A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Giacomelli, Karina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cria condições para que o licenciando, ainda durante sua formação inicial, seja inserido no meio escolar, podendo vivenciar o cotidiano desse ambiente. Assim, o programa concretiza um desejo antigo de estabelecer parceria mútua entre a universidade e a escola. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica do futuro professor, o PIBID é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de projetos, tanto de área específica quanto interdisciplinares, os quais, quando bem programados e aplicados, qualificam o ensino da rede escolar brasileira, especialmente no âmbito público. O objetivo do presente artigo é socializar o trabalho do PIBID, com foco na área de Letras, que, há oito anos, vem sendo realizado com acadêmicos de uma universidade federal do sul do país, em parceria com escolas públicas da região, destacando-se, neste momento, o início da implementação do projeto. Palavras-chave: Projeto. Formação Inicial. Ensino. Escola. Interdisciplinaridade. ABSTRACT  Brazil’s Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inserts undergraduate students, in their first teacher’s training, in the school environment, allowing them to have first-hand experience in its daily routine. It makes real the desire of creating a school-university partnership. In addition to enhancing future teachers’ didactical-pedagogic training, it is a unique opportunity for developing both area-specific and interdisciplinary projects which, well planned and implemented, promote Brazil’s school system, specially State-sponsored. This paper aims at making known PIBID’S work, specifically in Linguistics and Literature fields, developed in the last 8 years by a federal university from Brazil south region with its undergraduates and public schools, having as a focus, at this moment, the inception of the project’s implementing. Keywords: Project. First Teacher’s Training. Teaching. School. Interdisciplinarity.
id FSA-3_fe0f5850b572ccef9a9ef2ff27b724ea
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1812
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic EducationLetras LinguísticaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cria condições para que o licenciando, ainda durante sua formação inicial, seja inserido no meio escolar, podendo vivenciar o cotidiano desse ambiente. Assim, o programa concretiza um desejo antigo de estabelecer parceria mútua entre a universidade e a escola. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica do futuro professor, o PIBID é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de projetos, tanto de área específica quanto interdisciplinares, os quais, quando bem programados e aplicados, qualificam o ensino da rede escolar brasileira, especialmente no âmbito público. O objetivo do presente artigo é socializar o trabalho do PIBID, com foco na área de Letras, que, há oito anos, vem sendo realizado com acadêmicos de uma universidade federal do sul do país, em parceria com escolas públicas da região, destacando-se, neste momento, o início da implementação do projeto. Palavras-chave: Projeto. Formação Inicial. Ensino. Escola. Interdisciplinaridade. ABSTRACT  Brazil’s Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inserts undergraduate students, in their first teacher’s training, in the school environment, allowing them to have first-hand experience in its daily routine. It makes real the desire of creating a school-university partnership. In addition to enhancing future teachers’ didactical-pedagogic training, it is a unique opportunity for developing both area-specific and interdisciplinary projects which, well planned and implemented, promote Brazil’s school system, specially State-sponsored. This paper aims at making known PIBID’S work, specifically in Linguistics and Literature fields, developed in the last 8 years by a federal university from Brazil south region with its undergraduates and public schools, having as a focus, at this moment, the inception of the project’s implementing. Keywords: Project. First Teacher’s Training. Teaching. School. Interdisciplinarity.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESWittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)Giacomelli, Karina2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/181210.12819/2019.16.4.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-225Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-2252317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491917http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491918http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491919http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1812/1019Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T16:29:26Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1812Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-06-27T16:29:26Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
title A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
spellingShingle A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Letras Linguística
title_short A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
title_full A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
title_fullStr A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
title_full_unstemmed A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
title_sort A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
author Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
author_facet Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Giacomelli, Karina
author_role author
author2 Giacomelli, Karina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Giacomelli, Karina
dc.subject.por.fl_str_mv Letras Linguística
topic Letras Linguística
description O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cria condições para que o licenciando, ainda durante sua formação inicial, seja inserido no meio escolar, podendo vivenciar o cotidiano desse ambiente. Assim, o programa concretiza um desejo antigo de estabelecer parceria mútua entre a universidade e a escola. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica do futuro professor, o PIBID é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de projetos, tanto de área específica quanto interdisciplinares, os quais, quando bem programados e aplicados, qualificam o ensino da rede escolar brasileira, especialmente no âmbito público. O objetivo do presente artigo é socializar o trabalho do PIBID, com foco na área de Letras, que, há oito anos, vem sendo realizado com acadêmicos de uma universidade federal do sul do país, em parceria com escolas públicas da região, destacando-se, neste momento, o início da implementação do projeto. Palavras-chave: Projeto. Formação Inicial. Ensino. Escola. Interdisciplinaridade. ABSTRACT  Brazil’s Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inserts undergraduate students, in their first teacher’s training, in the school environment, allowing them to have first-hand experience in its daily routine. It makes real the desire of creating a school-university partnership. In addition to enhancing future teachers’ didactical-pedagogic training, it is a unique opportunity for developing both area-specific and interdisciplinary projects which, well planned and implemented, promote Brazil’s school system, specially State-sponsored. This paper aims at making known PIBID’S work, specifically in Linguistics and Literature fields, developed in the last 8 years by a federal university from Brazil south region with its undergraduates and public schools, having as a focus, at this moment, the inception of the project’s implementing. Keywords: Project. First Teacher’s Training. Teaching. School. Interdisciplinarity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812
10.12819/2019.16.4.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.4.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491917
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491918
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491919
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1812/1019
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-225
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-225
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944906516889600