ensino de Língua Adicional. ABSTRACT This article analyzes, from the perspective of Cultural Socio-historic Theory, the didactic experience of a native and additional language teacher. Initially, it is performed a historical review of the main artifacts of the Theory that has been supporting the studies on additional language learning, resorting to the studies of Barcelos (2006), Vieira-Abrahão (2004), Silva (2014), Gilakjani, and Sabouri (2017) and Busetti (2020). Based on a semi-structured interview of a teacher with 19 years of experience in language teaching, the study ascertains what beliefs, identities, and elements of the Zone of Proximal Development (ZDP) are present in this teacher's teaching journey. The results provide empirical evidence that reinforces the specialized literature on beliefs related to the role of language schools, the perception of the use of additional language in everyday life, and also the inextricability between emotions and beliefs. Keywords: Cultural Socio-Historic Theory. Beliefs in Language Teaching. Teaching and Additional Language.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365
10.12819/2021.18.9.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.9.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365/491492956
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365/491492957
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2365/491492958
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2365/1727
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 99-114
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, set. 2021; 99-114
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909419347968