EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo desenvolver um panorama da Educação a Distância (EaD), na última década, e compreender as atribuições e o papel do tutor presencial que atua no processo de mediação pedagógica, nas licenciaturas de uma instituição privada que oferta cursos a distância. Em razão do caráter qualitativo da pesquisa, fizemos um estudo de caso por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A amostra dos sujeitos inquiridos foi constituída, na primeira parte, por 22 tutores presenciais que atuam em diversas áreas do conhecimento. Eles responderam um questionário com 28 questões relacionadas à formação acadêmica, à mediação pedagógica e ao uso das tecnologias digitais. Na etapa das entrevistas, participaram 4 tutoras presenciais dos cursos de Pedagogia, Matemática e Artes Visuais. Os resultados da investigação demonstraram que os tutores presenciais exercem função docente, porém, no início da atuação, eles não compreendem os seus papéis na mediação pedagógica na EaD. Os profissionais também apontaram que as formações iniciais e continuadas não suprem as necessidades da prática da tutoria, em especial a formação ofertada pela instituição que, segundo os tutores, é muito descontextualizada em relação à realidade que eles vivenciam na prática. |
id |
UNIMES-1_8c9140e115571e8e53f8bfe86b6d484c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1206 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADAEducação a Distância; TutoriaEducação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada.Este estudo tem por objetivo desenvolver um panorama da Educação a Distância (EaD), na última década, e compreender as atribuições e o papel do tutor presencial que atua no processo de mediação pedagógica, nas licenciaturas de uma instituição privada que oferta cursos a distância. Em razão do caráter qualitativo da pesquisa, fizemos um estudo de caso por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A amostra dos sujeitos inquiridos foi constituída, na primeira parte, por 22 tutores presenciais que atuam em diversas áreas do conhecimento. Eles responderam um questionário com 28 questões relacionadas à formação acadêmica, à mediação pedagógica e ao uso das tecnologias digitais. Na etapa das entrevistas, participaram 4 tutoras presenciais dos cursos de Pedagogia, Matemática e Artes Visuais. Os resultados da investigação demonstraram que os tutores presenciais exercem função docente, porém, no início da atuação, eles não compreendem os seus papéis na mediação pedagógica na EaD. Os profissionais também apontaram que as formações iniciais e continuadas não suprem as necessidades da prática da tutoria, em especial a formação ofertada pela instituição que, segundo os tutores, é muito descontextualizada em relação à realidade que eles vivenciam na prática.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCosta, Lorena AndradeFerreira, Andréia de Assis2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206/1085https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/493https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/494https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/495Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T22:57:22Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1206Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-10-06T22:57:22Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA |
title |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA Costa, Lorena Andrade Educação a Distância; Tutoria Educação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada. |
title_short |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA |
title_full |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA |
title_sort |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA |
author |
Costa, Lorena Andrade |
author_facet |
Costa, Lorena Andrade Ferreira, Andréia de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Andréia de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Lorena Andrade Ferreira, Andréia de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância; Tutoria Educação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada. |
topic |
Educação a Distância; Tutoria Educação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada. |
description |
Este estudo tem por objetivo desenvolver um panorama da Educação a Distância (EaD), na última década, e compreender as atribuições e o papel do tutor presencial que atua no processo de mediação pedagógica, nas licenciaturas de uma instituição privada que oferta cursos a distância. Em razão do caráter qualitativo da pesquisa, fizemos um estudo de caso por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A amostra dos sujeitos inquiridos foi constituída, na primeira parte, por 22 tutores presenciais que atuam em diversas áreas do conhecimento. Eles responderam um questionário com 28 questões relacionadas à formação acadêmica, à mediação pedagógica e ao uso das tecnologias digitais. Na etapa das entrevistas, participaram 4 tutoras presenciais dos cursos de Pedagogia, Matemática e Artes Visuais. Os resultados da investigação demonstraram que os tutores presenciais exercem função docente, porém, no início da atuação, eles não compreendem os seus papéis na mediação pedagógica na EaD. Os profissionais também apontaram que as formações iniciais e continuadas não suprem as necessidades da prática da tutoria, em especial a formação ofertada pela instituição que, segundo os tutores, é muito descontextualizada em relação à realidade que eles vivenciam na prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206/1085 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/493 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/494 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274570178560 |