HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849 |
Resumo: | O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história. |
id |
FURG-12_93e8e7ed7c029d04ad9fb007f843835d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11849 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIADocumentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem.O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1184910.14295/rds.v23i1.11849Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 271-2861809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849/9245Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVitoreti, Jéssica BelucoPandini-Simiano, Luciane2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11849Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA Vitoreti, Jéssica Beluco Documentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem. |
title_short |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_sort |
HABITAR A LINGUAGEM NO ESPAÇO DA CRECHE: UM OLHAR PARA AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA |
author |
Vitoreti, Jéssica Beluco |
author_facet |
Vitoreti, Jéssica Beluco Pandini-Simiano, Luciane |
author_role |
author |
author2 |
Pandini-Simiano, Luciane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitoreti, Jéssica Beluco Pandini-Simiano, Luciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem. |
topic |
Documentação pedagógica. Educação Infantil. Linguagem. |
description |
O presente texto tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas construídas em uma experiência de Estágio em Educação infantil e o que elas nos indicam para pensar a linguagem na creche. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental. A partir do diálogo entre diferentes autores e perspectivas como Malaguzzi (1999) Benjamin (1986), Pandini-Simiano (2015), defende-se a documentação pedagógica como uma narrativa, tecida no encontro entre adultos e crianças no espaço da creche. Nas documentações pedagógicas encontramos uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar em um contexto educativo potencialmente rico em experiências de brincadeiras, interações e linguagens. Os resultados, desvelam indicadores que pretendem contribuir para pensar os muitos modos de habitar a linguagem na creche, evidenciando a força expressiva da linguagem, na produção de narrativas capazes de deixar marcas, tecer memórias, fazer história. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849 10.14295/rds.v23i1.11849 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.11849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11849/9245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 271-286 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938436718592 |