NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4533 |
Resumo: | O Pronunciamento Conceitual Básico (CPC 00) é composto por um conjunto de conceitos e características qualitativas que servem como pilar para o desenvolvimento de novos pronunciamentos contábeis e para fundamentar o processo de escolhas contábeis. O caráter eminentemente preditivo da informação contábil no âmbito das International Financial Reporting Standards (IFRS) traz a necessidade do desenvolvimento de capacitações para o exercício do julgamento e para a realização de estimativas relevantes na preparação das demonstrações financeiras. Assim, o ensino em contabilidade deveria começar pela Estrutura Conceitual (EC). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública mineira quanto ao conteúdo do CPC 00. Participaram da investigação 198 alunos que já haviam cursado ou que estavam cursando a disciplina de Teoria da Contabilidade (oferecida no sexto período do curso) no primeiro semestre letivo de 2013. Os resultados sugerem baixo nível de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo da EC. Das dez questões específicas sobre esse tema, a média de acertos foi de 4,2 questões. Além disso, os alunos do sexto e do sétimo período apresentaram nível de conhecimento significativamente superior ao daqueles alunos de períodos posteriores. Isto pode ser explicado por três principais fatores: 1) falta de educação continuada dos discentes; 2) curva de aprendizagem no ensino da EC, uma vez que os alunos do oitavo, nono e décimo períodos discutiram esse conteúdo no segundo ano de adoção obrigatória das normas internacionais de contabilidade. 3) a filosofia contida na EC e nas normas internacionais de contabilidade é mais bem aceita por graduandos no início do curso, principalmente aqueles que não foram expostos à padrões contábeis baseados em regas e que não exigiam o julgamento profissional. |
id |
FURB-5_9e0e77147f990c8b96ab18a504e3ab42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/4533 |
network_acronym_str |
FURB-5 |
network_name_str |
Revista Universo Contábil |
repository_id_str |
|
spelling |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICOEducação contábilPronunciamento Conceitual BásicoEstrutura Conceitual.O Pronunciamento Conceitual Básico (CPC 00) é composto por um conjunto de conceitos e características qualitativas que servem como pilar para o desenvolvimento de novos pronunciamentos contábeis e para fundamentar o processo de escolhas contábeis. O caráter eminentemente preditivo da informação contábil no âmbito das International Financial Reporting Standards (IFRS) traz a necessidade do desenvolvimento de capacitações para o exercício do julgamento e para a realização de estimativas relevantes na preparação das demonstrações financeiras. Assim, o ensino em contabilidade deveria começar pela Estrutura Conceitual (EC). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública mineira quanto ao conteúdo do CPC 00. Participaram da investigação 198 alunos que já haviam cursado ou que estavam cursando a disciplina de Teoria da Contabilidade (oferecida no sexto período do curso) no primeiro semestre letivo de 2013. Os resultados sugerem baixo nível de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo da EC. Das dez questões específicas sobre esse tema, a média de acertos foi de 4,2 questões. Além disso, os alunos do sexto e do sétimo período apresentaram nível de conhecimento significativamente superior ao daqueles alunos de períodos posteriores. Isto pode ser explicado por três principais fatores: 1) falta de educação continuada dos discentes; 2) curva de aprendizagem no ensino da EC, uma vez que os alunos do oitavo, nono e décimo períodos discutiram esse conteúdo no segundo ano de adoção obrigatória das normas internacionais de contabilidade. 3) a filosofia contida na EC e nas normas internacionais de contabilidade é mais bem aceita por graduandos no início do curso, principalmente aqueles que não foram expostos à padrões contábeis baseados em regas e que não exigiam o julgamento profissional.Universidade Regional de Blumenau2016-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4533Revista Universo Contábil; v. 12 n. 1 (2016); 87-1041809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4533/3224Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Igor VieiraMarques, Alessandra Vieira CunhaCosta, Patrícia de Souza2022-07-21T03:22:16Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4533Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:22:16Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO |
title |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO |
spellingShingle |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO Nunes, Igor Vieira Educação contábil Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual. |
title_short |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO |
title_full |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO |
title_fullStr |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO |
title_full_unstemmed |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO |
title_sort |
NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS DISCENTES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO |
author |
Nunes, Igor Vieira |
author_facet |
Nunes, Igor Vieira Marques, Alessandra Vieira Cunha Costa, Patrícia de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Alessandra Vieira Cunha Costa, Patrícia de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Igor Vieira Marques, Alessandra Vieira Cunha Costa, Patrícia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação contábil Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual. |
topic |
Educação contábil Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual. |
description |
O Pronunciamento Conceitual Básico (CPC 00) é composto por um conjunto de conceitos e características qualitativas que servem como pilar para o desenvolvimento de novos pronunciamentos contábeis e para fundamentar o processo de escolhas contábeis. O caráter eminentemente preditivo da informação contábil no âmbito das International Financial Reporting Standards (IFRS) traz a necessidade do desenvolvimento de capacitações para o exercício do julgamento e para a realização de estimativas relevantes na preparação das demonstrações financeiras. Assim, o ensino em contabilidade deveria começar pela Estrutura Conceitual (EC). Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública mineira quanto ao conteúdo do CPC 00. Participaram da investigação 198 alunos que já haviam cursado ou que estavam cursando a disciplina de Teoria da Contabilidade (oferecida no sexto período do curso) no primeiro semestre letivo de 2013. Os resultados sugerem baixo nível de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo da EC. Das dez questões específicas sobre esse tema, a média de acertos foi de 4,2 questões. Além disso, os alunos do sexto e do sétimo período apresentaram nível de conhecimento significativamente superior ao daqueles alunos de períodos posteriores. Isto pode ser explicado por três principais fatores: 1) falta de educação continuada dos discentes; 2) curva de aprendizagem no ensino da EC, uma vez que os alunos do oitavo, nono e décimo períodos discutiram esse conteúdo no segundo ano de adoção obrigatória das normas internacionais de contabilidade. 3) a filosofia contida na EC e nas normas internacionais de contabilidade é mais bem aceita por graduandos no início do curso, principalmente aqueles que não foram expostos à padrões contábeis baseados em regas e que não exigiam o julgamento profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4533 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4533/3224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil; v. 12 n. 1 (2016); 87-104 1809-3337 1809-3337 reponame:Revista Universo Contábil instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Revista Universo Contábil |
collection |
Revista Universo Contábil |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universocontabil@furb.br |
_version_ |
1798945116841312256 |