A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419 |
Resumo: | Todos os setores da vida humana foram tocados pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. No setor educacional pode-se citar a EaD, que obteve seu maior crescimento com o desenvolvimento de tais tecnologias, principalmente a Internet. Assim, pretendeu-se analisar neste trabalho este novo cenário educacional que ora se descortina e relacionar algumas das novas exigências feitas aos alunos da EaD com os próprios objetivos da competência informacional, para através de um estudo teórico-conceitual verificar singularidades existentes entre estas duas temáticas como forma de se promover a qualidade na educação a distância. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a fim de conceituar as duas áreas. Observou-se por meio dos estudos realizados muitos pontos em comum aproximando as temáticas, como a necessidade de considerar as ferramentas da Web como fonte de informação e aprendizagem, o indivíduo desenvolver a autonomia e a pró-atividade por sua aprendizagem, aprender a aprender de forma constante por toda a vida, e, aprender a trabalhar em grupo, de maneira colaborativa. |
id |
FURG-12_4198e0155fcab7dd1c465879660b4a84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3419 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vidaCompetência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância.Todos os setores da vida humana foram tocados pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. No setor educacional pode-se citar a EaD, que obteve seu maior crescimento com o desenvolvimento de tais tecnologias, principalmente a Internet. Assim, pretendeu-se analisar neste trabalho este novo cenário educacional que ora se descortina e relacionar algumas das novas exigências feitas aos alunos da EaD com os próprios objetivos da competência informacional, para através de um estudo teórico-conceitual verificar singularidades existentes entre estas duas temáticas como forma de se promover a qualidade na educação a distância. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a fim de conceituar as duas áreas. Observou-se por meio dos estudos realizados muitos pontos em comum aproximando as temáticas, como a necessidade de considerar as ferramentas da Web como fonte de informação e aprendizagem, o indivíduo desenvolver a autonomia e a pró-atividade por sua aprendizagem, aprender a aprender de forma constante por toda a vida, e, aprender a trabalhar em grupo, de maneira colaborativa.Lepidus2013-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 1 (2013); 42-551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419/2243Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBlank, Cintia KathGonçalves, André Luiz2018-11-08T18:40:52Zoai:periodicos.furg.br:article/3419Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:52Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida |
title |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida |
spellingShingle |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida Blank, Cintia Kath Competência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância. |
title_short |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida |
title_full |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida |
title_fullStr |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida |
title_sort |
A competência informacional na educação a distância: constribuindo com uma filosofia de aprendizagem independentee ao longo da vida |
author |
Blank, Cintia Kath |
author_facet |
Blank, Cintia Kath Gonçalves, André Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, André Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blank, Cintia Kath Gonçalves, André Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância. |
topic |
Competência Informacional. Information Literacy. Qualidade na Educação a Distância. |
description |
Todos os setores da vida humana foram tocados pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. No setor educacional pode-se citar a EaD, que obteve seu maior crescimento com o desenvolvimento de tais tecnologias, principalmente a Internet. Assim, pretendeu-se analisar neste trabalho este novo cenário educacional que ora se descortina e relacionar algumas das novas exigências feitas aos alunos da EaD com os próprios objetivos da competência informacional, para através de um estudo teórico-conceitual verificar singularidades existentes entre estas duas temáticas como forma de se promover a qualidade na educação a distância. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico a fim de conceituar as duas áreas. Observou-se por meio dos estudos realizados muitos pontos em comum aproximando as temáticas, como a necessidade de considerar as ferramentas da Web como fonte de informação e aprendizagem, o indivíduo desenvolver a autonomia e a pró-atividade por sua aprendizagem, aprender a aprender de forma constante por toda a vida, e, aprender a trabalhar em grupo, de maneira colaborativa. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419 |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3419/2243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 1 (2013); 42-55 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940081934336 |