Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663
Resumo: O presente trabalho pretende discutir sobre a Atuação do Psicólogo Escolar na Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, abordando as características de alunos com TEA e o diagnóstico e como se dá o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. A problemática aqui proposta é qual é o papel do psicólogo em conjunto com a equipe escolar no processo de inclusão do autista? O trabalho objetiva discutir sobre a atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. De maneira geral pretende-se verificar como ocorre o desenvolvimento do o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. Partindo-se do pressuposto de como funcionam as salas de recursos multi funcionais e o AEE - atendimento educacional especializado como estratégia fundamental para estes alunos. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão bibliográfica. Os resultados obtidos após minuciosa análise identificaram a relevância do papel do psicólogo e da equipe transdisciplinar educacional e escolar no atendimento e inclusão destes alunos na escola básica, assim como aplicando as práticas da psicologia escolar no acompanhamento ao autista para que possam obter o autocontrole e como se comportar adequadamente, por meio de diversas técnicas para melhorar as habilidades sociais.
id Krot_bf8379b43486a32e53a7bace644352b5
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62663
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso2023-09-04T19:27:40Z2023-09-04T19:27:40Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663O presente trabalho pretende discutir sobre a Atuação do Psicólogo Escolar na Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, abordando as características de alunos com TEA e o diagnóstico e como se dá o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. A problemática aqui proposta é qual é o papel do psicólogo em conjunto com a equipe escolar no processo de inclusão do autista? O trabalho objetiva discutir sobre a atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. De maneira geral pretende-se verificar como ocorre o desenvolvimento do o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. Partindo-se do pressuposto de como funcionam as salas de recursos multi funcionais e o AEE - atendimento educacional especializado como estratégia fundamental para estes alunos. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão bibliográfica. Os resultados obtidos após minuciosa análise identificaram a relevância do papel do psicólogo e da equipe transdisciplinar educacional e escolar no atendimento e inclusão destes alunos na escola básica, assim como aplicando as práticas da psicologia escolar no acompanhamento ao autista para que possam obter o autocontrole e como se comportar adequadamente, por meio de diversas técnicas para melhorar as habilidades sociais.Educação InclusivaPsicologiaIntervençãoTranstorno do Espectro AutistaAtuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDRESSA ORMENEZE CARDOSO RODRIGUES.pdfANDRESSA ORMENEZE CARDOSO RODRIGUES.pdfapplication/pdf538825https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/1/ANDRESSA%20ORMENEZE%20CARDOSO%20RODRIGUES.pdff67e7fac068d432572786a48f0a7f08fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/626632023-09-04 16:27:40.157oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62663Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T19:27:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T19:27:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
title Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
spellingShingle Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso
Educação Inclusiva
Psicologia
Intervenção
Transtorno do Espectro Autista
title_short Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
title_full Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
title_fullStr Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
title_full_unstemmed Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
title_sort Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
author RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso
author_facet RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Psicologia
Intervenção
Transtorno do Espectro Autista
topic Educação Inclusiva
Psicologia
Intervenção
Transtorno do Espectro Autista
description O presente trabalho pretende discutir sobre a Atuação do Psicólogo Escolar na Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, abordando as características de alunos com TEA e o diagnóstico e como se dá o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. A problemática aqui proposta é qual é o papel do psicólogo em conjunto com a equipe escolar no processo de inclusão do autista? O trabalho objetiva discutir sobre a atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. De maneira geral pretende-se verificar como ocorre o desenvolvimento do o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. Partindo-se do pressuposto de como funcionam as salas de recursos multi funcionais e o AEE - atendimento educacional especializado como estratégia fundamental para estes alunos. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão bibliográfica. Os resultados obtidos após minuciosa análise identificaram a relevância do papel do psicólogo e da equipe transdisciplinar educacional e escolar no atendimento e inclusão destes alunos na escola básica, assim como aplicando as práticas da psicologia escolar no acompanhamento ao autista para que possam obter o autocontrole e como se comportar adequadamente, por meio de diversas técnicas para melhorar as habilidades sociais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-04T19:27:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-04T19:27:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/1/ANDRESSA%20ORMENEZE%20CARDOSO%20RODRIGUES.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f67e7fac068d432572786a48f0a7f08f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460283126579200