Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180 |
Resumo: | O termo meio ambiente é utilizado para indicar um espaço com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações em que um ser vive e se desenvolve. A educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar as relações entre a sociedade humana e o ambiente. A escola é um dos locais privilegiados para a realização da educação ambiental. Conhecer os PCN e os temas transversais tornou-se indispensável para o profissional da educação, atue ele em escola pública ou privada. A pesquisa objetivou verificar se o tema transversal Meio Ambiente é trabalhado no cotidiano escolar da 5ª série, em uma escola estadual de Salvador; através da aplicação de questionários a professores e alunos. Pôde-se concluir que o tema não é trabalhado no cotidiano escolar; as questões ambientais são abordadas superficialmente; não existem projetos interdisciplinares. É evidente a necessidade de investimento por parte da política educacional para a introdução do tema e da Educação Ambiental na escola pesquisada. |
id |
FURG-12_5177bb76aba01f43cf790b75321fd5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1180 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de casoEducação. Meio Ambiente. Tema Transversal. PCN.O termo meio ambiente é utilizado para indicar um espaço com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações em que um ser vive e se desenvolve. A educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar as relações entre a sociedade humana e o ambiente. A escola é um dos locais privilegiados para a realização da educação ambiental. Conhecer os PCN e os temas transversais tornou-se indispensável para o profissional da educação, atue ele em escola pública ou privada. A pesquisa objetivou verificar se o tema transversal Meio Ambiente é trabalhado no cotidiano escolar da 5ª série, em uma escola estadual de Salvador; através da aplicação de questionários a professores e alunos. Pôde-se concluir que o tema não é trabalhado no cotidiano escolar; as questões ambientais são abordadas superficialmente; não existem projetos interdisciplinares. É evidente a necessidade de investimento por parte da política educacional para a introdução do tema e da Educação Ambiental na escola pesquisada.Lepidus2010-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 13-261809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180/496Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Virgínia Eudes PenelucaViana, Clarissa MeiraPeres, Marcelo Cesar Lima2018-11-08T19:02:23Zoai:periodicos.furg.br:article/1180Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:02:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso |
title |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso |
spellingShingle |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso Amorim, Virgínia Eudes Peneluca Educação. Meio Ambiente. Tema Transversal. PCN. |
title_short |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso |
title_full |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso |
title_fullStr |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso |
title_sort |
Meio ambiente como tema transversal na 5ª série do ensino Fundamental (Salvador – BA): um estudo de caso |
author |
Amorim, Virgínia Eudes Peneluca |
author_facet |
Amorim, Virgínia Eudes Peneluca Viana, Clarissa Meira Peres, Marcelo Cesar Lima |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Clarissa Meira Peres, Marcelo Cesar Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Virgínia Eudes Peneluca Viana, Clarissa Meira Peres, Marcelo Cesar Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Meio Ambiente. Tema Transversal. PCN. |
topic |
Educação. Meio Ambiente. Tema Transversal. PCN. |
description |
O termo meio ambiente é utilizado para indicar um espaço com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações em que um ser vive e se desenvolve. A educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar as relações entre a sociedade humana e o ambiente. A escola é um dos locais privilegiados para a realização da educação ambiental. Conhecer os PCN e os temas transversais tornou-se indispensável para o profissional da educação, atue ele em escola pública ou privada. A pesquisa objetivou verificar se o tema transversal Meio Ambiente é trabalhado no cotidiano escolar da 5ª série, em uma escola estadual de Salvador; através da aplicação de questionários a professores e alunos. Pôde-se concluir que o tema não é trabalhado no cotidiano escolar; as questões ambientais são abordadas superficialmente; não existem projetos interdisciplinares. É evidente a necessidade de investimento por parte da política educacional para a introdução do tema e da Educação Ambiental na escola pesquisada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1180/496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 8 (2008); 13-26 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939072155648 |