Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663 |
Resumo: | O presente trabalho pretende discutir sobre a Atuação do Psicólogo Escolar na Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, abordando as características de alunos com TEA e o diagnóstico e como se dá o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. A problemática aqui proposta é qual é o papel do psicólogo em conjunto com a equipe escolar no processo de inclusão do autista? O trabalho objetiva discutir sobre a atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. De maneira geral pretende-se verificar como ocorre o desenvolvimento do o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. Partindo-se do pressuposto de como funcionam as salas de recursos multi funcionais e o AEE - atendimento educacional especializado como estratégia fundamental para estes alunos. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão bibliográfica. Os resultados obtidos após minuciosa análise identificaram a relevância do papel do psicólogo e da equipe transdisciplinar educacional e escolar no atendimento e inclusão destes alunos na escola básica, assim como aplicando as práticas da psicologia escolar no acompanhamento ao autista para que possam obter o autocontrole e como se comportar adequadamente, por meio de diversas técnicas para melhorar as habilidades sociais. |
id |
Krot_bf8379b43486a32e53a7bace644352b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62663 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso2023-09-04T19:27:40Z2023-09-04T19:27:40Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663O presente trabalho pretende discutir sobre a Atuação do Psicólogo Escolar na Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, abordando as características de alunos com TEA e o diagnóstico e como se dá o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. A problemática aqui proposta é qual é o papel do psicólogo em conjunto com a equipe escolar no processo de inclusão do autista? O trabalho objetiva discutir sobre a atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. De maneira geral pretende-se verificar como ocorre o desenvolvimento do o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. Partindo-se do pressuposto de como funcionam as salas de recursos multi funcionais e o AEE - atendimento educacional especializado como estratégia fundamental para estes alunos. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão bibliográfica. Os resultados obtidos após minuciosa análise identificaram a relevância do papel do psicólogo e da equipe transdisciplinar educacional e escolar no atendimento e inclusão destes alunos na escola básica, assim como aplicando as práticas da psicologia escolar no acompanhamento ao autista para que possam obter o autocontrole e como se comportar adequadamente, por meio de diversas técnicas para melhorar as habilidades sociais.Educação InclusivaPsicologiaIntervençãoTranstorno do Espectro AutistaAtuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDRESSA ORMENEZE CARDOSO RODRIGUES.pdfANDRESSA ORMENEZE CARDOSO RODRIGUES.pdfapplication/pdf538825https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/1/ANDRESSA%20ORMENEZE%20CARDOSO%20RODRIGUES.pdff67e7fac068d432572786a48f0a7f08fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/626632023-09-04 16:27:40.157oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62663Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T19:27:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T19:27:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA |
title |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA |
spellingShingle |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso Educação Inclusiva Psicologia Intervenção Transtorno do Espectro Autista |
title_short |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA |
title_full |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA |
title_fullStr |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA |
title_full_unstemmed |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA |
title_sort |
Atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA |
author |
RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso |
author_facet |
RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Andressa Ormeneze Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Psicologia Intervenção Transtorno do Espectro Autista |
topic |
Educação Inclusiva Psicologia Intervenção Transtorno do Espectro Autista |
description |
O presente trabalho pretende discutir sobre a Atuação do Psicólogo Escolar na Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA, abordando as características de alunos com TEA e o diagnóstico e como se dá o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. A problemática aqui proposta é qual é o papel do psicólogo em conjunto com a equipe escolar no processo de inclusão do autista? O trabalho objetiva discutir sobre a atuação do psicólogo escolar na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. De maneira geral pretende-se verificar como ocorre o desenvolvimento do o atendimento e inclusão dos alunos na escola básica. Partindo-se do pressuposto de como funcionam as salas de recursos multi funcionais e o AEE - atendimento educacional especializado como estratégia fundamental para estes alunos. A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão bibliográfica. Os resultados obtidos após minuciosa análise identificaram a relevância do papel do psicólogo e da equipe transdisciplinar educacional e escolar no atendimento e inclusão destes alunos na escola básica, assim como aplicando as práticas da psicologia escolar no acompanhamento ao autista para que possam obter o autocontrole e como se comportar adequadamente, por meio de diversas técnicas para melhorar as habilidades sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-04T19:27:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-04T19:27:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/1/ANDRESSA%20ORMENEZE%20CARDOSO%20RODRIGUES.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62663/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f67e7fac068d432572786a48f0a7f08f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460283126579200 |