“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124 |
Resumo: | O debate sobre a política de cotas raciais é bastante atual. Tal política pode contribuir para diminuição de desigualdades raciais; por outro lado, pode provocar sentimento de injustiça por parte da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar os discursos contrários à política de cotas, produzidos em um vídeo divulgado em uma rede social e na sua seção de comentários. O corpus de análise considerou tanto os relatos do vídeo, quanto os comentários feitos por pessoas que assistiram ou não ao vídeo, mas fizeram algum comentário sobre ele ou sobre outros comentários postados na rede social sobre o vídeo. Os dados foram analisados a partir das contribuições teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Foi possível perceber que pensamentos e discursos racistas estão ainda muito presentes na sociedade e podem se manifestar em diferentes meios, como nas redes sociais, contexto desta pesquisa. Conclui-se que o racismo, através da criação de identidades e valores negativos para negros, expressou-se nos discursos analisados, mostrando que é necessário dar continuidade à discussão e luta contra este tipo de preconceito. Palavras-chave: Cotas. Racismo. Preconceito; Análise do Discurso. Universidade. ABSTRACT The debate about racial quotas policies is a very current matter. This policy may contribute to the decrease of racial inequalities; on the other side, this may cause an injustice feeling among society. In this context, the following article aimed to analyze the discourses against quotas policies, produced in a video shared on a social media platform and in its comments section. The analyze's corpus took into consideration both the video speeches and the comments about it, made by people who watched the video or not but made any kind of comment about it or other comments posted on the social media about the video. The data were analyzed by the means of the theoretical-methodological contributions from Critical Discourse Analysis (CDA). It was possible to notice that racists thoughts and discourses are still present in society and might my showed in different situations, like on social media, which is this research's context. It was possible to conclude that racism, through the creation of negative identities and values for black people, was expressed in the analyzed discourses, showing that it is necessary to keep the discussion and fight against this kind of prejudice. Keywords: Quotas. Racismo. Prejudice. Discourse. Analysis. University. |
id |
FSA-3_f65520655d68583762b2187d0f9a895d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2124 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in UniversitiesAdministração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia,O debate sobre a política de cotas raciais é bastante atual. Tal política pode contribuir para diminuição de desigualdades raciais; por outro lado, pode provocar sentimento de injustiça por parte da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar os discursos contrários à política de cotas, produzidos em um vídeo divulgado em uma rede social e na sua seção de comentários. O corpus de análise considerou tanto os relatos do vídeo, quanto os comentários feitos por pessoas que assistiram ou não ao vídeo, mas fizeram algum comentário sobre ele ou sobre outros comentários postados na rede social sobre o vídeo. Os dados foram analisados a partir das contribuições teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Foi possível perceber que pensamentos e discursos racistas estão ainda muito presentes na sociedade e podem se manifestar em diferentes meios, como nas redes sociais, contexto desta pesquisa. Conclui-se que o racismo, através da criação de identidades e valores negativos para negros, expressou-se nos discursos analisados, mostrando que é necessário dar continuidade à discussão e luta contra este tipo de preconceito. Palavras-chave: Cotas. Racismo. Preconceito; Análise do Discurso. Universidade. ABSTRACT The debate about racial quotas policies is a very current matter. This policy may contribute to the decrease of racial inequalities; on the other side, this may cause an injustice feeling among society. In this context, the following article aimed to analyze the discourses against quotas policies, produced in a video shared on a social media platform and in its comments section. The analyze's corpus took into consideration both the video speeches and the comments about it, made by people who watched the video or not but made any kind of comment about it or other comments posted on the social media about the video. The data were analyzed by the means of the theoretical-methodological contributions from Critical Discourse Analysis (CDA). It was possible to notice that racists thoughts and discourses are still present in society and might my showed in different situations, like on social media, which is this research's context. It was possible to conclude that racism, through the creation of negative identities and values for black people, was expressed in the analyzed discourses, showing that it is necessary to keep the discussion and fight against this kind of prejudice. Keywords: Quotas. Racismo. Prejudice. Discourse. Analysis. University. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Agradecemos ao CNPq pelo financiamento da pesquisa por meio de uma bolsa de Iniciação CientíficaSampaio, Jéssica de Martins; UnifalMiranda, Adílio Renê Almeida; UnifalJunho, Flávio Terra; Unifal2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/212410.12819/2020.17.10.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-91Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-912317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492459http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492460http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492461http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1423http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1424Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:42:00Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2124Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-10-28T20:42Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities |
title |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities |
spellingShingle |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal Administração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia, |
title_short |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities |
title_full |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities |
title_fullStr |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities |
title_full_unstemmed |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities |
title_sort |
“Estuda e Entra”: Uma Análise dos Discursos Contrários às Cotas Raciais em Universidades / "Study and Get in": An Analysis of Discourses Against Racial Quotas in Universities |
author |
Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal |
author_facet |
Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal Junho, Flávio Terra; Unifal |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal Junho, Flávio Terra; Unifal |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agradecemos ao CNPq pelo financiamento da pesquisa por meio de uma bolsa de Iniciação Científica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Jéssica de Martins; Unifal Miranda, Adílio Renê Almeida; Unifal Junho, Flávio Terra; Unifal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia, |
topic |
Administração, Administração Pública, Educação, Linguística, Sociologia, |
description |
O debate sobre a política de cotas raciais é bastante atual. Tal política pode contribuir para diminuição de desigualdades raciais; por outro lado, pode provocar sentimento de injustiça por parte da sociedade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar os discursos contrários à política de cotas, produzidos em um vídeo divulgado em uma rede social e na sua seção de comentários. O corpus de análise considerou tanto os relatos do vídeo, quanto os comentários feitos por pessoas que assistiram ou não ao vídeo, mas fizeram algum comentário sobre ele ou sobre outros comentários postados na rede social sobre o vídeo. Os dados foram analisados a partir das contribuições teórico-metodológicas da Análise Crítica do Discurso (ACD). Foi possível perceber que pensamentos e discursos racistas estão ainda muito presentes na sociedade e podem se manifestar em diferentes meios, como nas redes sociais, contexto desta pesquisa. Conclui-se que o racismo, através da criação de identidades e valores negativos para negros, expressou-se nos discursos analisados, mostrando que é necessário dar continuidade à discussão e luta contra este tipo de preconceito. Palavras-chave: Cotas. Racismo. Preconceito; Análise do Discurso. Universidade. ABSTRACT The debate about racial quotas policies is a very current matter. This policy may contribute to the decrease of racial inequalities; on the other side, this may cause an injustice feeling among society. In this context, the following article aimed to analyze the discourses against quotas policies, produced in a video shared on a social media platform and in its comments section. The analyze's corpus took into consideration both the video speeches and the comments about it, made by people who watched the video or not but made any kind of comment about it or other comments posted on the social media about the video. The data were analyzed by the means of the theoretical-methodological contributions from Critical Discourse Analysis (CDA). It was possible to notice that racists thoughts and discourses are still present in society and might my showed in different situations, like on social media, which is this research's context. It was possible to conclude that racism, through the creation of negative identities and values for black people, was expressed in the analyzed discourses, showing that it is necessary to keep the discussion and fight against this kind of prejudice. Keywords: Quotas. Racismo. Prejudice. Discourse. Analysis. University. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124 10.12819/2020.17.10.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.10.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492459 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492460 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2124/491492461 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1423 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2124/1424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-91 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, out. 2020; 72-91 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907335827456 |