A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Eiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46
Resumo: Este artigo apresenta reflexões produzidas em pesquisa de mestrado com professores de História em início de carreira que atuam na EJA, tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e como percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevista com quatro professores de História, com 01 a, no máximo, 05 anos de experiência docente que atuavam na modalidade presencial da Rede Estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino logo o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Assim, não possuíam formação específica para atuar na EJA e os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e seus educandos se deram de maneiras distintas. Alguns, através da própria experiência, marcada por erros e acertos, buscaram construir práticas que se adequassem ao público distinto daquele do ensino regular; outros, porém, não conseguiram perceber as especificidades dessa modalidade de ensino transpondo práticas e materiais do ensino regular. Acreditamos que o trabalho traz contribuições para o campo na medida em que partindo de como tais profissionais atuam e compreendem sua ação, como busca mostrar essa pesquisa, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.
id FSA-3_971001dd8377f8c52ff55247157f6f03
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/46
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In EjaEducaçãoEJA; professores iniciantes; prática pedagógica.Este artigo apresenta reflexões produzidas em pesquisa de mestrado com professores de História em início de carreira que atuam na EJA, tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e como percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevista com quatro professores de História, com 01 a, no máximo, 05 anos de experiência docente que atuavam na modalidade presencial da Rede Estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino logo o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Assim, não possuíam formação específica para atuar na EJA e os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e seus educandos se deram de maneiras distintas. Alguns, através da própria experiência, marcada por erros e acertos, buscaram construir práticas que se adequassem ao público distinto daquele do ensino regular; outros, porém, não conseguiram perceber as especificidades dessa modalidade de ensino transpondo práticas e materiais do ensino regular. Acreditamos que o trabalho traz contribuições para o campo na medida em que partindo de como tais profissionais atuam e compreendem sua ação, como busca mostrar essa pesquisa, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas GeraisEiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais2012-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-143Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-1432317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46/51Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T14:39:14Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/46Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-14T14:39:14Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
title A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
spellingShingle A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais
Educação
EJA; professores iniciantes; prática pedagógica.
title_short A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
title_full A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
title_fullStr A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
title_full_unstemmed A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
title_sort A Construção Da Prática Pedagógica: Um Estudo Com Professores Iniciantes De História Quanto À Formação E Inserção Na Eja / The Construction Teaching Practice: A Study With Beginners Story Teachers in the formation and insertion In Eja
author Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais
author_facet Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais
Eiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais
author_role author
author2 Eiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Érica Paula; Universidade Federal de Minas Gerais
Eiterer, Carmen Lúcia; Universidade Federal de Minas Gerais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
EJA; professores iniciantes; prática pedagógica.
topic Educação
EJA; professores iniciantes; prática pedagógica.
description Este artigo apresenta reflexões produzidas em pesquisa de mestrado com professores de História em início de carreira que atuam na EJA, tendo como objetivo central compreender como eles constroem suas práticas pedagógicas e como percebem seus educandos e as especificidades dessa modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu a observação em sala de aula e entrevista com quatro professores de História, com 01 a, no máximo, 05 anos de experiência docente que atuavam na modalidade presencial da Rede Estadual de Minas Gerais do município de Belo Horizonte. Quanto aos resultados obtidos, verificamos que os docentes não receberam, durante a formação inicial, informações a respeito dessa modalidade de ensino logo o primeiro contato com esse público deu-se no próprio espaço escolar. Partindo de suas experiências anteriores, do diálogo com docentes e/ou funcionários da escola onde trabalhavam construíram práticas que julgavam ser mais adequadas para seus alunos. Assim, não possuíam formação específica para atuar na EJA e os caminhos construídos em suas práticas e as percepções sobre essa modalidade e seus educandos se deram de maneiras distintas. Alguns, através da própria experiência, marcada por erros e acertos, buscaram construir práticas que se adequassem ao público distinto daquele do ensino regular; outros, porém, não conseguiram perceber as especificidades dessa modalidade de ensino transpondo práticas e materiais do ensino regular. Acreditamos que o trabalho traz contribuições para o campo na medida em que partindo de como tais profissionais atuam e compreendem sua ação, como busca mostrar essa pesquisa, pode-se procurar atender mais adequadamente às demandas da formação docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-25
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/46/51
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-143
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.9, n.2, ago./dez. 2012; 127-143
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907204755456