FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457 |
Resumo: | O objetivo deste texto é discutir, em linhas gerais, algumas facetas das relações entre formação de professores, trabalho e saberes docentes e suas repercussões nas instituições escolares brasileiras. Mais especificamente, este texto analisa a condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente no Brasil e suas repercussões naquilo que acontece efetivamente nas salas de aula em nosso País. ___The goal of this paper is to discuss some facets of the relationships between teacher education and teachers’ work and knowledge and their repercussions upon the Brazilian schools. More specifically, this paper analyzes the teachers’ work conditions and their identities and the implications upon what really happens in the classrooms in Brazil. |
id |
UFMG-23_a962ade57cefe15eb1e18c6ddfe71a87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9457 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledgeFormação de professoresSaberesTrabalho docente | Teacher educationTeachers’ work and knowledge370.05O objetivo deste texto é discutir, em linhas gerais, algumas facetas das relações entre formação de professores, trabalho e saberes docentes e suas repercussões nas instituições escolares brasileiras. Mais especificamente, este texto analisa a condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente no Brasil e suas repercussões naquilo que acontece efetivamente nas salas de aula em nosso País. ___The goal of this paper is to discuss some facets of the relationships between teacher education and teachers’ work and knowledge and their repercussions upon the Brazilian schools. More specifically, this paper analyzes the teachers’ work conditions and their identities and the implications upon what really happens in the classrooms in Brazil.Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 3 (2015); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2015); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 24 No 3 (2015); 143-152Trabalho & Educação; v. 24 n. 3 (2015); 143-1522238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457/6750Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz-Pereira, Júlio Emílio2019-02-01T19:52:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9457Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:36Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge Diniz-Pereira, Júlio Emílio Formação de professores Saberes Trabalho docente | Teacher education Teachers’ work and knowledge 370.05 |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge |
author |
Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
author_facet |
Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz-Pereira, Júlio Emílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Saberes Trabalho docente | Teacher education Teachers’ work and knowledge 370.05 |
topic |
Formação de professores Saberes Trabalho docente | Teacher education Teachers’ work and knowledge 370.05 |
description |
O objetivo deste texto é discutir, em linhas gerais, algumas facetas das relações entre formação de professores, trabalho e saberes docentes e suas repercussões nas instituições escolares brasileiras. Mais especificamente, este texto analisa a condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente no Brasil e suas repercussões naquilo que acontece efetivamente nas salas de aula em nosso País. ___The goal of this paper is to discuss some facets of the relationships between teacher education and teachers’ work and knowledge and their repercussions upon the Brazilian schools. More specifically, this paper analyzes the teachers’ work conditions and their identities and the implications upon what really happens in the classrooms in Brazil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457/6750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 3 (2015); 143-152 Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2015); 143-152 Trabalho & Educação; Vol. 24 No 3 (2015); 143-152 Trabalho & Educação; v. 24 n. 3 (2015); 143-152 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513541521408 |