Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603 |
Resumo: | A inserção de teorias comportamentais em cursos da área de negócios torna-se pauta para melhorias conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a partir da aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa os aspectos predominantes externados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas federais da região sul do Brasil. A proposta foi uma situação/problema, interpretada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti8. Com o retorno de 28 acadêmicos, há algumas lacunas a serem preenchidas, como, por exemplo, baixo esforço em externar suas impressões primeiras, respostas curtas sem o incremento de proposições analíticas e a predominância por argumentos baseados em senso comum. Palavras-chave: Teoria de Aprendizagem Transformativa. Estudantes universitários. Área de negócios. Contabilidade. ABSTRACT The insertion of behavioral theories in courses in the business area becomes the basis for conceptual, procedural and attitudinal improvements for students. Thus, the aim of the study was to analyze, from the application of the Transformative Learning Theory, the predominant aspects expressed by accounting students from public federal universities in southern Brazil. The proposal was a situation/problem, interpreted through content analysis with the help of the Atlas.ti8 software. With the return of 28 academics, there are some gaps to be filled, such as low effort to express their first impressions, short answers without the increase of analytical propositions and the predominance of arguments based on common sense. Keywords: Theory of Transformative Learning. University Students. Business Area. Accounting. |
id |
FSA-3_82c1baedd6c3b85ac6751319b42877ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2603 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business StudentsContabilidadeA inserção de teorias comportamentais em cursos da área de negócios torna-se pauta para melhorias conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a partir da aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa os aspectos predominantes externados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas federais da região sul do Brasil. A proposta foi uma situação/problema, interpretada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti8. Com o retorno de 28 acadêmicos, há algumas lacunas a serem preenchidas, como, por exemplo, baixo esforço em externar suas impressões primeiras, respostas curtas sem o incremento de proposições analíticas e a predominância por argumentos baseados em senso comum. Palavras-chave: Teoria de Aprendizagem Transformativa. Estudantes universitários. Área de negócios. Contabilidade. ABSTRACT The insertion of behavioral theories in courses in the business area becomes the basis for conceptual, procedural and attitudinal improvements for students. Thus, the aim of the study was to analyze, from the application of the Transformative Learning Theory, the predominant aspects expressed by accounting students from public federal universities in southern Brazil. The proposal was a situation/problem, interpreted through content analysis with the help of the Atlas.ti8 software. With the return of 28 academics, there are some gaps to be filled, such as low effort to express their first impressions, short answers without the increase of analytical propositions and the predominance of arguments based on common sense. Keywords: Theory of Transformative Learning. University Students. Business Area. Accounting. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESFernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São PauloMartins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURGQuintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/260310.12819/2022.19.11.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-155Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-1552317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493566http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493567http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493568http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2015http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2016Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2603Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students |
title |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students |
spellingShingle |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo Contabilidade |
title_short |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students |
title_full |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students |
title_fullStr |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students |
title_full_unstemmed |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students |
title_sort |
Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students |
author |
Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo |
author_facet |
Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo Martins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURG Quintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURG Quintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo Martins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURG Quintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade |
topic |
Contabilidade |
description |
A inserção de teorias comportamentais em cursos da área de negócios torna-se pauta para melhorias conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a partir da aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa os aspectos predominantes externados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas federais da região sul do Brasil. A proposta foi uma situação/problema, interpretada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti8. Com o retorno de 28 acadêmicos, há algumas lacunas a serem preenchidas, como, por exemplo, baixo esforço em externar suas impressões primeiras, respostas curtas sem o incremento de proposições analíticas e a predominância por argumentos baseados em senso comum. Palavras-chave: Teoria de Aprendizagem Transformativa. Estudantes universitários. Área de negócios. Contabilidade. ABSTRACT The insertion of behavioral theories in courses in the business area becomes the basis for conceptual, procedural and attitudinal improvements for students. Thus, the aim of the study was to analyze, from the application of the Transformative Learning Theory, the predominant aspects expressed by accounting students from public federal universities in southern Brazil. The proposal was a situation/problem, interpreted through content analysis with the help of the Atlas.ti8 software. With the return of 28 academics, there are some gaps to be filled, such as low effort to express their first impressions, short answers without the increase of analytical propositions and the predominance of arguments based on common sense. Keywords: Theory of Transformative Learning. University Students. Business Area. Accounting. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603 10.12819/2022.19.11.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.11.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493566 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493567 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493568 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2015 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-155 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-155 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905363456000 |