APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836 |
Resumo: | É com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020 |
id |
FURG-12_3b4d3405ffb562087221fdf64e03f8d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11836 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃOFormação de Professores Educação a Distância Educação PresencialÉ com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183610.14295/rds.v22i1.11836Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 7-81809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836/8537Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rita de Cássia Greccodos Santos, Rejane Rosaria GreccoVieira, Maurício Aires2024-04-03T22:17:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11836Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-04-03T22:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO dos Santos, Rita de Cássia Grecco Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
dos Santos, Rita de Cássia Grecco |
author_facet |
dos Santos, Rita de Cássia Grecco dos Santos, Rejane Rosaria Grecco Vieira, Maurício Aires |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Rejane Rosaria Grecco Vieira, Maurício Aires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Rita de Cássia Grecco dos Santos, Rejane Rosaria Grecco Vieira, Maurício Aires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial |
topic |
Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial |
description |
É com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836 10.14295/rds.v22i1.11836 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v22i1.11836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836/8537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 7-8 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938429378560 |