Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde. ABSTRACT This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity. Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health. |
id |
FSA-3_fdba7970b9dc8fefcea0989991c38c96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1391 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of TeachersEducação, SaúdeO presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde. ABSTRACT This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity. Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande FortalezaRaposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande FortalezaBarbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande FortalezaDummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE2017-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/139110.12819/2017.14.4.5Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-99Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-992317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1280http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1281http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1282http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/560http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/561Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-16T17:37:58Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1391Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2017-06-16T17:37:58Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers |
title |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers |
spellingShingle |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Educação, Saúde |
title_short |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers |
title_full |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers |
title_fullStr |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers |
title_full_unstemmed |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers |
title_sort |
Formação e Prática Pedagógica para o Ensino na Saúde na Perspectiva dos Professores de uma Instituição de Ensino Superior em Fortaleza / Training and Pedagogical Practice for the Health Education in the Perspective of Teachers |
author |
Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza |
author_facet |
Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Raposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Dummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE |
author_role |
author |
author2 |
Raposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Dummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felício, Leandro Firmeza; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Raposo Neto, Luiz Torres; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho; Fametro - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza Dummar, Jean Pierre; Faculdade UNICE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Saúde |
topic |
Educação, Saúde |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão, a formação e atuação do Profissional de Educação Física para o ensino na saúde. Formação e atuação do profissional para o ensino na saúde é o objeto desse estudo. Para a efetivação da pesquisa formulou-se a seguinte pergunta: De que forma, na perspectiva dos professores de uma instituição privada de ensino superior, ocorre a formação e atuação do profissional para o ensino na saúde? A escolha da amostra, composta por quatro artigos da Revista Diálogos Acadêmicos, pertencente a uma instituição de ensino superior em Fortaleza, deu-se em função da proximidade dos pesquisadores com os autores dos respectivos artigos. Os trabalhos elencados e discutidos aqui abordam várias concepções. Concluiu-se que, para o ensino na saúde, a atuação só poderá ser competente e eficaz se a formação do profissional for contínua e permanente, com respeito à diversidade e às diferenças que caracterizam cada ser humano com sua individualidade e complexidade.Palavras-chave: Prática Pedagógica. Ensino. Saúde. ABSTRACT This study aims to analyze from a review of the training and performance of physical education professional health education. Training and professional performance for the education in health is the object of this study. For completion of the research, formulated the following question: how, in the perspective of teachers of a private institution of higher education, training and professional performance for the health education? The choice of sample, composed of four Academic Dialogue magazine articles, belonging to an institution of higher education in Fortaleza, depending on the proximity of the researchers with the authors of the respective articles. The works listed and discussed here address various conceptions. It was concluded that for health education, the work can only be effective if the competent professional training is continuous and permanent, with respect for diversity and differences that characterize each human being with your individuality and complexity. Key-words: pedagogical practice. Teaching. Health. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391 10.12819/2017.14.4.5 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391 |
identifier_str_mv |
10.12819/2017.14.4.5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1280 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1281 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1391/1282 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/560 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1391/561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-99 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 4, jul./ago. 2017; 89-99 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944908448366592 |