Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254611 |
Resumo: | O presente ensaiotem por objetivo discutir dois malestaresdocentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante dascircunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentandoque,em um primeiro tempo da pandemia,empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e,em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento. |
id |
UFRGS-2_70e68a0deded00d0e8317604022ade2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254611 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wittizorecki, Elisandro SchultzSilveira, Raquel da2023-02-10T04:57:04Z20211809-3108http://hdl.handle.net/10183/254611001147198O presente ensaiotem por objetivo discutir dois malestaresdocentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante dascircunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentandoque,em um primeiro tempo da pandemia,empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e,em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento.This essay aims to discuss two teachermalaise arising from the pandemic experience caused by COVID-19 from 2020 and to analyzesome implicationsof these situationsfor the sequence of the pedagogical relationin face of circumstances imposed as restrictions of social distancing. It concludesby arguingthat in the first timeof the pandemic, we undertook a subjective work to learn and deal with confinement, and in a second time, the challenge of a subjective work to build an experience of disconfinement arises.Este ensayo tiene como objetivo discutir dos malestares docentes productos de la experiencia pandémica provocada por el COVID-19 de 2020 y analizar algunas implicaciones de estos fenómenos para la secuencia del vínculo pedagógico ante las circunstancias impuestas por las restricciones del distanciamiento social. Concluye argumentando que en un primer tiempo de la pandemia realizamos un trabajo subjetivo considerable para aprender y manejar con el encierro, y en una segunda etapa surge el retode un trabajo subjetivo para construir la experiencia de deshacer el encierro.application/pdfporRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 29-38Pandemia de COVID-19 (2020-)Trabalho docentePedagogiaPandemicTeaching workPedagogical relationPandemiaTrabajo docenteVínculo pedagógicoEducação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógicoSchool physical education and the pandemic experience: implications for the pedagogical relationEducación física escolar y la experiencia pandémica: implicaciones para el vínculo pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147198.pdf.txt001147198.pdf.txtExtracted Texttext/plain28782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/2/001147198.pdf.txt21d18f505909eeb3bb3eb82c7d1b8317MD52ORIGINAL001147198.pdfTexto completoapplication/pdf400912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/1/001147198.pdf3c1d437d6ad9054a91489c3295a77a77MD5110183/2546112023-02-11 06:06:23.345881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254611Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:06:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School physical education and the pandemic experience: implications for the pedagogical relation |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Educación física escolar y la experiencia pandémica: implicaciones para el vínculo pedagógico |
title |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico |
spellingShingle |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico Wittizorecki, Elisandro Schultz Pandemia de COVID-19 (2020-) Trabalho docente Pedagogia Pandemic Teaching work Pedagogical relation Pandemia Trabajo docente Vínculo pedagógico |
title_short |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico |
title_full |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico |
title_fullStr |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico |
title_sort |
Educação física escolar e a experiência pandêmica implicações para o laço pedagógico |
author |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_facet |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Silveira, Raquel da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Raquel da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz Silveira, Raquel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de COVID-19 (2020-) Trabalho docente Pedagogia |
topic |
Pandemia de COVID-19 (2020-) Trabalho docente Pedagogia Pandemic Teaching work Pedagogical relation Pandemia Trabajo docente Vínculo pedagógico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pandemic Teaching work Pedagogical relation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Pandemia Trabajo docente Vínculo pedagógico |
description |
O presente ensaiotem por objetivo discutir dois malestaresdocentes decorrentes da experiência pandêmica provocada pelo COVID-19 a partir de 2020 e analisar algumas implicações desses fenômenos para a sequência do laço pedagógico diante dascircunstâncias que as restrições de distanciamento social impuseram. Conclui argumentandoque,em um primeiro tempo da pandemia,empreendemos um considerável trabalho subjetivo para aprender e lidar com o confinamento, e,em um segundo tempo, coloca-se o desafio de um trabalho subjetivo para construir a experiência do desconfinamento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-10T04:57:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254611 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-3108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001147198 |
identifier_str_mv |
1809-3108 001147198 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 29-38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/2/001147198.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254611/1/001147198.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21d18f505909eeb3bb3eb82c7d1b8317 3c1d437d6ad9054a91489c3295a77a77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447819181359104 |