OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos por professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB) no cotidiano educacional de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB enfrentam vários desafios em seu cotidiano educacional e que podem ser categorizados, pela ordem, em: a) desafios ligados à estrutura da escola; b) desafios ligados aos alunos da EB; e, c) desafios ligados a si próprios. |
id |
FURG-12_8ff80a8c8ab249f80426954eddc53c11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7481 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICAEducação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios.Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos por professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB) no cotidiano educacional de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB enfrentam vários desafios em seu cotidiano educacional e que podem ser categorizados, pela ordem, em: a) desafios ligados à estrutura da escola; b) desafios ligados aos alunos da EB; e, c) desafios ligados a si próprios.Lepidus2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/748110.14295/rds.v19i2.7481Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 14-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481/5059Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccesskrug, Hugo NorbertoKrug, Marilia de RossoKrug, Rodrigo de RossoTelles, CassianoFlores, Patric Paludett2018-03-04T01:24:17Zoai:periodicos.furg.br:article/7481Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-03-04T01:24:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA krug, Hugo Norberto Educação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios. |
title_short |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
krug, Hugo Norberto |
author_facet |
krug, Hugo Norberto Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso Telles, Cassiano Flores, Patric Paludett |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso Telles, Cassiano Flores, Patric Paludett |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
krug, Hugo Norberto Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso Telles, Cassiano Flores, Patric Paludett |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios. |
topic |
Educação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios. |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos por professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB) no cotidiano educacional de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB enfrentam vários desafios em seu cotidiano educacional e que podem ser categorizados, pela ordem, em: a) desafios ligados à estrutura da escola; b) desafios ligados aos alunos da EB; e, c) desafios ligados a si próprios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481 10.14295/rds.v19i2.7481 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v19i2.7481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7481/5059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 19 n. 2 (2017); 14-28 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941345468416 |