AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11858 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis. |
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AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIA DE BRINCAR, PARTICIPAR E APRENDER Múltiplas linguagens. Brincadeiras heurísticas. Participação. Formação de professores.O presente artigo tem por objetivo refletir acerca de possíveis caminhos que considerem a linguagem das crianças e que viabilizem o trabalho com as múltiplas linguagens como eixo privilegiado das práticas cotidianas da educação infantil e do ensino fundamental. Por meio de pesquisa qualitativa, ancora-se na observação e registros de formação continuada. São analisadas duas experiências, uma sobre formação de professores para o trabalho com materiais heurísticos com bebês e crianças pequenas, e a segunda vivida por crianças maiores, que puderam participar democraticamente da organização de um determinado espaço e tempo escolar. Como conclusão é possível afirmar que o trabalho com as múltiplas linguagens não se esgota na primeira infância, mas ao contrário, constitui-se na superação das práticas pedagógicas transmissivas e na inclusão de vivências e experiências em espaços e territórios do saber capazes de acolher as linguagens infantis.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1185810.14295/rds.v23i1.11858Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 314-3271809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11858/9244Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana SantiagoSouza, Andrea FariaPanizzolo, Claudia2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11858Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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