BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653 |
Resumo: | O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse. |
id |
FURG-12_8245c09d82c78047f81a71f8ec584cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5653 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLARTranstorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva.O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/565310.14295/rds.v18i1.5653Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 43-551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653/4559Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Lóry da SilveiraRibeiro, Elisabete da Silveira2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5653Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR Ribeiro, Lóry da Silveira Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva. |
title_short |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_full |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
title_sort |
BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
author |
Ribeiro, Lóry da Silveira |
author_facet |
Ribeiro, Lóry da Silveira Ribeiro, Elisabete da Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Elisabete da Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Lóry da Silveira Ribeiro, Elisabete da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva. |
topic |
Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva. |
description |
O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653 10.14295/rds.v18i1.5653 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v18i1.5653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653/4559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 43-55 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940950155264 |