Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira-Santos, Joene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues Malaquias, Vivian Nathalia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5816
Resumo: Procrastinação acadêmica refere-se ao atraso ou adiamento voluntário de atividades, mesmo que tal atitude cause dificuldades maiores a longo prazo. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura para examinar a procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros. Buscas foram realizadas em setembro de 2020 utilizando a expressão “procrastinação acadêmica” nas bases Periódicos CAPES, BVS, DOAJ, Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados 16 artigos empíricos cujo foco era a procrastinação acadêmica em estudantes universitários brasileiros. Verificou-se que procrastinação é um fenômeno frequente entre estudantes universitários e pode ser motivado por diferentes fatores (sentimentos de ansiedade e incapacidade diante da tarefa, percepção de dificuldade da tarefa, quantidade de tarefas a serem realizadas e significado atribuído à tarefa). Os resultados apresentados podem contribuir para subsidiar ações destinadas a auxiliar estudantes universitários a lidar com esse problema.
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