EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
DOI: | 10.14295/rds.v23i2.13587 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13587 |
Resumo: | O presente ensaio tem por objetivo discutir dois malestares docentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante das circunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentando que em um primeiro tempo da pandemia empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento. |
id |
FURG-12_791cf73e3efeb2d5de207b6a560edea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/13587 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICOO presente ensaio tem por objetivo discutir dois malestares docentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante das circunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentando que em um primeiro tempo da pandemia empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1358710.14295/rds.v23i2.13587Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 29-381809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13587/9488Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessWittizorecki, Elisandro Schultzda Silveira, Raquel2022-05-12T13:59:35Zoai:periodicos.furg.br:article/13587Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-05-12T13:59:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO Wittizorecki, Elisandro Schultz Wittizorecki, Elisandro Schultz |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA PANDÊMICA: IMPLICAÇÕES PARA O LAÇO PEDAGÓGICO |
author |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_facet |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Wittizorecki, Elisandro Schultz da Silveira, Raquel da Silveira, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
da Silveira, Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz da Silveira, Raquel |
description |
O presente ensaio tem por objetivo discutir dois malestares docentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante das circunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentando que em um primeiro tempo da pandemia empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13587 10.14295/rds.v23i2.13587 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13587 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13587/9488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 29-38 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1822181980040593408 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13587 |