Émergence de l’individualité dans la pratique ar chaïche du mythe d’Homère à Empédocle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COULOUBARITSIS, LAMBROS
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hypnos
Texto Completo: https://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/46
Resumo: Pretende-se explicitar a emergência da noção de individualidade a partir de Homero e Hesíodo, noção que nos textos míticos é difícil captar em função de outra estrutura do pensamento apanhado nos textos. Posteriormente, será indicado que em Heráclito, Parmênides, Empédocles, tal noção se torna mais complexa e já em Platão e Aristóteles há uma polissemia do lógos que transgride em parte o mito, e tece o campo da metafísica, de modo a pensar-se em uma “substância individual” regida pela ideia de “simplificação”.
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spelling Émergence de l’individualité dans la pratique ar chaïche du mythe d’Homère à EmpédocleThe emergence of individuality in archaic practice from Homers’s myth to EmpedoclesIndividualidadesubjetividademitoLógosIndividualitySubjectivityMythLogosPretende-se explicitar a emergência da noção de individualidade a partir de Homero e Hesíodo, noção que nos textos míticos é difícil captar em função de outra estrutura do pensamento apanhado nos textos. Posteriormente, será indicado que em Heráclito, Parmênides, Empédocles, tal noção se torna mais complexa e já em Platão e Aristóteles há uma polissemia do lógos que transgride em parte o mito, e tece o campo da metafísica, de modo a pensar-se em uma “substância individual” regida pela ideia de “simplificação”. The article aims to explain the emergence of the concept of individuality from Homer and Hesiod on; the concept is difficult to capture from other mythical texts which use a different structure of thought. It is shown that subsequently in Heraclitus, Parmenides and Empedocles this concept becomes more complex and that in Plato and Aristotle there is a polysemy in its logos that transgresses myth in part and combines with the field of metaphysics so that it is thought of as an “individual substance” governed by the idea of “simplification”.Revista HypnosHypnos Journal2010-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/46Revista Hypnos; n. 24 (2010): IndivíduoHypnos Journal; No. 24 (2010): Indivíduo2177-53461413-9138reponame:Hypnosinstname:Faculdade de São Bento (FSB)instacron:FSBporhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/article/view/46/46Copyright (c) 2010 LAMBROS COULOUBARITSISinfo:eu-repo/semantics/openAccessCOULOUBARITSIS, LAMBROS2015-09-05T03:49:49Zoai:ojs.hypnos.org.br:article/46Revistahttps://hypnos.org.br/index.php/hypnosPRIhttps://hypnos.org.br/index.php/hypnos/oairachelgazolla@gmail.com2177-53461413-9138opendoar:2023-01-13T09:46:45.171345Hypnos - Faculdade de São Bento (FSB)false
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