A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cria condições para que o licenciando, ainda durante sua formação inicial, seja inserido no meio escolar, podendo vivenciar o cotidiano desse ambiente. Assim, o programa concretiza um desejo antigo de estabelecer parceria mútua entre a universidade e a escola. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica do futuro professor, o PIBID é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de projetos, tanto de área específica quanto interdisciplinares, os quais, quando bem programados e aplicados, qualificam o ensino da rede escolar brasileira, especialmente no âmbito público. O objetivo do presente artigo é socializar o trabalho do PIBID, com foco na área de Letras, que, há oito anos, vem sendo realizado com acadêmicos de uma universidade federal do sul do país, em parceria com escolas públicas da região, destacando-se, neste momento, o início da implementação do projeto. Palavras-chave: Projeto. Formação Inicial. Ensino. Escola. Interdisciplinaridade. ABSTRACT Brazil’s Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inserts undergraduate students, in their first teacher’s training, in the school environment, allowing them to have first-hand experience in its daily routine. It makes real the desire of creating a school-university partnership. In addition to enhancing future teachers’ didactical-pedagogic training, it is a unique opportunity for developing both area-specific and interdisciplinary projects which, well planned and implemented, promote Brazil’s school system, specially State-sponsored. This paper aims at making known PIBID’S work, specifically in Linguistics and Literature fields, developed in the last 8 years by a federal university from Brazil south region with its undergraduates and public schools, having as a focus, at this moment, the inception of the project’s implementing. Keywords: Project. First Teacher’s Training. Teaching. School. Interdisciplinarity. |
id |
FSA-3_fe0f5850b572ccef9a9ef2ff27b724ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1812 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic EducationLetras LinguísticaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cria condições para que o licenciando, ainda durante sua formação inicial, seja inserido no meio escolar, podendo vivenciar o cotidiano desse ambiente. Assim, o programa concretiza um desejo antigo de estabelecer parceria mútua entre a universidade e a escola. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica do futuro professor, o PIBID é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de projetos, tanto de área específica quanto interdisciplinares, os quais, quando bem programados e aplicados, qualificam o ensino da rede escolar brasileira, especialmente no âmbito público. O objetivo do presente artigo é socializar o trabalho do PIBID, com foco na área de Letras, que, há oito anos, vem sendo realizado com acadêmicos de uma universidade federal do sul do país, em parceria com escolas públicas da região, destacando-se, neste momento, o início da implementação do projeto. Palavras-chave: Projeto. Formação Inicial. Ensino. Escola. Interdisciplinaridade. ABSTRACT Brazil’s Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inserts undergraduate students, in their first teacher’s training, in the school environment, allowing them to have first-hand experience in its daily routine. It makes real the desire of creating a school-university partnership. In addition to enhancing future teachers’ didactical-pedagogic training, it is a unique opportunity for developing both area-specific and interdisciplinary projects which, well planned and implemented, promote Brazil’s school system, specially State-sponsored. This paper aims at making known PIBID’S work, specifically in Linguistics and Literature fields, developed in the last 8 years by a federal university from Brazil south region with its undergraduates and public schools, having as a focus, at this moment, the inception of the project’s implementing. Keywords: Project. First Teacher’s Training. Teaching. School. Interdisciplinarity.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)CAPESWittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)Giacomelli, Karina2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/181210.12819/2019.16.4.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-225Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-2252317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491917http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491918http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491919http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1812/1019Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T16:29:26Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1812Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-06-27T16:29:26Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education |
title |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education |
spellingShingle |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Letras Linguística |
title_short |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education |
title_full |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education |
title_fullStr |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education |
title_full_unstemmed |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education |
title_sort |
A Importante Função do Pibid na Formação Inicial do Professor de Português e seu Efeito no Ensino Básico / Pibid`S Relevant Social Function in Portuguese Language Teacher` First Training and Its Effect on Basic Education |
author |
Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
author_facet |
Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Giacomelli, Karina |
author_role |
author |
author2 |
Giacomelli, Karina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wittke, Cleide Inês; Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Giacomelli, Karina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Linguística |
topic |
Letras Linguística |
description |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) cria condições para que o licenciando, ainda durante sua formação inicial, seja inserido no meio escolar, podendo vivenciar o cotidiano desse ambiente. Assim, o programa concretiza um desejo antigo de estabelecer parceria mútua entre a universidade e a escola. Além de aperfeiçoar a formação didático-pedagógica do futuro professor, o PIBID é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de projetos, tanto de área específica quanto interdisciplinares, os quais, quando bem programados e aplicados, qualificam o ensino da rede escolar brasileira, especialmente no âmbito público. O objetivo do presente artigo é socializar o trabalho do PIBID, com foco na área de Letras, que, há oito anos, vem sendo realizado com acadêmicos de uma universidade federal do sul do país, em parceria com escolas públicas da região, destacando-se, neste momento, o início da implementação do projeto. Palavras-chave: Projeto. Formação Inicial. Ensino. Escola. Interdisciplinaridade. ABSTRACT Brazil’s Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inserts undergraduate students, in their first teacher’s training, in the school environment, allowing them to have first-hand experience in its daily routine. It makes real the desire of creating a school-university partnership. In addition to enhancing future teachers’ didactical-pedagogic training, it is a unique opportunity for developing both area-specific and interdisciplinary projects which, well planned and implemented, promote Brazil’s school system, specially State-sponsored. This paper aims at making known PIBID’S work, specifically in Linguistics and Literature fields, developed in the last 8 years by a federal university from Brazil south region with its undergraduates and public schools, having as a focus, at this moment, the inception of the project’s implementing. Keywords: Project. First Teacher’s Training. Teaching. School. Interdisciplinarity. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812 10.12819/2019.16.4.11 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812 |
identifier_str_mv |
10.12819/2019.16.4.11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491917 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491918 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1812/491491919 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1812/1019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-225 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, jul./ago. 2019; 209-225 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944906516889600 |