Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Quintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603
Resumo: A inserção de teorias comportamentais em cursos da área de negócios torna-se pauta para melhorias conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a partir da aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa os aspectos predominantes externados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas federais da região sul do Brasil. A proposta foi uma situação/problema, interpretada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti8. Com o retorno de 28 acadêmicos, há algumas lacunas a serem preenchidas, como, por exemplo, baixo esforço em externar suas impressões primeiras, respostas curtas sem o incremento de proposições analíticas e a predominância por argumentos baseados em senso comum. Palavras-chave: Teoria de Aprendizagem Transformativa. Estudantes universitários. Área de negócios. Contabilidade. ABSTRACT  The insertion of behavioral theories in courses in the business area becomes the basis for conceptual, procedural and attitudinal improvements for students. Thus, the aim of the study was to analyze, from the application of the Transformative Learning Theory, the predominant aspects expressed by accounting students from public federal universities in southern Brazil. The proposal was a situation/problem, interpreted through content analysis with the help of the Atlas.ti8 software. With the return of 28 academics, there are some gaps to be filled, such as low effort to express their first impressions, short answers without the increase of analytical propositions and the predominance of arguments based on common sense. Keywords: Theory of Transformative Learning. University Students. Business Area. Accounting.   
id FSA-3_82c1baedd6c3b85ac6751319b42877ab
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2603
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business StudentsContabilidadeA inserção de teorias comportamentais em cursos da área de negócios torna-se pauta para melhorias conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a partir da aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa os aspectos predominantes externados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas federais da região sul do Brasil. A proposta foi uma situação/problema, interpretada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti8. Com o retorno de 28 acadêmicos, há algumas lacunas a serem preenchidas, como, por exemplo, baixo esforço em externar suas impressões primeiras, respostas curtas sem o incremento de proposições analíticas e a predominância por argumentos baseados em senso comum. Palavras-chave: Teoria de Aprendizagem Transformativa. Estudantes universitários. Área de negócios. Contabilidade. ABSTRACT  The insertion of behavioral theories in courses in the business area becomes the basis for conceptual, procedural and attitudinal improvements for students. Thus, the aim of the study was to analyze, from the application of the Transformative Learning Theory, the predominant aspects expressed by accounting students from public federal universities in southern Brazil. The proposal was a situation/problem, interpreted through content analysis with the help of the Atlas.ti8 software. With the return of 28 academics, there are some gaps to be filled, such as low effort to express their first impressions, short answers without the increase of analytical propositions and the predominance of arguments based on common sense. Keywords: Theory of Transformative Learning. University Students. Business Area. Accounting.   Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESFernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São PauloMartins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURGQuintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG2022-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/260310.12819/2022.19.11.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-155Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-1552317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493566http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493567http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493568http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2015http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2016Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T18:02:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2603Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-12-22T18:02:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
title Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
spellingShingle Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo
Contabilidade
title_short Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
title_full Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
title_fullStr Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
title_full_unstemmed Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
title_sort Aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa em Estudantes da Área de Negócios / Application of Transformative Learning Theory to Business Students
author Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo
author_facet Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo
Martins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Quintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
author_role author
author2 Martins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Quintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carla Milena Gonçalves; Universidade de São Paulo
Martins, Alex Sandro Rodrigues; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Quintana, Alexandre Costa; Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
description A inserção de teorias comportamentais em cursos da área de negócios torna-se pauta para melhorias conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. Assim, o objetivo do estudo foi analisar a partir da aplicação da Teoria de Aprendizagem Transformativa os aspectos predominantes externados por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de universidades públicas federais da região sul do Brasil. A proposta foi uma situação/problema, interpretada por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti8. Com o retorno de 28 acadêmicos, há algumas lacunas a serem preenchidas, como, por exemplo, baixo esforço em externar suas impressões primeiras, respostas curtas sem o incremento de proposições analíticas e a predominância por argumentos baseados em senso comum. Palavras-chave: Teoria de Aprendizagem Transformativa. Estudantes universitários. Área de negócios. Contabilidade. ABSTRACT  The insertion of behavioral theories in courses in the business area becomes the basis for conceptual, procedural and attitudinal improvements for students. Thus, the aim of the study was to analyze, from the application of the Transformative Learning Theory, the predominant aspects expressed by accounting students from public federal universities in southern Brazil. The proposal was a situation/problem, interpreted through content analysis with the help of the Atlas.ti8 software. With the return of 28 academics, there are some gaps to be filled, such as low effort to express their first impressions, short answers without the increase of analytical propositions and the predominance of arguments based on common sense. Keywords: Theory of Transformative Learning. University Students. Business Area. Accounting.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603
10.12819/2022.19.11.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.11.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493566
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493567
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2603/491493568
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2015
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2603/2016
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-155
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, nov. 2022; 132-155
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905363456000