MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691 |
Resumo: | Resumo Os estudos sobre multiculturalismo têm contribuído sobremaneira para repensarmos a formação docente. Todavia urge ultrapassarmos os discursos que o qualificam apenas como panaceia. Neste texto exploramos o conceito não como remédio para todos os males, mas como possibilidades de nos posicionarmos no mundo diante das múltiplas culturas que o compõe e na contramão de discursos hegemônicos que inferiorizam culturas não brancas, não eurocêntricas. Construir no contexto da formação docente textos mais democráticos, mais inclusivos, menos etnocêntricos, menos preconceituosos, são apenas alguns dos desafios suscitados pelo multiculturalismo e que os currículos que formam professores têm de lidar permanentemente. O multiculturalismo como entendemos é uma proposta de democratização que respeita e inclui pluralismos, fundamentalmente éticos uma vez que a cultura é variada e multiforme, que questiona os discursos essencialistas identitários, que busca construir sociedades mais justas e igualitárias. |
id |
FURG-12_2bb0bcfa1fdda3f7454235bc2bd5ee00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11691 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕESPalavras chavemulticulturalismocurrículoseducação multiculturalformação docente.Resumo Os estudos sobre multiculturalismo têm contribuído sobremaneira para repensarmos a formação docente. Todavia urge ultrapassarmos os discursos que o qualificam apenas como panaceia. Neste texto exploramos o conceito não como remédio para todos os males, mas como possibilidades de nos posicionarmos no mundo diante das múltiplas culturas que o compõe e na contramão de discursos hegemônicos que inferiorizam culturas não brancas, não eurocêntricas. Construir no contexto da formação docente textos mais democráticos, mais inclusivos, menos etnocêntricos, menos preconceituosos, são apenas alguns dos desafios suscitados pelo multiculturalismo e que os currículos que formam professores têm de lidar permanentemente. O multiculturalismo como entendemos é uma proposta de democratização que respeita e inclui pluralismos, fundamentalmente éticos uma vez que a cultura é variada e multiforme, que questiona os discursos essencialistas identitários, que busca construir sociedades mais justas e igualitárias.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1169110.14295/rds.v22i2.11691Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS; 103-1161809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691/8804Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Regina Célia doANADON, SIMONE BARRETO2024-02-22T22:48:49Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11691Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:48:49Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES |
title |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES |
spellingShingle |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES Couto, Regina Célia do Palavras chave multiculturalismo currículos educação multicultural formação docente. |
title_short |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES |
title_full |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES |
title_fullStr |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES |
title_full_unstemmed |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES |
title_sort |
MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES |
author |
Couto, Regina Célia do |
author_facet |
Couto, Regina Célia do ANADON, SIMONE BARRETO |
author_role |
author |
author2 |
ANADON, SIMONE BARRETO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Regina Célia do ANADON, SIMONE BARRETO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras chave multiculturalismo currículos educação multicultural formação docente. |
topic |
Palavras chave multiculturalismo currículos educação multicultural formação docente. |
description |
Resumo Os estudos sobre multiculturalismo têm contribuído sobremaneira para repensarmos a formação docente. Todavia urge ultrapassarmos os discursos que o qualificam apenas como panaceia. Neste texto exploramos o conceito não como remédio para todos os males, mas como possibilidades de nos posicionarmos no mundo diante das múltiplas culturas que o compõe e na contramão de discursos hegemônicos que inferiorizam culturas não brancas, não eurocêntricas. Construir no contexto da formação docente textos mais democráticos, mais inclusivos, menos etnocêntricos, menos preconceituosos, são apenas alguns dos desafios suscitados pelo multiculturalismo e que os currículos que formam professores têm de lidar permanentemente. O multiculturalismo como entendemos é uma proposta de democratização que respeita e inclui pluralismos, fundamentalmente éticos uma vez que a cultura é variada e multiforme, que questiona os discursos essencialistas identitários, que busca construir sociedades mais justas e igualitárias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691 10.14295/rds.v22i2.11691 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i2.11691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691/8804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: TEXTOS E CONTEXTOS DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS; 103-116 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938414698496 |