ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761 |
Resumo: | A análise envoltória de dados é uma metodologia utilizada para avaliar a eficiência entre entidades. No ambiente educacional, essa metodologia é amplamente utilizada em decorrência da complexidade do setor, principalmente, em relação aos custos. Considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é identificar o perfil das publicações acadêmicas sobre educação superior que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA) no período de 2009 a 2018, na área de avaliação CAPES de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A coleta de dadosocorreu nas bases: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science. Foram selecionados os artigos que estavam condizentes com as palavras-chaves utilizadas para busca, bem como de acordo com o objetivo do estudo, resultando em uma amostra final de 32 artigos. Como principais resultados, verificou-se que o objetivo mais comum foi Eficiência nas IES e os periódicos com maior publicação foram o Expert Systems With Applications e o Omega. A categoria dos inputs mais utilizada foi Instituição e dos outputs foi Aluno; o modelo mais utilizado foi o BCC e a orientação foi ao output. Esse estudo contribui para literatura e pode proporcionar, por meio dos resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema, agrupando em uma única publicação informações sobre os artigos publicados, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de novas pesquisa que apliquem a metodologia DEA na educação superior. |
id |
FUNDACE-11_584a906f90a2380b15046c133b586627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/761 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIORCiências Sociais Aplicada; ContabilidadeDEA; Ensino Superior; Revisão SistemáticaA análise envoltória de dados é uma metodologia utilizada para avaliar a eficiência entre entidades. No ambiente educacional, essa metodologia é amplamente utilizada em decorrência da complexidade do setor, principalmente, em relação aos custos. Considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é identificar o perfil das publicações acadêmicas sobre educação superior que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA) no período de 2009 a 2018, na área de avaliação CAPES de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A coleta de dadosocorreu nas bases: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science. Foram selecionados os artigos que estavam condizentes com as palavras-chaves utilizadas para busca, bem como de acordo com o objetivo do estudo, resultando em uma amostra final de 32 artigos. Como principais resultados, verificou-se que o objetivo mais comum foi Eficiência nas IES e os periódicos com maior publicação foram o Expert Systems With Applications e o Omega. A categoria dos inputs mais utilizada foi Instituição e dos outputs foi Aluno; o modelo mais utilizado foi o BCC e a orientação foi ao output. Esse estudo contribui para literatura e pode proporcionar, por meio dos resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema, agrupando em uma única publicação informações sobre os artigos publicados, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de novas pesquisa que apliquem a metodologia DEA na educação superior.Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaCAPESZiroldo, LorenaBueno Grizos de Carvalho, FernandaAbbas, Katiade Oliveira Moraes, Romildo2022-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão sistemáticaapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/76110.13059/racef.v13i1.761Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 1 (2022)2178-763810.13059/racef.v13i1reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761/pdf_159https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/472https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/47310.13059/racef.v13i1.761.s47210.13059/racef.v13i1.761.s473Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-28T21:50:31Zoai::article/761Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2022-04-28T21:50:31Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
spellingShingle |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Ziroldo, Lorena Ciências Sociais Aplicada; Contabilidade DEA; Ensino Superior; Revisão Sistemática |
title_short |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_fullStr |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_sort |
ANÁLISE DO USO DA DEA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
author |
Ziroldo, Lorena |
author_facet |
Ziroldo, Lorena Bueno Grizos de Carvalho, Fernanda Abbas, Katia de Oliveira Moraes, Romildo |
author_role |
author |
author2 |
Bueno Grizos de Carvalho, Fernanda Abbas, Katia de Oliveira Moraes, Romildo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ziroldo, Lorena Bueno Grizos de Carvalho, Fernanda Abbas, Katia de Oliveira Moraes, Romildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicada; Contabilidade DEA; Ensino Superior; Revisão Sistemática |
topic |
Ciências Sociais Aplicada; Contabilidade DEA; Ensino Superior; Revisão Sistemática |
description |
A análise envoltória de dados é uma metodologia utilizada para avaliar a eficiência entre entidades. No ambiente educacional, essa metodologia é amplamente utilizada em decorrência da complexidade do setor, principalmente, em relação aos custos. Considerando a importância do tema, o objetivo do estudo é identificar o perfil das publicações acadêmicas sobre educação superior que utilizaram a Análise Envoltória de Dados (DEA) no período de 2009 a 2018, na área de avaliação CAPES de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A coleta de dadosocorreu nas bases: Science Direct, Scopus, Emerald e Web of Science. Foram selecionados os artigos que estavam condizentes com as palavras-chaves utilizadas para busca, bem como de acordo com o objetivo do estudo, resultando em uma amostra final de 32 artigos. Como principais resultados, verificou-se que o objetivo mais comum foi Eficiência nas IES e os periódicos com maior publicação foram o Expert Systems With Applications e o Omega. A categoria dos inputs mais utilizada foi Instituição e dos outputs foi Aluno; o modelo mais utilizado foi o BCC e a orientação foi ao output. Esse estudo contribui para literatura e pode proporcionar, por meio dos resultados, identificação de lacunas de pesquisa a serem preenchidas sobre o tema, agrupando em uma única publicação informações sobre os artigos publicados, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de novas pesquisa que apliquem a metodologia DEA na educação superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão sistemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761 10.13059/racef.v13i1.761 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v13i1.761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/761/pdf_159 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/472 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/761/473 10.13059/racef.v13i1.761.s472 10.13059/racef.v13i1.761.s473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 13, n. 1 (2022) 2178-7638 10.13059/racef.v13i1 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945282813067264 |