ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziroldo, Lorena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bueno Grizos de Carvalho, Fernanda, Abbas, Katia, de Oliveira Moraes, Romildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761
Resumo: A análise envoltória de dados é uma metodologia utilizada para avaliar a eficiência entre entidades. No ambiente educacional, essa metodologia é amplamente utilizada em decorrência da complexidade do setor, principalmente, em relação aos custos. Considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é identificar o perfil das publicações acadêmicas sobre educação superior que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA) no período de 2009 a 2018, na área de avaliação CAPES de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A coleta de dadosocorreu nas bases: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science. Foram selecionados os artigos que estavam condizentes com as palavras-chaves utilizadas para busca, bem como de acordo com o objetivo do estudo, resultando em uma amostra final de 32 artigos. Como principais resultados, verificou-se que o objetivo mais comum foi Eficiência nas IES e os periódicos com maior publicação foram o Expert Systems With Applications e o Omega. A categoria dos inputs mais utilizada foi Instituição e dos outputs foi Aluno; o modelo mais utilizado foi o BCC e a orientação foi ao output. Esse estudo contribui para literatura e pode proporcionar, por meio dos resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema, agrupando em uma única publicação informações sobre os artigos publicados, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de novas pesquisa que apliquem a metodologia DEA na educação superior.
id FUNDACE-11_584a906f90a2380b15046c133b586627
oai_identifier_str oai::article/761
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIORCiências Sociais Aplicada; ContabilidadeDEA; Ensino Superior; Revisão SistemáticaA análise envoltória de dados é uma metodologia utilizada para avaliar a eficiência entre entidades. No ambiente educacional, essa metodologia é amplamente utilizada em decorrência da complexidade do setor, principalmente, em relação aos custos. Considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é identificar o perfil das publicações acadêmicas sobre educação superior que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA) no período de 2009 a 2018, na área de avaliação CAPES de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A coleta de dadosocorreu nas bases: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science. Foram selecionados os artigos que estavam condizentes com as palavras-chaves utilizadas para busca, bem como de acordo com o objetivo do estudo, resultando em uma amostra final de 32 artigos. Como principais resultados, verificou-se que o objetivo mais comum foi Eficiência nas IES e os periódicos com maior publicação foram o Expert Systems With Applications e o Omega. A categoria dos inputs mais utilizada foi Instituição e dos outputs foi Aluno; o modelo mais utilizado foi o BCC e a orientação foi ao output. Esse estudo contribui para literatura e pode proporcionar, por meio dos resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema, agrupando em uma única publicação informações sobre os artigos publicados, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de novas pesquisa que apliquem a metodologia DEA na educação superior.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaCAPESZiroldo, LorenaBueno Grizos de Carvalho, FernandaAbbas, Katiade Oliveira Moraes, Romildo2022-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemáticaapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/76110.13059/racef.v13i1.761Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 1 (2022)2178-763810.13059/racef.v13i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761/pdf_159https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/472https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/47310.13059/racef.v13i1.761.s47210.13059/racef.v13i1.761.s473Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-28T21:50:31Zoai::article/761Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2022-04-28T21:50:31Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ziroldo, Lorena
Ciências Sociais Aplicada; Contabilidade
DEA; Ensino Superior; Revisão Sistemática
title_short ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Ziroldo, Lorena
author_facet Ziroldo, Lorena
Bueno Grizos de Carvalho, Fernanda
Abbas, Katia
de Oliveira Moraes, Romildo
author_role author
author2 Bueno Grizos de Carvalho, Fernanda
Abbas, Katia
de Oliveira Moraes, Romildo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziroldo, Lorena
Bueno Grizos de Carvalho, Fernanda
Abbas, Katia
de Oliveira Moraes, Romildo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicada; Contabilidade
DEA; Ensino Superior; Revisão Sistemática
topic Ciências Sociais Aplicada; Contabilidade
DEA; Ensino Superior; Revisão Sistemática
description A análise envoltória de dados é uma metodologia utilizada para avaliar a eficiência entre entidades. No ambiente educacional, essa metodologia é amplamente utilizada em decorrência da complexidade do setor, principalmente, em relação aos custos. Considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é identificar o perfil das publicações acadêmicas sobre educação superior que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA) no período de 2009 a 2018, na área de avaliação CAPES de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A coleta de dadosocorreu nas bases: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science. Foram selecionados os artigos que estavam condizentes com as palavras-chaves utilizadas para busca, bem como de acordo com o objetivo do estudo, resultando em uma amostra final de 32 artigos. Como principais resultados, verificou-se que o objetivo mais comum foi Eficiência nas IES e os periódicos com maior publicação foram o Expert Systems With Applications e o Omega. A categoria dos inputs mais utilizada foi Instituição e dos outputs foi Aluno; o modelo mais utilizado foi o BCC e a orientação foi ao output. Esse estudo contribui para literatura e pode proporcionar, por meio dos resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema, agrupando em uma única publicação informações sobre os artigos publicados, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de novas pesquisa que apliquem a metodologia DEA na educação superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão sistemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761
10.13059/racef.v13i1.761
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761
identifier_str_mv 10.13059/racef.v13i1.761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761/pdf_159
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/472
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/473
10.13059/racef.v13i1.761.s472
10.13059/racef.v13i1.761.s473
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 1 (2022)
2178-7638
10.13059/racef.v13i1
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945282813067264