HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881 |
Resumo: | A história é construída pelo pesquisador, a partir da seleção de fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir da aplicação de um método. A pesquisa investiga a relação entre a História da Educação e o Projeto Político Pedagógico, ou seja, como a história das instituições se evidencia em pesquisas da área da História da Educação em importantes órgãos e entidades deste campo investigativo, a saber: ANPED, ANPAE e duas revistas, RBE e HISTEDBR. A pesquisa de cunho bibliográfico compartilha a perspectiva da história cultural, pois pretendem ressaltar nos estudos as práticas, as características das instituições presentes nos trabalhos analisados. As entidades pesquisadas referem-se que a temática tem despertado pouco interesse por estes pesquisadores, dos 658 resumos analisados apenas 4 trabalhos foram lidos integralmente. Como resultados identifica-se um campo promissor para futuros estudos, sobretudo, no que se refere a inclusão do histórico das instituições nesse documento da escola. |
id |
FURG-12_bb64a933b3d145e452033b097bb9e59d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7881 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISAHistória da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional.A história é construída pelo pesquisador, a partir da seleção de fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir da aplicação de um método. A pesquisa investiga a relação entre a História da Educação e o Projeto Político Pedagógico, ou seja, como a história das instituições se evidencia em pesquisas da área da História da Educação em importantes órgãos e entidades deste campo investigativo, a saber: ANPED, ANPAE e duas revistas, RBE e HISTEDBR. A pesquisa de cunho bibliográfico compartilha a perspectiva da história cultural, pois pretendem ressaltar nos estudos as práticas, as características das instituições presentes nos trabalhos analisados. As entidades pesquisadas referem-se que a temática tem despertado pouco interesse por estes pesquisadores, dos 658 resumos analisados apenas 4 trabalhos foram lidos integralmente. Como resultados identifica-se um campo promissor para futuros estudos, sobretudo, no que se refere a inclusão do histórico das instituições nesse documento da escola.Lepidus2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/788110.14295/rds.v20i1.7881Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 48-631809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881/5541Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, JOSÉ EDIMAR2019-10-30T19:55:58Zoai:periodicos.furg.br:article/7881Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T19:55:58Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA |
title |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA SOUZA, JOSÉ EDIMAR História da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional. |
title_short |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA |
title_full |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA |
title_sort |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA |
author |
SOUZA, JOSÉ EDIMAR |
author_facet |
SOUZA, JOSÉ EDIMAR |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, JOSÉ EDIMAR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional. |
topic |
História da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional. |
description |
A história é construída pelo pesquisador, a partir da seleção de fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir da aplicação de um método. A pesquisa investiga a relação entre a História da Educação e o Projeto Político Pedagógico, ou seja, como a história das instituições se evidencia em pesquisas da área da História da Educação em importantes órgãos e entidades deste campo investigativo, a saber: ANPED, ANPAE e duas revistas, RBE e HISTEDBR. A pesquisa de cunho bibliográfico compartilha a perspectiva da história cultural, pois pretendem ressaltar nos estudos as práticas, as características das instituições presentes nos trabalhos analisados. As entidades pesquisadas referem-se que a temática tem despertado pouco interesse por estes pesquisadores, dos 658 resumos analisados apenas 4 trabalhos foram lidos integralmente. Como resultados identifica-se um campo promissor para futuros estudos, sobretudo, no que se refere a inclusão do histórico das instituições nesse documento da escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881 10.14295/rds.v20i1.7881 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v20i1.7881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881/5541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 48-63 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941358051328 |