PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogos Possíveis |
Texto Completo: | https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621 |
Resumo: | A partir de uma pesquisa qualitativa de revisões literária e documental, este artigo apresenta um panorama da formação docente no Brasil, desde o início do século XX até os dias de hoje. Neste sentido, tem como objetivo apresentar, a partir de revisões sistemáticas de literatura e documental, como está o panorama da profissionalidade docente em nosso país. Destacam-se as mudanças na educação que ocorreram, conforme as necessidades de cada momento histórico, assim como as mudanças na Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e as metas referentes à formação docente do Plano Nacional de Educação (PNE). Discute-se, ainda, o papel formador de professores, professores atuantes e professores novatos que precisam ser colocados diante de problemas reais. Apresentam-se alguns conceitos de Formação Inicial e Continuada. |
id |
FSBA-1_93bac425a36173d33b7897f7c2c4fe7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/621 |
network_acronym_str |
FSBA-1 |
network_name_str |
Diálogos Possíveis |
repository_id_str |
|
spelling |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASILFormação docente;Práticas Pedagógicas;Formação e Legislação.A partir de uma pesquisa qualitativa de revisões literária e documental, este artigo apresenta um panorama da formação docente no Brasil, desde o início do século XX até os dias de hoje. Neste sentido, tem como objetivo apresentar, a partir de revisões sistemáticas de literatura e documental, como está o panorama da profissionalidade docente em nosso país. Destacam-se as mudanças na educação que ocorreram, conforme as necessidades de cada momento histórico, assim como as mudanças na Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e as metas referentes à formação docente do Plano Nacional de Educação (PNE). Discute-se, ainda, o papel formador de professores, professores atuantes e professores novatos que precisam ser colocados diante de problemas reais. Apresentam-se alguns conceitos de Formação Inicial e Continuada.Diálogos Possíveis2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621Diálogos Possíveis; v. 20 n. 2 (2021): Temas Livres2447-90471677-7603reponame:Diálogos Possíveisinstname:Faculdade Social da Bahia (FSBA)instacron:FSBAporhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621/546Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelanie Bordignon da CruzLuana Priscila WunschAlcelyr Valle Da Costa Neto2022-08-30T17:11:04Zoai:ojs2.revista.grupofaveni.com.br:article/621Revistahttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/PUBhttps://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/oaipritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br2447-90471677-7603opendoar:2022-08-30T17:11:04Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL |
title |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL |
spellingShingle |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL Melanie Bordignon da Cruz Formação docente; Práticas Pedagógicas; Formação e Legislação. |
title_short |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL |
title_full |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL |
title_fullStr |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL |
title_sort |
PANORAMA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL |
author |
Melanie Bordignon da Cruz |
author_facet |
Melanie Bordignon da Cruz Luana Priscila Wunsch Alcelyr Valle Da Costa Neto |
author_role |
author |
author2 |
Luana Priscila Wunsch Alcelyr Valle Da Costa Neto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melanie Bordignon da Cruz Luana Priscila Wunsch Alcelyr Valle Da Costa Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente; Práticas Pedagógicas; Formação e Legislação. |
topic |
Formação docente; Práticas Pedagógicas; Formação e Legislação. |
description |
A partir de uma pesquisa qualitativa de revisões literária e documental, este artigo apresenta um panorama da formação docente no Brasil, desde o início do século XX até os dias de hoje. Neste sentido, tem como objetivo apresentar, a partir de revisões sistemáticas de literatura e documental, como está o panorama da profissionalidade docente em nosso país. Destacam-se as mudanças na educação que ocorreram, conforme as necessidades de cada momento histórico, assim como as mudanças na Lei de Diretrizes de Bases (LDB) e as metas referentes à formação docente do Plano Nacional de Educação (PNE). Discute-se, ainda, o papel formador de professores, professores atuantes e professores novatos que precisam ser colocados diante de problemas reais. Apresentam-se alguns conceitos de Formação Inicial e Continuada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621 |
url |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/621/546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis; v. 20 n. 2 (2021): Temas Livres 2447-9047 1677-7603 reponame:Diálogos Possíveis instname:Faculdade Social da Bahia (FSBA) instacron:FSBA |
instname_str |
Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
instacron_str |
FSBA |
institution |
FSBA |
reponame_str |
Diálogos Possíveis |
collection |
Diálogos Possíveis |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogos Possíveis - Faculdade Social da Bahia (FSBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
pritysantoslima@hotmail.com || suporte@farese.edu.br |
_version_ |
1798313297049550848 |