HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, JOSÉ EDIMAR
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881
Resumo: A história é construída pelo pesquisador, a partir da seleção de fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir da aplicação de um método. A pesquisa investiga a relação entre a História da Educação e o Projeto Político Pedagógico, ou seja, como a história das instituições se evidencia em pesquisas da área da História da Educação em importantes órgãos e entidades deste campo investigativo, a saber: ANPED, ANPAE e duas revistas, RBE e HISTEDBR. A pesquisa de cunho bibliográfico compartilha a perspectiva da história cultural, pois pretendem ressaltar nos estudos as práticas, as características das instituições presentes nos trabalhos analisados. As entidades pesquisadas referem-se que a temática tem despertado pouco interesse por estes pesquisadores, dos 658 resumos analisados apenas 4 trabalhos foram lidos integralmente. Como resultados identifica-se um campo promissor para futuros estudos, sobretudo, no que se refere a inclusão do histórico das instituições nesse documento da escola.
id FURG-12_bb64a933b3d145e452033b097bb9e59d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7881
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISAHistória da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional.A história é construída pelo pesquisador, a partir da seleção de fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir da aplicação de um método. A pesquisa investiga a relação entre a História da Educação e o Projeto Político Pedagógico, ou seja, como a história das instituições se evidencia em pesquisas da área da História da Educação em importantes órgãos e entidades deste campo investigativo, a saber: ANPED, ANPAE e duas revistas, RBE e HISTEDBR. A pesquisa de cunho bibliográfico compartilha a perspectiva da história cultural, pois pretendem ressaltar nos estudos as práticas, as características das instituições presentes nos trabalhos analisados. As entidades pesquisadas referem-se que a temática tem despertado pouco interesse por estes pesquisadores, dos 658 resumos analisados apenas 4 trabalhos foram lidos integralmente. Como resultados identifica-se um campo promissor para futuros estudos, sobretudo, no que se refere a inclusão do histórico das instituições nesse documento da escola.Lepidus2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/788110.14295/rds.v20i1.7881Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 48-631809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881/5541Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, JOSÉ EDIMAR2019-10-30T19:55:58Zoai:periodicos.furg.br:article/7881Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T19:55:58Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
title HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
spellingShingle HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
SOUZA, JOSÉ EDIMAR
História da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional.
title_short HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
title_full HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
title_fullStr HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
title_sort HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA
author SOUZA, JOSÉ EDIMAR
author_facet SOUZA, JOSÉ EDIMAR
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, JOSÉ EDIMAR
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional.
topic História da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional.
description A história é construída pelo pesquisador, a partir da seleção de fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir da aplicação de um método. A pesquisa investiga a relação entre a História da Educação e o Projeto Político Pedagógico, ou seja, como a história das instituições se evidencia em pesquisas da área da História da Educação em importantes órgãos e entidades deste campo investigativo, a saber: ANPED, ANPAE e duas revistas, RBE e HISTEDBR. A pesquisa de cunho bibliográfico compartilha a perspectiva da história cultural, pois pretendem ressaltar nos estudos as práticas, as características das instituições presentes nos trabalhos analisados. As entidades pesquisadas referem-se que a temática tem despertado pouco interesse por estes pesquisadores, dos 658 resumos analisados apenas 4 trabalhos foram lidos integralmente. Como resultados identifica-se um campo promissor para futuros estudos, sobretudo, no que se refere a inclusão do histórico das instituições nesse documento da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881
10.14295/rds.v20i1.7881
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881
identifier_str_mv 10.14295/rds.v20i1.7881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7881/5541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 1 (2018); 48-63
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941358051328