Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Almeida; Universidade Adventista de São Paulo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Eduardo Biagi Almeida; Universidade Nove de Julho, Amorim, Maria Cristina Sanches; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731
Resumo: RESUMO O presente artigo mostra a relação entre jogos de aprendizagem e o Ciclo de Aprendizagem de Kolb a partir da avaliação de duas turmas de graduação do curso de Administração em 2010 e 2011. O aprendizado de Kolb mostra como as pessoas aprendem por meio de experiências. O método de pesquisa utilizado foi survey por meio de questionário respondido pelos 23 participantes de 2010 e 25 de 2011. A análise dos dados feita de forma quantitativa por meio do SPSS utilizando o teste ANOVA para verificar o grau de variância dos dados coletados. O Ciclo de Aprendizagem de Kolb e a vivência simulada em jogos de empresas oferecem um arcabouço teórico para a conclusão dessa investigação. A conclusão desse artigo é a relação percebida pelo participante com o aprendizado e a experiência vivida no ambiente de decisão em jogos de empresas. Palavra-chave: Ciclo de aprendizagem de Kolb. Jogos de empresas. Ambiente de decisão. ABSTRACT This paper shows the relationship between learning games and the Kolb Learning Cycle from the evaluation of two undergraduate classes of administration courses in 2010 and 2011. Kolb's learning shows how people learn through experiences. The research method used was survey through a questionnaire answered by 23 participants in 2010 and 25 in 2011. Analysis of data taken quantitatively using SPSS by ANOVA to verify the degree of variance of the data collected. The Kolb Learning Cycle and the simulated experience in games companies offer a theoretical framework for the achievement of this investigation. The conclusion of this paper is perceived by the participant with the learning and the experience of the decision environment in business game. Key words: Kolb Learning Cycle. Business game. Decision environment.
id FSA-3_d4b4eddaa93f96265975911dc18204c0
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/731
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration StudentsAdministração; EducaçãoRESUMO O presente artigo mostra a relação entre jogos de aprendizagem e o Ciclo de Aprendizagem de Kolb a partir da avaliação de duas turmas de graduação do curso de Administração em 2010 e 2011. O aprendizado de Kolb mostra como as pessoas aprendem por meio de experiências. O método de pesquisa utilizado foi survey por meio de questionário respondido pelos 23 participantes de 2010 e 25 de 2011. A análise dos dados feita de forma quantitativa por meio do SPSS utilizando o teste ANOVA para verificar o grau de variância dos dados coletados. O Ciclo de Aprendizagem de Kolb e a vivência simulada em jogos de empresas oferecem um arcabouço teórico para a conclusão dessa investigação. A conclusão desse artigo é a relação percebida pelo participante com o aprendizado e a experiência vivida no ambiente de decisão em jogos de empresas. Palavra-chave: Ciclo de aprendizagem de Kolb. Jogos de empresas. Ambiente de decisão. ABSTRACT This paper shows the relationship between learning games and the Kolb Learning Cycle from the evaluation of two undergraduate classes of administration courses in 2010 and 2011. Kolb's learning shows how people learn through experiences. The research method used was survey through a questionnaire answered by 23 participants in 2010 and 25 in 2011. Analysis of data taken quantitatively using SPSS by ANOVA to verify the degree of variance of the data collected. The Kolb Learning Cycle and the simulated experience in games companies offer a theoretical framework for the achievement of this investigation. The conclusion of this paper is perceived by the participant with the learning and the experience of the decision environment in business game. Key words: Kolb Learning Cycle. Business game. Decision environment.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Santos, João Almeida; Universidade Adventista de São PauloSantos, Eduardo Biagi Almeida; Universidade Nove de JulhoAmorim, Maria Cristina Sanches; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo2015-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/73110.12819/2015.12.4.6Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.4, jul./ago. 2015; 87-103Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.4, jul./ago. 2015; 87-1032317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731/567http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731/570http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731/571Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-01T14:36:55Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/731Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-07-01T14:36:55Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
title Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
spellingShingle Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
Santos, João Almeida; Universidade Adventista de São Paulo
Administração; Educação
title_short Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
title_full Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
title_fullStr Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
title_full_unstemmed Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
title_sort Jogos De Empresas E O Ciclo De Aprendizagem De Kolb: Avaliação De Desempenho Dos Estudantes De Administração / Business Games And Kolb’s Learning Cycle: Performance Evaluation Of Administration Students
author Santos, João Almeida; Universidade Adventista de São Paulo
author_facet Santos, João Almeida; Universidade Adventista de São Paulo
Santos, Eduardo Biagi Almeida; Universidade Nove de Julho
Amorim, Maria Cristina Sanches; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
author_role author
author2 Santos, Eduardo Biagi Almeida; Universidade Nove de Julho
Amorim, Maria Cristina Sanches; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Almeida; Universidade Adventista de São Paulo
Santos, Eduardo Biagi Almeida; Universidade Nove de Julho
Amorim, Maria Cristina Sanches; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Educação
topic Administração; Educação
description RESUMO O presente artigo mostra a relação entre jogos de aprendizagem e o Ciclo de Aprendizagem de Kolb a partir da avaliação de duas turmas de graduação do curso de Administração em 2010 e 2011. O aprendizado de Kolb mostra como as pessoas aprendem por meio de experiências. O método de pesquisa utilizado foi survey por meio de questionário respondido pelos 23 participantes de 2010 e 25 de 2011. A análise dos dados feita de forma quantitativa por meio do SPSS utilizando o teste ANOVA para verificar o grau de variância dos dados coletados. O Ciclo de Aprendizagem de Kolb e a vivência simulada em jogos de empresas oferecem um arcabouço teórico para a conclusão dessa investigação. A conclusão desse artigo é a relação percebida pelo participante com o aprendizado e a experiência vivida no ambiente de decisão em jogos de empresas. Palavra-chave: Ciclo de aprendizagem de Kolb. Jogos de empresas. Ambiente de decisão. ABSTRACT This paper shows the relationship between learning games and the Kolb Learning Cycle from the evaluation of two undergraduate classes of administration courses in 2010 and 2011. Kolb's learning shows how people learn through experiences. The research method used was survey through a questionnaire answered by 23 participants in 2010 and 25 in 2011. Analysis of data taken quantitatively using SPSS by ANOVA to verify the degree of variance of the data collected. The Kolb Learning Cycle and the simulated experience in games companies offer a theoretical framework for the achievement of this investigation. The conclusion of this paper is perceived by the participant with the learning and the experience of the decision environment in business game. Key words: Kolb Learning Cycle. Business game. Decision environment.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731
10.12819/2015.12.4.6
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731
identifier_str_mv 10.12819/2015.12.4.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731/567
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731/570
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/731/571
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.4, jul./ago. 2015; 87-103
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.12, n.4, jul./ago. 2015; 87-103
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905947512832