Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2689 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente dos professores de Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. O objetivo do estudo foi identificar que disputas e alianças ocorrem nas relações entre os diferentes atores no cenário escolar e compreender como estes movimentos se configuram e produzem efeitos no trabalho docente dos professores de Educação Física. Metodologicamente realizamos um estudo qualitativo e descritivo em duas escolas públicas estaduais na cidade de Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas a partir de observações – registradas no diário de campo – e de entrevistas semiestruturadas, tendo como colaboradoras do estudo, três professoras de Educação Física. O trabalho de campo realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e as informações obtidas foram discutidas através da análise de conteúdo. O estudo nos permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações que atravessam a escola. Nesse sentido, o professorado de Educação Física pode se posicionar como aprendente em relação às dinâmicas da micropolítica escolar. Tais dinâmicas são peculiares a cada escola e desafiam os docentes a operarem de forma sensível e transformadora com os interesses dos partícipes da comunidade escolar e com seus projetos e pressupostos pedagógicos. |
id |
UFGD-8_ffe8800ac8e6dde7a22558b3f43ad224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2689 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e aliançasEducação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente. Pesquisa Qualitativa.O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente dos professores de Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. O objetivo do estudo foi identificar que disputas e alianças ocorrem nas relações entre os diferentes atores no cenário escolar e compreender como estes movimentos se configuram e produzem efeitos no trabalho docente dos professores de Educação Física. Metodologicamente realizamos um estudo qualitativo e descritivo em duas escolas públicas estaduais na cidade de Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas a partir de observações – registradas no diário de campo – e de entrevistas semiestruturadas, tendo como colaboradoras do estudo, três professoras de Educação Física. O trabalho de campo realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e as informações obtidas foram discutidas através da análise de conteúdo. O estudo nos permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações que atravessam a escola. Nesse sentido, o professorado de Educação Física pode se posicionar como aprendente em relação às dinâmicas da micropolítica escolar. Tais dinâmicas são peculiares a cada escola e desafiam os docentes a operarem de forma sensível e transformadora com os interesses dos partícipes da comunidade escolar e com seus projetos e pressupostos pedagógicos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2689Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 2 (2013); 59-772318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2689/1715Borba, Jônatas da Costa Brasil deWittizorecki, Elisandro SchultzBossle, Fabianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:39:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2689Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:39:01Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças |
title |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças |
spellingShingle |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças Borba, Jônatas da Costa Brasil de Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente. Pesquisa Qualitativa. |
title_short |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças |
title_full |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças |
title_fullStr |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças |
title_full_unstemmed |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças |
title_sort |
Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças |
author |
Borba, Jônatas da Costa Brasil de |
author_facet |
Borba, Jônatas da Costa Brasil de Wittizorecki, Elisandro Schultz Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Jônatas da Costa Brasil de Wittizorecki, Elisandro Schultz Bossle, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente. Pesquisa Qualitativa. |
topic |
Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente. Pesquisa Qualitativa. |
description |
O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente dos professores de Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. O objetivo do estudo foi identificar que disputas e alianças ocorrem nas relações entre os diferentes atores no cenário escolar e compreender como estes movimentos se configuram e produzem efeitos no trabalho docente dos professores de Educação Física. Metodologicamente realizamos um estudo qualitativo e descritivo em duas escolas públicas estaduais na cidade de Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas a partir de observações – registradas no diário de campo – e de entrevistas semiestruturadas, tendo como colaboradoras do estudo, três professoras de Educação Física. O trabalho de campo realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e as informações obtidas foram discutidas através da análise de conteúdo. O estudo nos permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações que atravessam a escola. Nesse sentido, o professorado de Educação Física pode se posicionar como aprendente em relação às dinâmicas da micropolítica escolar. Tais dinâmicas são peculiares a cada escola e desafiam os docentes a operarem de forma sensível e transformadora com os interesses dos partícipes da comunidade escolar e com seus projetos e pressupostos pedagógicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2689 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2689/1715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 2 (2013); 59-77 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831169998815232 |