O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088
Resumo: O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade em diferentes setores, incluindo a escola. Objetivou-se, na pesquisa, identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem a sua escola e como compreendem seu processo educacional. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário de pesquisa que foi aplicado em turmas concluintes no ensino médio do espaço de pesquisa e, posteriormente, analisado, com o texto final de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na mesma. Verificou-se que o jovem aprecia muito os diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, mas não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola.  ABSTRACT Contemporary youth is surprising society in different sectors, including school. The objective of the research, identify the ways that high school students attribute their school and how to understand their educational process. To achieve the goals, set up a questionnaire survey that was administered to graduating high school classes in the search space, and subsequently analyzed, with the final text search. The survey results indicate that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible flaws in it. It was found that the young greatly appreciates the different school spaces such as courtyards and corridors, but there was no inference in the classroom as a pleasant space.  Keywords: Young. Youth. Teaching. School
id FSA-3_d2e9e1ac981edcd42011e8db0afa9eee
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1088
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and DislikesEducação, Juventudes, Culturas Juvenis, EscolaO jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade em diferentes setores, incluindo a escola. Objetivou-se, na pesquisa, identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem a sua escola e como compreendem seu processo educacional. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário de pesquisa que foi aplicado em turmas concluintes no ensino médio do espaço de pesquisa e, posteriormente, analisado, com o texto final de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na mesma. Verificou-se que o jovem aprecia muito os diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, mas não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola.  ABSTRACT Contemporary youth is surprising society in different sectors, including school. The objective of the research, identify the ways that high school students attribute their school and how to understand their educational process. To achieve the goals, set up a questionnaire survey that was administered to graduating high school classes in the search space, and subsequently analyzed, with the final text search. The survey results indicate that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible flaws in it. It was found that the young greatly appreciates the different school spaces such as courtyards and corridors, but there was no inference in the classroom as a pleasant space.  Keywords: Young. Youth. Teaching. SchoolRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RSKaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/108810.12819/2016.13.4.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-159Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-1592317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/965http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/966http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/967http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/301http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/303Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T17:28:20Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1088Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-06-30T17:28:20Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
title O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
spellingShingle O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola
title_short O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
title_full O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
title_fullStr O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
title_full_unstemmed O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
title_sort O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Kaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS
author_role author
author2 Kaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS
Kaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola
topic Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola
description O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade em diferentes setores, incluindo a escola. Objetivou-se, na pesquisa, identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem a sua escola e como compreendem seu processo educacional. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário de pesquisa que foi aplicado em turmas concluintes no ensino médio do espaço de pesquisa e, posteriormente, analisado, com o texto final de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na mesma. Verificou-se que o jovem aprecia muito os diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, mas não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola.  ABSTRACT Contemporary youth is surprising society in different sectors, including school. The objective of the research, identify the ways that high school students attribute their school and how to understand their educational process. To achieve the goals, set up a questionnaire survey that was administered to graduating high school classes in the search space, and subsequently analyzed, with the final text search. The survey results indicate that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible flaws in it. It was found that the young greatly appreciates the different school spaces such as courtyards and corridors, but there was no inference in the classroom as a pleasant space.  Keywords: Young. Youth. Teaching. School
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088
10.12819/2016.13.4.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088
identifier_str_mv 10.12819/2016.13.4.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/965
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/966
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/967
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/301
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/303
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-159
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-159
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907721703424