Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298 |
Resumo: | A preocupação com as questões ambientais e as ações sustentáveis têm crescido na sociedade visando que os recursos não se esgotem para as gerações futuras, mas desenvolver uma cultura forte em prol da sustentabilidade depende de ações relativas à educação dentro da escola, com as famílias e com a comunidade. Deste modo, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de utilização do filme “Rio” como estratégia de educação para a sustentabilidade no ensino de biologia, abordando, principalmente, a captura de aves e o tráfico de animais, assunto polêmico e discutido atualmente, com proposta de facilitar e ampliar o debate. Assim foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais e audiovisuais. Como resultado, é trazida uma proposta de guia do educador para o uso do filme para o estudo da ornitologia como apoio às questões relativas ao ambiente e à sociedade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. ABSTRACT The concern with environmental issues and sustainable actions has grown in society aiming that resources are not exhausted for future generations, but developing a strong culture for sustainability depends on actions related to education within the school, with families and with the community. Thus, the present study aimed to elaborate a proposal for the use of the film “Rio” as an education strategy for sustainability in the teaching of biology, mainly addressing the capture of birds and the trafficking of animals, a controversial subject and currently discussed, with a proposal to facilitate and expand the debate. Thus, bibliographical, documentary and audiovisual surveys were carried out. As a result, a proposal is made for an educator's guide to the use of film for the study of ornithology to support issues related to the environment and society. Keywords: Sustainable Development. Environmental education. Science teaching |
id |
FSA-3_b5f2110433cad1c534902e1a4d213ba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2298 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful ToolEducaçãoA preocupação com as questões ambientais e as ações sustentáveis têm crescido na sociedade visando que os recursos não se esgotem para as gerações futuras, mas desenvolver uma cultura forte em prol da sustentabilidade depende de ações relativas à educação dentro da escola, com as famílias e com a comunidade. Deste modo, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de utilização do filme “Rio” como estratégia de educação para a sustentabilidade no ensino de biologia, abordando, principalmente, a captura de aves e o tráfico de animais, assunto polêmico e discutido atualmente, com proposta de facilitar e ampliar o debate. Assim foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais e audiovisuais. Como resultado, é trazida uma proposta de guia do educador para o uso do filme para o estudo da ornitologia como apoio às questões relativas ao ambiente e à sociedade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. ABSTRACT The concern with environmental issues and sustainable actions has grown in society aiming that resources are not exhausted for future generations, but developing a strong culture for sustainability depends on actions related to education within the school, with families and with the community. Thus, the present study aimed to elaborate a proposal for the use of the film “Rio” as an education strategy for sustainability in the teaching of biology, mainly addressing the capture of birds and the trafficking of animals, a controversial subject and currently discussed, with a proposal to facilitate and expand the debate. Thus, bibliographical, documentary and audiovisual surveys were carried out. As a result, a proposal is made for an educator's guide to the use of film for the study of ornithology to support issues related to the environment and society. Keywords: Sustainable Development. Environmental education. Science teachingRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Dias, Caio Pereira; Faculdade UnilagosBarboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de JaneiroSantos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de JaneiroCoelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ.Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ)2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/229810.12819/2021.18.5.7Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-128Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-1282317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492804http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492805http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492806http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1648http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1649Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T20:31:15Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2298Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-05-26T20:31:15Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool |
title |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool |
spellingShingle |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos Educação |
title_short |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool |
title_full |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool |
title_fullStr |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool |
title_full_unstemmed |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool |
title_sort |
Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool |
author |
Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos |
author_facet |
Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos Barboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro Santos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro Coelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ) |
author_role |
author |
author2 |
Barboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro Santos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro Coelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ) |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Caio Pereira; Faculdade Unilagos Barboza, Douglas Vieira; Universidade Federal Fluminense, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Niterói, Rio de Janeiro Santos, André Luiz Batouli; Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro Coelho Júnior, João Batista Lopes; Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Siviero, Fernanda Neves; Museu Nacional (MN/UFRJ) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
A preocupação com as questões ambientais e as ações sustentáveis têm crescido na sociedade visando que os recursos não se esgotem para as gerações futuras, mas desenvolver uma cultura forte em prol da sustentabilidade depende de ações relativas à educação dentro da escola, com as famílias e com a comunidade. Deste modo, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de utilização do filme “Rio” como estratégia de educação para a sustentabilidade no ensino de biologia, abordando, principalmente, a captura de aves e o tráfico de animais, assunto polêmico e discutido atualmente, com proposta de facilitar e ampliar o debate. Assim foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais e audiovisuais. Como resultado, é trazida uma proposta de guia do educador para o uso do filme para o estudo da ornitologia como apoio às questões relativas ao ambiente e à sociedade. Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. ABSTRACT The concern with environmental issues and sustainable actions has grown in society aiming that resources are not exhausted for future generations, but developing a strong culture for sustainability depends on actions related to education within the school, with families and with the community. Thus, the present study aimed to elaborate a proposal for the use of the film “Rio” as an education strategy for sustainability in the teaching of biology, mainly addressing the capture of birds and the trafficking of animals, a controversial subject and currently discussed, with a proposal to facilitate and expand the debate. Thus, bibliographical, documentary and audiovisual surveys were carried out. As a result, a proposal is made for an educator's guide to the use of film for the study of ornithology to support issues related to the environment and society. Keywords: Sustainable Development. Environmental education. Science teaching |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298 10.12819/2021.18.5.7 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298 |
identifier_str_mv |
10.12819/2021.18.5.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492804 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492805 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2298/491492806 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1648 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2298/1649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-128 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, mai. 2021; 110-128 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911947464704 |