O espanhol no programa idioma sem fronteiras na Universidade Federal do Maranhão: uma análise de experiência do ensino do espanhol para a internacionalização acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Thiago Augusto dos Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8397
Resumo: Este artigo tem a finalidade de analisar a experiência recente da implementação da língua espanhola no Programa Idioma Sem Fronteiras na Universidade Federal do Maranhão para atender às necessidades de mobilidade acadêmica dos alunos da graduação, técnicos-administrativos e professores de outras áreas de conhecimento. O curso tem o objetivo de desenvolver as habilidades linguísticas fundamentais para a comunicação em eventos acadêmicos internacionais e a preparação para exames de certificação internacional de aprendizagem do espanhol como o DELE e o SIELE, além de favorecer o contato da comunidade acadêmica com a cultura e a produção científica dos países de língua espanhola. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, um estudo de caso situacional, por meio da análise da perspectiva dos sujeitos participantes do curso Bem-Vindo ao Espanhol: língua Internacional, da proposta didática utilizada pelo Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Maranhão e do material produzido pelo Núcleo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas de nível A1. Para a realização da análise de experiência docente, este trabalho ampara-se nos novos estudos de letramentos para a aprendizagem de línguas, segundo Street (2004) e Heath (2004),  as práticas de letramento são atividades generalizadoras e abstratas no que se referem aos comportamentos relacionados com o uso da leitura e da escrita em contextos específicos de comunicação e na orientação da avaliação das habilidades linguísticas do MCER (2002). Essa experiência permitiu que, no decorrer do processo, houvesse uma percepção de aprendizagem do idioma voltada para a diversidade linguística do espanhol e para as necessidades de integração acadêmica dos estudantes universitários a nível internacional.
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