OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: krug, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Krug, Marilia de Rosso, Krug, Rodrigo de Rosso, Telles, Cassiano, Flores, Patric Paludett
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos por professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB) no cotidiano educacional de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB enfrentam vários desafios em seu cotidiano educacional e que podem ser categorizados, pela ordem, em: a) desafios ligados à estrutura da escola; b) desafios ligados aos alunos da EB; e, c) desafios ligados a si próprios.
id FURG-12_8ff80a8c8ab249f80426954eddc53c11
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7481
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICAEducação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios.Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos por professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB) no cotidiano educacional de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB enfrentam vários desafios em seu cotidiano educacional e que podem ser categorizados, pela ordem, em: a) desafios ligados à estrutura da escola; b) desafios ligados aos alunos da EB; e, c) desafios ligados a si próprios.Lepidus2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/748110.14295/rds.v19i2.7481Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 14-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481/5059Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccesskrug, Hugo NorbertoKrug, Marilia de RossoKrug, Rodrigo de RossoTelles, CassianoFlores, Patric Paludett2018-03-04T01:24:17Zoai:periodicos.furg.br:article/7481Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-03-04T01:24:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
krug, Hugo Norberto
Educação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios.
title_short OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author krug, Hugo Norberto
author_facet krug, Hugo Norberto
Krug, Marilia de Rosso
Krug, Rodrigo de Rosso
Telles, Cassiano
Flores, Patric Paludett
author_role author
author2 Krug, Marilia de Rosso
Krug, Rodrigo de Rosso
Telles, Cassiano
Flores, Patric Paludett
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv krug, Hugo Norberto
Krug, Marilia de Rosso
Krug, Rodrigo de Rosso
Telles, Cassiano
Flores, Patric Paludett
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios.
topic Educação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios.
description Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos por professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB) no cotidiano educacional de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB enfrentam vários desafios em seu cotidiano educacional e que podem ser categorizados, pela ordem, em: a) desafios ligados à estrutura da escola; b) desafios ligados aos alunos da EB; e, c) desafios ligados a si próprios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481
10.14295/rds.v19i2.7481
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481
identifier_str_mv 10.14295/rds.v19i2.7481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481/5059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 14-28
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941345468416