Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065 |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos as interações discursivas baseadas em formações imaginárias do locutor e ouvinte de lugares enunciativos em uma turma do Ensino Fundamental, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação. No material analisado, os estudantes participaram de atividades relevantes em uma aula de ciências desenvolvida no Ensino Fundamental. Para esta análise, foram utilizadas ferramentas baseadas na Enunciação e na Análise de Discurso. Palavras-chave: Interações discursivas. Formações imaginárias. Ensino Fundamental I. Aula de ciências. RESUMO In this work, we analyze the discursive interactions based on imaginary formations of the speaker and listener places in a class of elementary school, School of application of the Faculty of Education. In the material analyzed, the students took part in relevant activities in a science class developed in the elementary school. For this analysis, was used tools based on Enunciation and Discourse Analysis. Keywords: Discursive interactions. Imaginary formations. Elementary education I. Science class. |
id |
FSA-3_f875ce2a94171f789c805a326d3a2993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2065 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education ILetras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino.Neste trabalho, analisamos as interações discursivas baseadas em formações imaginárias do locutor e ouvinte de lugares enunciativos em uma turma do Ensino Fundamental, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação. No material analisado, os estudantes participaram de atividades relevantes em uma aula de ciências desenvolvida no Ensino Fundamental. Para esta análise, foram utilizadas ferramentas baseadas na Enunciação e na Análise de Discurso. Palavras-chave: Interações discursivas. Formações imaginárias. Ensino Fundamental I. Aula de ciências. RESUMO In this work, we analyze the discursive interactions based on imaginary formations of the speaker and listener places in a class of elementary school, School of application of the Faculty of Education. In the material analyzed, the students took part in relevant activities in a science class developed in the elementary school. For this analysis, was used tools based on Enunciation and Discourse Analysis. Keywords: Discursive interactions. Imaginary formations. Elementary education I. Science class.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESNascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ.2020-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/206510.12819/2020.17.7.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-268Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-2682317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492324http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492325http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492326http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1351http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1352Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T19:21:28Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2065Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2020-12-01T19:21:28Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I |
title |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I |
spellingShingle |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ. Letras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino. |
title_short |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I |
title_full |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I |
title_fullStr |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I |
title_sort |
Uma Proposta da Análise de Discurso, Enunciação e Educação: Inclusões Imaginárias por Crianças no Ensino Fundamental I / A Proposal for Speech, Speech and Education Analysis: Imaginary Inclusions by Children in Fundamental Education I |
author |
Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ. |
author_facet |
Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lucas; Pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Museu Nacional/UFRJ. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino. |
topic |
Letras; Teoria e Análise Linguística; Análise do Discurso; Enunciação; Ensino. |
description |
Neste trabalho, analisamos as interações discursivas baseadas em formações imaginárias do locutor e ouvinte de lugares enunciativos em uma turma do Ensino Fundamental, Escola de Aplicação da Faculdade de Educação. No material analisado, os estudantes participaram de atividades relevantes em uma aula de ciências desenvolvida no Ensino Fundamental. Para esta análise, foram utilizadas ferramentas baseadas na Enunciação e na Análise de Discurso. Palavras-chave: Interações discursivas. Formações imaginárias. Ensino Fundamental I. Aula de ciências. RESUMO In this work, we analyze the discursive interactions based on imaginary formations of the speaker and listener places in a class of elementary school, School of application of the Faculty of Education. In the material analyzed, the students took part in relevant activities in a science class developed in the elementary school. For this analysis, was used tools based on Enunciation and Discourse Analysis. Keywords: Discursive interactions. Imaginary formations. Elementary education I. Science class. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065 10.12819/2020.17.7.13 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065 |
identifier_str_mv |
10.12819/2020.17.7.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492324 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492325 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2065/491492326 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1351 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2065/1352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-268 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, jul. 2020; 253-268 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907745820672 |