A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões produzidas em pesquisa de mestrado com professores de História em início de carreira que atuam na EJA, tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e como percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevista com quatro professores de História, com 01 a, no máximo, 05 anos de experiência docente que atuavam na modalidade presencial da Rede Estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino logo o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Assim, não possuíam formação específica para atuar na EJA e os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e seus educandos se deram de maneiras distintas. Alguns, através da própria experiência, marcada por erros e acertos, buscaram construir práticas que se adequassem ao público distinto daquele do ensino regular; outros, porém, não conseguiram perceber as especificidades dessa modalidade de ensino transpondo práticas e materiais do ensino regular. Acreditamos que o trabalho traz contribuições para o campo na medida em que partindo de como tais profissionais atuam e compreendem sua ação, como busca mostrar essa pesquisa, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente. |
id |
FSA-3_971001dd8377f8c52ff55247157f6f03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/46 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In EjaEducaçãoEJA; professores iniciantes; prática pedagógica.Este artigo apresenta reflexões produzidas em pesquisa de mestrado com professores de História em início de carreira que atuam na EJA, tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e como percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevista com quatro professores de História, com 01 a, no máximo, 05 anos de experiência docente que atuavam na modalidade presencial da Rede Estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino logo o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Assim, não possuíam formação específica para atuar na EJA e os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e seus educandos se deram de maneiras distintas. Alguns, através da própria experiência, marcada por erros e acertos, buscaram construir práticas que se adequassem ao público distinto daquele do ensino regular; outros, porém, não conseguiram perceber as especificidades dessa modalidade de ensino transpondo práticas e materiais do ensino regular. Acreditamos que o trabalho traz contribuições para o campo na medida em que partindo de como tais profissionais atuam e compreendem sua ação, como busca mostrar essa pesquisa, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas GeraisEiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais2012-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-143Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-1432317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46/51Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T14:39:14Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/46Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T14:39:14Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja |
title |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja |
spellingShingle |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais Educação EJA; professores iniciantes; prática pedagógica. |
title_short |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja |
title_full |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja |
title_fullStr |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja |
title_full_unstemmed |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja |
title_sort |
A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja |
author |
Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais |
author_facet |
Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais Eiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais |
author_role |
author |
author2 |
Eiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais Eiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação EJA; professores iniciantes; prática pedagógica. |
topic |
Educação EJA; professores iniciantes; prática pedagógica. |
description |
Este artigo apresenta reflexões produzidas em pesquisa de mestrado com professores de História em início de carreira que atuam na EJA, tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e como percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevista com quatro professores de História, com 01 a, no máximo, 05 anos de experiência docente que atuavam na modalidade presencial da Rede Estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino logo o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Assim, não possuíam formação específica para atuar na EJA e os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e seus educandos se deram de maneiras distintas. Alguns, através da própria experiência, marcada por erros e acertos, buscaram construir práticas que se adequassem ao público distinto daquele do ensino regular; outros, porém, não conseguiram perceber as especificidades dessa modalidade de ensino transpondo práticas e materiais do ensino regular. Acreditamos que o trabalho traz contribuições para o campo na medida em que partindo de como tais profissionais atuam e compreendem sua ação, como busca mostrar essa pesquisa, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-143 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-143 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907204755456 |