THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento de Araújo, Samuel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ziel Boldori, Gabriel, Goldschmidt Filho, Francisco, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852
Resumo: Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular.
id FURG-12_76ccff1523e739393c360cbd31adfacf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14852
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATIONLA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO Y LA DESCOLONIZACIÓN CURRICULARA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAREste texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1485210.14295/rds.v24i2.14852Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 69-801809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852/10202Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento de Araújo, SamuelZiel Boldori, Gabriel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano2024-02-28T21:07:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14852Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
LA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO Y LA DESCOLONIZACIÓN CURRICULAR
A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR
title THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
spellingShingle THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
Nascimento de Araújo, Samuel
title_short THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
title_full THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
title_fullStr THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
title_full_unstemmed THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
title_sort THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
author Nascimento de Araújo, Samuel
author_facet Nascimento de Araújo, Samuel
Ziel Boldori, Gabriel
Goldschmidt Filho, Francisco
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Ziel Boldori, Gabriel
Goldschmidt Filho, Francisco
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento de Araújo, Samuel
Ziel Boldori, Gabriel
Goldschmidt Filho, Francisco
Bossle, Fabiano
description Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852
10.14295/rds.v24i2.14852
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852
identifier_str_mv 10.14295/rds.v24i2.14852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852/10202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 69-80
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939000852481