CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Daniele Barros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Buerger, Giséli Lindemann, Barwaldt, Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264
Resumo: Neste trabalho é apresentado um projeto de leitura, que aconteceu com estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de produzir curtas-metragens, utilizando um software de edição de vídeos da Microsoft, como forma de motivação para a leitura, partindo de um Projeto de Aprendizagem, os estudantes realizaram a leitura de livros, criaram resumos e roteiro e após realizaram a gravação e edição dos curtas-metragens. Como fundamentação teórica principal, ressaltou-se Pierre Lévy (2014) em seu livro Cibercultura, que possibilita o entendimento do movimento existente entre os educandos, cyber-infantis, motivados pelo uso das tecnologias. Neste artigo percebeu-se que conflitos ricos e reais constituem vivências e possibilitam múltiplos aprendizados, possibilitando que os estudantes aprendam, constituam saberes e construam conhecimento, tendo como objetivo o estímulo à leitura propulsionada pela utilização das ferramentas tecnológicas, integrando saber formal e informal.
id FURG-12_669c5dc9c68a9dac3e2864a6310f4783
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9264
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIACurtas-metragens. Leitura. Literatura. TecnologiasNeste trabalho é apresentado um projeto de leitura, que aconteceu com estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de produzir curtas-metragens, utilizando um software de edição de vídeos da Microsoft, como forma de motivação para a leitura, partindo de um Projeto de Aprendizagem, os estudantes realizaram a leitura de livros, criaram resumos e roteiro e após realizaram a gravação e edição dos curtas-metragens. Como fundamentação teórica principal, ressaltou-se Pierre Lévy (2014) em seu livro Cibercultura, que possibilita o entendimento do movimento existente entre os educandos, cyber-infantis, motivados pelo uso das tecnologias. Neste artigo percebeu-se que conflitos ricos e reais constituem vivências e possibilitam múltiplos aprendizados, possibilitando que os estudantes aprendam, constituam saberes e construam conhecimento, tendo como objetivo o estímulo à leitura propulsionada pela utilização das ferramentas tecnológicas, integrando saber formal e informal.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/926410.14295/rds.v22i2.9264Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 178-1921809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264/8800Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJardim, Daniele BarrosBuerger, Giséli LindemannBarwaldt, Regina2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/9264Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
title CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
spellingShingle CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
Jardim, Daniele Barros
Curtas-metragens. Leitura. Literatura. Tecnologias
title_short CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
title_full CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
title_fullStr CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
title_full_unstemmed CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
title_sort CURTAS-METRAGENS: APRENDENDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA
author Jardim, Daniele Barros
author_facet Jardim, Daniele Barros
Buerger, Giséli Lindemann
Barwaldt, Regina
author_role author
author2 Buerger, Giséli Lindemann
Barwaldt, Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Daniele Barros
Buerger, Giséli Lindemann
Barwaldt, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Curtas-metragens. Leitura. Literatura. Tecnologias
topic Curtas-metragens. Leitura. Literatura. Tecnologias
description Neste trabalho é apresentado um projeto de leitura, que aconteceu com estudantes de 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de produzir curtas-metragens, utilizando um software de edição de vídeos da Microsoft, como forma de motivação para a leitura, partindo de um Projeto de Aprendizagem, os estudantes realizaram a leitura de livros, criaram resumos e roteiro e após realizaram a gravação e edição dos curtas-metragens. Como fundamentação teórica principal, ressaltou-se Pierre Lévy (2014) em seu livro Cibercultura, que possibilita o entendimento do movimento existente entre os educandos, cyber-infantis, motivados pelo uso das tecnologias. Neste artigo percebeu-se que conflitos ricos e reais constituem vivências e possibilitam múltiplos aprendizados, possibilitando que os estudantes aprendam, constituam saberes e construam conhecimento, tendo como objetivo o estímulo à leitura propulsionada pela utilização das ferramentas tecnológicas, integrando saber formal e informal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264
10.14295/rds.v22i2.9264
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.9264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9264/8800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 178-192
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941385314304