Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro, Santos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Coelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ., Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298
Resumo: A preocupação com as questões ambientais e as ações sustentáveis têm crescido na sociedade visando que os recursos não se esgotem para as gerações futuras, mas desenvolver uma cultura forte em prol da sustentabilidade depende de ações relativas à educação dentro da escola, com as famílias e com a comunidade. Deste modo, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de utilização do filme “Rio” como estratégia de educação para a sustentabilidade no ensino de biologia, abordando, principalmente, a captura de aves e o tráfico de animais, assunto polêmico e discutido atualmente, com proposta de facilitar e ampliar o debate. Assim foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais e audiovisuais. Como resultado, é trazida uma proposta de guia do educador para o uso do filme para o estudo da ornitologia como apoio às questões relativas ao ambiente e à sociedade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. ABSTRACT The concern with environmental issues and sustainable actions has grown in society aiming that resources are not exhausted for future generations, but developing a strong culture for sustainability depends on actions related to education within the school, with families and with the community. Thus, the present study aimed to elaborate a proposal for the use of the film “Rio” as an education strategy for sustainability in the teaching of biology, mainly addressing the capture of birds and the trafficking of animals, a controversial subject and currently discussed, with a proposal to facilitate and expand the debate. Thus, bibliographical, documentary and audiovisual surveys were carried out. As a result, a proposal is made for an educator's guide to the use of film for the study of ornithology to support issues related to the environment and society. Keywords: Sustainable Development. Environmental education. Science teaching
id FSA-3_b5f2110433cad1c534902e1a4d213ba7
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2298
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful ToolEducaçãoA preocupação com as questões ambientais e as ações sustentáveis têm crescido na sociedade visando que os recursos não se esgotem para as gerações futuras, mas desenvolver uma cultura forte em prol da sustentabilidade depende de ações relativas à educação dentro da escola, com as famílias e com a comunidade. Deste modo, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de utilização do filme “Rio” como estratégia de educação para a sustentabilidade no ensino de biologia, abordando, principalmente, a captura de aves e o tráfico de animais, assunto polêmico e discutido atualmente, com proposta de facilitar e ampliar o debate. Assim foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais e audiovisuais. Como resultado, é trazida uma proposta de guia do educador para o uso do filme para o estudo da ornitologia como apoio às questões relativas ao ambiente e à sociedade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. ABSTRACT The concern with environmental issues and sustainable actions has grown in society aiming that resources are not exhausted for future generations, but developing a strong culture for sustainability depends on actions related to education within the school, with families and with the community. Thus, the present study aimed to elaborate a proposal for the use of the film “Rio” as an education strategy for sustainability in the teaching of biology, mainly addressing the capture of birds and the trafficking of animals, a controversial subject and currently discussed, with a proposal to facilitate and expand the debate. Thus, bibliographical, documentary and audiovisual surveys were carried out. As a result, a proposal is made for an educator's guide to the use of film for the study of ornithology to support issues related to the environment and society. Keywords: Sustainable Development. Environmental education. Science teachingRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Dias, Caio Pereira; Faculdade UnilagosBarboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de JaneiroSantos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de JaneiroCoelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ)2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/229810.12819/2021.18.5.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-128Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-1282317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492804http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492805http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492806http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1648http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1649Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T20:31:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2298Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-05-26T20:31:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
title Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
spellingShingle Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos
Educação
title_short Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
title_full Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
title_fullStr Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
title_full_unstemmed Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
title_sort Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
author Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos
author_facet Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos
Barboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro
Santos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
Coelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ)
author_role author
author2 Barboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro
Santos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
Coelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ)
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos
Barboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro
Santos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro
Coelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.
Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description A preocupação com as questões ambientais e as ações sustentáveis têm crescido na sociedade visando que os recursos não se esgotem para as gerações futuras, mas desenvolver uma cultura forte em prol da sustentabilidade depende de ações relativas à educação dentro da escola, com as famílias e com a comunidade. Deste modo, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de utilização do filme “Rio” como estratégia de educação para a sustentabilidade no ensino de biologia, abordando, principalmente, a captura de aves e o tráfico de animais, assunto polêmico e discutido atualmente, com proposta de facilitar e ampliar o debate. Assim foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais e audiovisuais. Como resultado, é trazida uma proposta de guia do educador para o uso do filme para o estudo da ornitologia como apoio às questões relativas ao ambiente e à sociedade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. ABSTRACT The concern with environmental issues and sustainable actions has grown in society aiming that resources are not exhausted for future generations, but developing a strong culture for sustainability depends on actions related to education within the school, with families and with the community. Thus, the present study aimed to elaborate a proposal for the use of the film “Rio” as an education strategy for sustainability in the teaching of biology, mainly addressing the capture of birds and the trafficking of animals, a controversial subject and currently discussed, with a proposal to facilitate and expand the debate. Thus, bibliographical, documentary and audiovisual surveys were carried out. As a result, a proposal is made for an educator's guide to the use of film for the study of ornithology to support issues related to the environment and society. Keywords: Sustainable Development. Environmental education. Science teaching
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298
10.12819/2021.18.5.7
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.5.7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492804
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492805
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492806
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1648
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1649
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-128
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-128
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911947464704