MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piske, Eliane Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miranda, Pâmela Saraiva, Garcia, Narjara Mendes, Yunes, Maria Angela Mattar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12208
Resumo: O artigo entrelaça as infâncias nas escolas de turno integral pela perspectiva da Educação Ambiental Sistêmica com o objetivo de identificar as representações, uma das múltiplas linguagens expressas pelas crianças e que possibilitaram outras tantas linguagens, tendo como mediadores desse processo as educadoras das infâncias. Ancoramos o estudo pela base teórico-metodológico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano com a Inserção Ecológica. Para a análise dos dados utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados, zelando pelos processos e as etapas da investigação, identificando que os desejos das crianças e das educadoras das infâncias evidenciam a necessidade de uma construção coletiva, sendo necessário o deslocamento das práticas rotineiras para o desenvolvimento de práticas educativas ambientais nos momentos das rotinas.
id FURG-12_5faa79ed2f24f5c951761978698b7ee2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12208
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇASinfâncias. Educadores. Educação Ambiental Sistêmica. Múltiplas linguagens.O artigo entrelaça as infâncias nas escolas de turno integral pela perspectiva da Educação Ambiental Sistêmica com o objetivo de identificar as representações, uma das múltiplas linguagens expressas pelas crianças e que possibilitaram outras tantas linguagens, tendo como mediadores desse processo as educadoras das infâncias. Ancoramos o estudo pela base teórico-metodológico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano com a Inserção Ecológica. Para a análise dos dados utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados, zelando pelos processos e as etapas da investigação, identificando que os desejos das crianças e das educadoras das infâncias evidenciam a necessidade de uma construção coletiva, sendo necessário o deslocamento das práticas rotineiras para o desenvolvimento de práticas educativas ambientais nos momentos das rotinas.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1220810.14295/rds.v23i1.12208Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 341-3551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12208/9253Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPiske, Eliane LimaMiranda, Pâmela SaraivaGarcia, Narjara MendesYunes, Maria Angela Mattar2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12208Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
title MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
spellingShingle MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
Piske, Eliane Lima
infâncias. Educadores. Educação Ambiental Sistêmica. Múltiplas linguagens.
title_short MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
title_full MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
title_fullStr MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
title_full_unstemmed MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
title_sort MÚLTIPLAS LINGUAGENS NAS/DAS (COM/PARA AS) INFÂNCIAS: AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS
author Piske, Eliane Lima
author_facet Piske, Eliane Lima
Miranda, Pâmela Saraiva
Garcia, Narjara Mendes
Yunes, Maria Angela Mattar
author_role author
author2 Miranda, Pâmela Saraiva
Garcia, Narjara Mendes
Yunes, Maria Angela Mattar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piske, Eliane Lima
Miranda, Pâmela Saraiva
Garcia, Narjara Mendes
Yunes, Maria Angela Mattar
dc.subject.por.fl_str_mv infâncias. Educadores. Educação Ambiental Sistêmica. Múltiplas linguagens.
topic infâncias. Educadores. Educação Ambiental Sistêmica. Múltiplas linguagens.
description O artigo entrelaça as infâncias nas escolas de turno integral pela perspectiva da Educação Ambiental Sistêmica com o objetivo de identificar as representações, uma das múltiplas linguagens expressas pelas crianças e que possibilitaram outras tantas linguagens, tendo como mediadores desse processo as educadoras das infâncias. Ancoramos o estudo pela base teórico-metodológico da Bioecologia do Desenvolvimento Humano com a Inserção Ecológica. Para a análise dos dados utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados, zelando pelos processos e as etapas da investigação, identificando que os desejos das crianças e das educadoras das infâncias evidenciam a necessidade de uma construção coletiva, sendo necessário o deslocamento das práticas rotineiras para o desenvolvimento de práticas educativas ambientais nos momentos das rotinas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12208
10.14295/rds.v23i1.12208
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12208
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12208/9253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 341-355
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941493317632