THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852 |
Resumo: | Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular. |
id |
FURG-12_76ccff1523e739393c360cbd31adfacf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14852 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATIONLA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO Y LA DESCOLONIZACIÓN CURRICULARA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAREste texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1485210.14295/rds.v24i2.14852Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 69-801809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852/10202Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento de Araújo, SamuelZiel Boldori, Gabriel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano2024-02-28T21:07:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14852Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION LA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO Y LA DESCOLONIZACIÓN CURRICULAR A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR |
title |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION |
spellingShingle |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION Nascimento de Araújo, Samuel |
title_short |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION |
title_full |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION |
title_fullStr |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION |
title_full_unstemmed |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION |
title_sort |
THE PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AND CURRICULAR DECOLONIZATION |
author |
Nascimento de Araújo, Samuel |
author_facet |
Nascimento de Araújo, Samuel Ziel Boldori, Gabriel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano |
author_role |
author |
author2 |
Ziel Boldori, Gabriel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento de Araújo, Samuel Ziel Boldori, Gabriel Goldschmidt Filho, Francisco Bossle, Fabiano |
description |
Este texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciando as representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural. Este estudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimido no processo de descolonização curricular. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852 10.14295/rds.v24i2.14852 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v24i2.14852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14852/10202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 69-80 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939000852481 |