Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065
Resumo: Neste trabalho, analisamos as interações discursivas baseadas em formações imaginárias do locutor e ouvinte de lugares enunciativos em uma turma do Ensino Fundamental, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação. No material analisado, os estudantes participaram de atividades relevantes em uma aula de ciências desenvolvida no Ensino Fundamental. Para esta análise, foram utilizadas ferramentas baseadas na Enunciação e na Análise de Discurso. Palavras-chave: Interações discursivas. Formações imaginárias. Ensino Fundamental I. Aula de ciências. RESUMO In this work, we analyze the discursive interactions based on imaginary formations of the speaker and listener places in a class of elementary school, School of application of the Faculty of Education. In the material analyzed, the students took part in relevant activities in a science class developed in the elementary school. For this analysis, was used tools based on Enunciation and Discourse Analysis.  Keywords: Discursive interactions. Imaginary formations. Elementary education I. Science class.
id FSA-3_f875ce2a94171f789c805a326d3a2993
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2065
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education ILetras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino.Neste trabalho, analisamos as interações discursivas baseadas em formações imaginárias do locutor e ouvinte de lugares enunciativos em uma turma do Ensino Fundamental, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação. No material analisado, os estudantes participaram de atividades relevantes em uma aula de ciências desenvolvida no Ensino Fundamental. Para esta análise, foram utilizadas ferramentas baseadas na Enunciação e na Análise de Discurso. Palavras-chave: Interações discursivas. Formações imaginárias. Ensino Fundamental I. Aula de ciências. RESUMO In this work, we analyze the discursive interactions based on imaginary formations of the speaker and listener places in a class of elementary school, School of application of the Faculty of Education. In the material analyzed, the students took part in relevant activities in a science class developed in the elementary school. For this analysis, was used tools based on Enunciation and Discourse Analysis.  Keywords: Discursive interactions. Imaginary formations. Elementary education I. Science class.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESNascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/206510.12819/2020.17.7.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-268Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-2682317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492324http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492325http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492326http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1351http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1352Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T19:21:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2065Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-12-01T19:21:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
title Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
spellingShingle Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ.
Letras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino.
title_short Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
title_full Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
title_fullStr Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
title_full_unstemmed Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
title_sort Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
author Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ.
author_facet Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ.
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino.
topic Letras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino.
description Neste trabalho, analisamos as interações discursivas baseadas em formações imaginárias do locutor e ouvinte de lugares enunciativos em uma turma do Ensino Fundamental, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação. No material analisado, os estudantes participaram de atividades relevantes em uma aula de ciências desenvolvida no Ensino Fundamental. Para esta análise, foram utilizadas ferramentas baseadas na Enunciação e na Análise de Discurso. Palavras-chave: Interações discursivas. Formações imaginárias. Ensino Fundamental I. Aula de ciências. RESUMO In this work, we analyze the discursive interactions based on imaginary formations of the speaker and listener places in a class of elementary school, School of application of the Faculty of Education. In the material analyzed, the students took part in relevant activities in a science class developed in the elementary school. For this analysis, was used tools based on Enunciation and Discourse Analysis.  Keywords: Discursive interactions. Imaginary formations. Elementary education I. Science class.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065
10.12819/2020.17.7.13
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.7.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492324
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492325
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492326
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1351
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1352
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-268
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-268
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944907745820672