COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ígor Figueirêdo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Axiole, Arianne Raquel, Melo, Clayton Levy Lima de, Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo medir o nível de conhecimento de docentes de Ciências Contábeis de programas de graduação do estado do Rio Grande do Norte sobre a Estrutura Conceitual Básica. A metodologia do trabalho se caracteriza como descritiva-qualitativa. Para tanto, foi elaborado um questionário online em escala Likert de cinco pontos.Como resultado, destaca-se que o nível de conhecimento dos docentes sobre a Estrutura Conceitual é considerado alto. A importância da Estrutura Conceitual e a frequência que o assunto deve ser discutido em sala de aula são consideradas, por parte dos docentes, alta. Ainda assim, 69% dos entrevistados nunca realizou pesquisas relacionadas à estrutura. Outro resultado foi que o nível de conhecimento dos docentes sobre o assunto não varia de acordo com a região, instituição de ensino (pública ou privada) e disciplinas que lecionam.
id IFRN-3_4b63398929ab3e2e696a57265061ebed
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5965
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICAContabilidadeEstrutura ConceitualNível de compreensão.O presente trabalho teve como objetivo medir o nível de conhecimento de docentes de Ciências Contábeis de programas de graduação do estado do Rio Grande do Norte sobre a Estrutura Conceitual Básica. A metodologia do trabalho se caracteriza como descritiva-qualitativa. Para tanto, foi elaborado um questionário online em escala Likert de cinco pontos.Como resultado, destaca-se que o nível de conhecimento dos docentes sobre a Estrutura Conceitual é considerado alto. A importância da Estrutura Conceitual e a frequência que o assunto deve ser discutido em sala de aula são consideradas, por parte dos docentes, alta. Ainda assim, 69% dos entrevistados nunca realizou pesquisas relacionadas à estrutura. Outro resultado foi que o nível de conhecimento dos docentes sobre o assunto não varia de acordo com a região, instituição de ensino (pública ou privada) e disciplinas que lecionam.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/596510.15628/holos.2018.5965HOLOS; v. 1 (2018); 180-1921807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Ígor FigueirêdoAxiole, Arianne RaquelMelo, Clayton Levy Lima deLucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira2022-05-01T19:32:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5965Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:32:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
title COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
spellingShingle COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
Leite, Ígor Figueirêdo
Contabilidade
Estrutura Conceitual
Nível de compreensão.
title_short COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
title_full COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
title_fullStr COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
title_full_unstemmed COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
title_sort COMPREENSÃO DE DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA
author Leite, Ígor Figueirêdo
author_facet Leite, Ígor Figueirêdo
Axiole, Arianne Raquel
Melo, Clayton Levy Lima de
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
author_role author
author2 Axiole, Arianne Raquel
Melo, Clayton Levy Lima de
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ígor Figueirêdo
Axiole, Arianne Raquel
Melo, Clayton Levy Lima de
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Estrutura Conceitual
Nível de compreensão.
topic Contabilidade
Estrutura Conceitual
Nível de compreensão.
description O presente trabalho teve como objetivo medir o nível de conhecimento de docentes de Ciências Contábeis de programas de graduação do estado do Rio Grande do Norte sobre a Estrutura Conceitual Básica. A metodologia do trabalho se caracteriza como descritiva-qualitativa. Para tanto, foi elaborado um questionário online em escala Likert de cinco pontos.Como resultado, destaca-se que o nível de conhecimento dos docentes sobre a Estrutura Conceitual é considerado alto. A importância da Estrutura Conceitual e a frequência que o assunto deve ser discutido em sala de aula são consideradas, por parte dos docentes, alta. Ainda assim, 69% dos entrevistados nunca realizou pesquisas relacionadas à estrutura. Outro resultado foi que o nível de conhecimento dos docentes sobre o assunto não varia de acordo com a região, instituição de ensino (pública ou privada) e disciplinas que lecionam.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965
10.15628/holos.2018.5965
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.5965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5965/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2018); 180-192
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623650705408