Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Raposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Dummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.­Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde.  ABSTRACT This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity. Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health.
id FSA-3_fdba7970b9dc8fefcea0989991c38c96
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1391
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of TeachersEducação, SaúdeO presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.­Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde.  ABSTRACT This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity. Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande FortalezaRaposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande FortalezaBarbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande FortalezaDummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE2017-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/139110.12819/2017.14.4.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-99Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-992317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1280http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1281http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1282http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/560http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/561Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-16T17:37:58Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1391Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-06-16T17:37:58Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
title Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
spellingShingle Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Educação, Saúde
title_short Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
title_full Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
title_fullStr Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
title_full_unstemmed Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
title_sort Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
author Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
author_facet Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Raposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Dummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE
author_role author
author2 Raposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Dummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Raposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza
Dummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Saúde
topic Educação, Saúde
description O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.­Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde.  ABSTRACT This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity. Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391
10.12819/2017.14.4.5
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391
identifier_str_mv 10.12819/2017.14.4.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1280
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1281
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1282
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/560
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/561
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-99
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-99
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944908448366592