O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: ANÁLISE DO CONTEXTO MICROPOLÍTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Brasil de Borba, Jônatas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira Pontes, Maicon Felipe, Schultz Wittizorecki, Elisandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44181
Resumo: O presente artigo aborda as interfaces entre a implementação do Ensino Médio Politécnico, o trabalho docente dos professores de Educação Física e a micropolítica escolar. A articulação destes fenômenos foi compreendida a partir de uma etnografia realizada de junho de 2014 a março de 2015 em uma escola estadual na cidade de Camaquã/RS que se valeu de um diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos como fonte de informações. Os objetivos estabelecidos para este estudo foram: analisar o processo de implementação do Ensino Médio Politécnico, no contexto da escola pública estadual no Rio Grande do Sul, identificar que transformações a implementação do Ensino Médio Politécnico promove no trabalho docente e compreender como implementação de uma reestruturação curricular e o contexto micropolítico se inter-relacionam. Gestada em uma esfera macropolítica a implementação do Ensino Médio Politécnico tem sido tema de análise e discussões, o que nos leva a questionar a influência da macropolítica sobre a micropolítica e consequentemente ao trabalho docente. Compreendemos com este estudo que os princípios que orientaram a proposta de implementação do Ensino Médio Politécnico foram adaptados pelo professorado. Especificamente os professores de Educação Física, que trabalham no contexto estudado, mostraram resistência à proposta de construir um trabalho interdisciplinar, a partir desta reestruturação proposta pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.
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