EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lorena Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Andréia de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206
Resumo: Este estudo tem por objetivo desenvolver um panorama da Educação a Distância (EaD), na última década, e compreender as atribuições e o papel do tutor presencial que atua no processo de mediação pedagógica, nas licenciaturas de uma instituição privada que oferta cursos a distância. Em razão do caráter qualitativo da pesquisa, fizemos um estudo de caso por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A amostra dos sujeitos inquiridos foi constituída, na primeira parte, por 22 tutores presenciais que atuam em diversas áreas do conhecimento. Eles responderam um questionário com 28 questões relacionadas à formação acadêmica, à mediação pedagógica e ao uso das tecnologias digitais. Na etapa das entrevistas, participaram 4 tutoras presenciais dos cursos de Pedagogia, Matemática e Artes Visuais. Os resultados da investigação demonstraram que os tutores presenciais exercem função docente, porém, no início da atuação, eles não compreendem os seus papéis na mediação pedagógica na EaD. Os profissionais também apontaram que as formações iniciais e continuadas não suprem as necessidades da prática da tutoria, em especial a formação ofertada pela instituição que, segundo os tutores, é muito descontextualizada em relação à realidade que eles vivenciam na prática.
id UNIMES-1_8c9140e115571e8e53f8bfe86b6d484c
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1206
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADAEducação a Distância; TutoriaEducação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada.Este estudo tem por objetivo desenvolver um panorama da Educação a Distância (EaD), na última década, e compreender as atribuições e o papel do tutor presencial que atua no processo de mediação pedagógica, nas licenciaturas de uma instituição privada que oferta cursos a distância. Em razão do caráter qualitativo da pesquisa, fizemos um estudo de caso por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A amostra dos sujeitos inquiridos foi constituída, na primeira parte, por 22 tutores presenciais que atuam em diversas áreas do conhecimento. Eles responderam um questionário com 28 questões relacionadas à formação acadêmica, à mediação pedagógica e ao uso das tecnologias digitais. Na etapa das entrevistas, participaram 4 tutoras presenciais dos cursos de Pedagogia, Matemática e Artes Visuais. Os resultados da investigação demonstraram que os tutores presenciais exercem função docente, porém, no início da atuação, eles não compreendem os seus papéis na mediação pedagógica na EaD. Os profissionais também apontaram que as formações iniciais e continuadas não suprem as necessidades da prática da tutoria, em especial a formação ofertada pela instituição que, segundo os tutores, é muito descontextualizada em relação à realidade que eles vivenciam na prática.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCosta, Lorena AndradeFerreira, Andréia de Assis2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206/1085https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/493https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/494https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/495Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-06T22:57:22Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1206Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-10-06T22:57:22Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
Costa, Lorena Andrade
Educação a Distância; Tutoria
Educação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada.
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA
author Costa, Lorena Andrade
author_facet Costa, Lorena Andrade
Ferreira, Andréia de Assis
author_role author
author2 Ferreira, Andréia de Assis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Lorena Andrade
Ferreira, Andréia de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Tutoria
Educação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada.
topic Educação a Distância; Tutoria
Educação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada.
description Este estudo tem por objetivo desenvolver um panorama da Educação a Distância (EaD), na última década, e compreender as atribuições e o papel do tutor presencial que atua no processo de mediação pedagógica, nas licenciaturas de uma instituição privada que oferta cursos a distância. Em razão do caráter qualitativo da pesquisa, fizemos um estudo de caso por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A amostra dos sujeitos inquiridos foi constituída, na primeira parte, por 22 tutores presenciais que atuam em diversas áreas do conhecimento. Eles responderam um questionário com 28 questões relacionadas à formação acadêmica, à mediação pedagógica e ao uso das tecnologias digitais. Na etapa das entrevistas, participaram 4 tutoras presenciais dos cursos de Pedagogia, Matemática e Artes Visuais. Os resultados da investigação demonstraram que os tutores presenciais exercem função docente, porém, no início da atuação, eles não compreendem os seus papéis na mediação pedagógica na EaD. Os profissionais também apontaram que as formações iniciais e continuadas não suprem as necessidades da prática da tutoria, em especial a formação ofertada pela instituição que, segundo os tutores, é muito descontextualizada em relação à realidade que eles vivenciam na prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1206/1085
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/493
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/494
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1206/495
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 24 (2021)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274570178560