O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: ANÁLISE DO CONTEXTO MICROPOLÍTICO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44181 |
Resumo: | O presente artigo aborda as interfaces entre a implementação do Ensino Médio Politécnico, o trabalho docente dos professores de Educação Física e a micropolítica escolar. A articulação destes fenômenos foi compreendida a partir de uma etnografia realizada de junho de 2014 a março de 2015 em uma escola estadual na cidade de Camaquã/RS que se valeu de um diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos como fonte de informações. Os objetivos estabelecidos para este estudo foram: analisar o processo de implementação do Ensino Médio Politécnico, no contexto da escola pública estadual no Rio Grande do Sul, identificar que transformações a implementação do Ensino Médio Politécnico promove no trabalho docente e compreender como implementação de uma reestruturação curricular e o contexto micropolítico se inter-relacionam. Gestada em uma esfera macropolítica a implementação do Ensino Médio Politécnico tem sido tema de análise e discussões, o que nos leva a questionar a influência da macropolítica sobre a micropolítica e consequentemente ao trabalho docente. Compreendemos com este estudo que os princípios que orientaram a proposta de implementação do Ensino Médio Politécnico foram adaptados pelo professorado. Especificamente os professores de Educação Física, que trabalham no contexto estudado, mostraram resistência à proposta de construir um trabalho interdisciplinar, a partir desta reestruturação proposta pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. |
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O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: ANÁLISE DO CONTEXTO MICROPOLÍTICOEnsino Médio PolitécnicoMicropolítica escolarTrabalho Docente.O presente artigo aborda as interfaces entre a implementação do Ensino Médio Politécnico, o trabalho docente dos professores de Educação Física e a micropolítica escolar. A articulação destes fenômenos foi compreendida a partir de uma etnografia realizada de junho de 2014 a março de 2015 em uma escola estadual na cidade de Camaquã/RS que se valeu de um diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos como fonte de informações. Os objetivos estabelecidos para este estudo foram: analisar o processo de implementação do Ensino Médio Politécnico, no contexto da escola pública estadual no Rio Grande do Sul, identificar que transformações a implementação do Ensino Médio Politécnico promove no trabalho docente e compreender como implementação de uma reestruturação curricular e o contexto micropolítico se inter-relacionam. Gestada em uma esfera macropolítica a implementação do Ensino Médio Politécnico tem sido tema de análise e discussões, o que nos leva a questionar a influência da macropolítica sobre a micropolítica e consequentemente ao trabalho docente. Compreendemos com este estudo que os princípios que orientaram a proposta de implementação do Ensino Médio Politécnico foram adaptados pelo professorado. Especificamente os professores de Educação Física, que trabalham no contexto estudado, mostraram resistência à proposta de construir um trabalho interdisciplinar, a partir desta reestruturação proposta pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa etnográficaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4418110.5216/rpp.v20i4.44181Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/44181/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Brasil de Borba, JônatasPereira Pontes, Maicon FelipeSchultz Wittizorecki, Elisandro2018-04-26T16:42:08Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/44181Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:16.480220Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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