“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal, Junho, Flávio Terra; Unifal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124
Resumo: O debate sobre a política de cotas raciais é bastante atual. Tal política pode contribuir para diminuição de desigualdades raciais; por outro lado, pode provocar sentimento de injustiça por parte da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar os discursos contrários à política de cotas, produzidos em um vídeo divulgado em uma rede social e na sua seção de comentários. O corpus de análise considerou tanto os relatos do vídeo, quanto os comentários feitos por pessoas que assistiram ou não ao vídeo, mas fizeram algum comentário sobre ele ou sobre outros comentários postados na rede social sobre o vídeo. Os dados foram analisados a partir das contribuições teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Foi possível perceber que pensamentos e discursos racistas estão ainda muito presentes na sociedade e podem se manifestar em diferentes meios, como nas redes sociais, contexto desta pesquisa. Conclui-se que o racismo, através da criação de identidades e valores negativos para negros, expressou-se nos discursos analisados, mostrando que é necessário dar continuidade à discussão e luta contra este tipo de preconceito. Palavras-chave: Cotas. Racismo. Preconceito; Análise do Discurso. Universidade.  ABSTRACT The debate about racial quotas policies is a very current matter. This policy may contribute to the decrease of racial inequalities; on the other side, this may cause an injustice feeling among society. In this context, the following article aimed to analyze the discourses against quotas policies, produced in a video shared on a social media platform and in its comments section. The analyze's corpus took into consideration both the video speeches and the comments about it, made by people who watched the video or not but made any kind of comment about it or other comments posted on the social media about the video. The data were analyzed by the means of the theoretical-methodological contributions from Critical Discourse Analysis (CDA). It was possible to notice that racists thoughts and discourses are still present in society and might my showed in different situations, like on social media, which is this research's context. It was possible to conclude that racism, through the creation of negative identities and values for black people, was expressed in the analyzed discourses, showing that it is necessary to keep the discussion and fight against this kind of prejudice. Keywords: Quotas. Racismo. Prejudice. Discourse. Analysis. University. 
id FSA-3_f65520655d68583762b2187d0f9a895d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2124
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in UniversitiesAdministração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia,O debate sobre a política de cotas raciais é bastante atual. Tal política pode contribuir para diminuição de desigualdades raciais; por outro lado, pode provocar sentimento de injustiça por parte da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar os discursos contrários à política de cotas, produzidos em um vídeo divulgado em uma rede social e na sua seção de comentários. O corpus de análise considerou tanto os relatos do vídeo, quanto os comentários feitos por pessoas que assistiram ou não ao vídeo, mas fizeram algum comentário sobre ele ou sobre outros comentários postados na rede social sobre o vídeo. Os dados foram analisados a partir das contribuições teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Foi possível perceber que pensamentos e discursos racistas estão ainda muito presentes na sociedade e podem se manifestar em diferentes meios, como nas redes sociais, contexto desta pesquisa. Conclui-se que o racismo, através da criação de identidades e valores negativos para negros, expressou-se nos discursos analisados, mostrando que é necessário dar continuidade à discussão e luta contra este tipo de preconceito. Palavras-chave: Cotas. Racismo. Preconceito; Análise do Discurso. Universidade.  ABSTRACT The debate about racial quotas policies is a very current matter. This policy may contribute to the decrease of racial inequalities; on the other side, this may cause an injustice feeling among society. In this context, the following article aimed to analyze the discourses against quotas policies, produced in a video shared on a social media platform and in its comments section. The analyze's corpus took into consideration both the video speeches and the comments about it, made by people who watched the video or not but made any kind of comment about it or other comments posted on the social media about the video. The data were analyzed by the means of the theoretical-methodological contributions from Critical Discourse Analysis (CDA). It was possible to notice that racists thoughts and discourses are still present in society and might my showed in different situations, like on social media, which is this research's context. It was possible to conclude that racism, through the creation of negative identities and values for black people, was expressed in the analyzed discourses, showing that it is necessary to keep the discussion and fight against this kind of prejudice. Keywords: Quotas. Racismo. Prejudice. Discourse. Analysis. University. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Agradecemos ao CNPq pelo financiamento da pesquisa por meio de uma bolsa de Iniciação CientíficaSampaio, Jéssica de Martins; UnifalMiranda, Adílio Renê Almeida; UnifalJunho, Flávio Terra; Unifal2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/212410.12819/2020.17.10.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-91Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-912317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492459http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492460http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492461http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1423http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1424Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2124Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
title “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
spellingShingle “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal
Administração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia,
title_short “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
title_full “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
title_fullStr “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
title_full_unstemmed “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
title_sort “Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
author Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal
author_facet Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal
Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal
Junho, Flávio Terra; Unifal
author_role author
author2 Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal
Junho, Flávio Terra; Unifal
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agradecemos ao CNPq pelo financiamento da pesquisa por meio de uma bolsa de Iniciação Científica
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal
Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal
Junho, Flávio Terra; Unifal
dc.subject.por.fl_str_mv Administração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia,
topic Administração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia,
description O debate sobre a política de cotas raciais é bastante atual. Tal política pode contribuir para diminuição de desigualdades raciais; por outro lado, pode provocar sentimento de injustiça por parte da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar os discursos contrários à política de cotas, produzidos em um vídeo divulgado em uma rede social e na sua seção de comentários. O corpus de análise considerou tanto os relatos do vídeo, quanto os comentários feitos por pessoas que assistiram ou não ao vídeo, mas fizeram algum comentário sobre ele ou sobre outros comentários postados na rede social sobre o vídeo. Os dados foram analisados a partir das contribuições teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Foi possível perceber que pensamentos e discursos racistas estão ainda muito presentes na sociedade e podem se manifestar em diferentes meios, como nas redes sociais, contexto desta pesquisa. Conclui-se que o racismo, através da criação de identidades e valores negativos para negros, expressou-se nos discursos analisados, mostrando que é necessário dar continuidade à discussão e luta contra este tipo de preconceito. Palavras-chave: Cotas. Racismo. Preconceito; Análise do Discurso. Universidade.  ABSTRACT The debate about racial quotas policies is a very current matter. This policy may contribute to the decrease of racial inequalities; on the other side, this may cause an injustice feeling among society. In this context, the following article aimed to analyze the discourses against quotas policies, produced in a video shared on a social media platform and in its comments section. The analyze's corpus took into consideration both the video speeches and the comments about it, made by people who watched the video or not but made any kind of comment about it or other comments posted on the social media about the video. The data were analyzed by the means of the theoretical-methodological contributions from Critical Discourse Analysis (CDA). It was possible to notice that racists thoughts and discourses are still present in society and might my showed in different situations, like on social media, which is this research's context. It was possible to conclude that racism, through the creation of negative identities and values for black people, was expressed in the analyzed discourses, showing that it is necessary to keep the discussion and fight against this kind of prejudice. Keywords: Quotas. Racismo. Prejudice. Discourse. Analysis. University. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124
10.12819/2020.17.10.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.10.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492459
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492460
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492461
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1423
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1424
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-91
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-91
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907335827456