Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffens, Magda Beatriz Mörschbächer
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marinho, Júlio Cesar Bresolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5116
Resumo: Este artigo procurou compreender as contribuições da utilização das mídias digitais nas turmas de alfabetização. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta com os professores que trabalham com a alfabetização. Com a análise das entrevistas, conseguimos entender: a percepção das professoras sobre a utilização do laboratório de informática; o trabalho com as mídias; a utilização das mídias e a relação com a aprendizagem da alfabetização. Compreendemos que as mídias digitais estão presentes na vida das crianças e podem ser utilizadas para potencializar o processo de alfabetização.
id FURG-12_4d77799c3a6261eea2c1397155b953d7
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5116
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetizaçãoMídias DigitaisEducaçãoAlfabetizaçãoEste artigo procurou compreender as contribuições da utilização das mídias digitais nas turmas de alfabetização. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta com os professores que trabalham com a alfabetização. Com a análise das entrevistas, conseguimos entender: a percepção das professoras sobre a utilização do laboratório de informática; o trabalho com as mídias; a utilização das mídias e a relação com a aprendizagem da alfabetização. Compreendemos que as mídias digitais estão presentes na vida das crianças e podem ser utilizadas para potencializar o processo de alfabetização.Lepidus2015-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5116Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 45-571809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5116/3162Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSteffens, Magda Beatriz MörschbächerMarinho, Júlio Cesar Bresolin2018-11-08T18:40:05Zoai:periodicos.furg.br:article/5116Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:05Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
title Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
spellingShingle Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
Steffens, Magda Beatriz Mörschbächer
Mídias Digitais
Educação
Alfabetização
title_short Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
title_full Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
title_fullStr Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
title_full_unstemmed Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
title_sort Reflexões sobre a inserção das mídias digitais no rocesso de alfabetização
author Steffens, Magda Beatriz Mörschbächer
author_facet Steffens, Magda Beatriz Mörschbächer
Marinho, Júlio Cesar Bresolin
author_role author
author2 Marinho, Júlio Cesar Bresolin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffens, Magda Beatriz Mörschbächer
Marinho, Júlio Cesar Bresolin
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias Digitais
Educação
Alfabetização
topic Mídias Digitais
Educação
Alfabetização
description Este artigo procurou compreender as contribuições da utilização das mídias digitais nas turmas de alfabetização. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta com os professores que trabalham com a alfabetização. Com a análise das entrevistas, conseguimos entender: a percepção das professoras sobre a utilização do laboratório de informática; o trabalho com as mídias; a utilização das mídias e a relação com a aprendizagem da alfabetização. Compreendemos que as mídias digitais estão presentes na vida das crianças e podem ser utilizadas para potencializar o processo de alfabetização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5116
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5116/3162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 45-57
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940479344640