Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5121 |
Resumo: | Este trabalho objetiva-se descrever a observação de comportamentos difíceis de uma aluna, público-alvo da educação especial, matriculada na Educação Infantil, além de apontar as estratégias para angariar comportamentos positivos em sala de aula. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa a partir das observações participantes. Foi proposta a elaboração de regras de comportamentos positivos para que ambas docentes pudessem aplicá-las em sala de aula. Assim, verificou-se que a colaboração com professores a partir de práticas diferenciadas devem ser realizadas com o intuito de assistir as peculiaridades de aprendizagem existentes em uma sala de aula. |
id |
FURG-12_c41727ad3a5f1b82a6f13fd4ead9a6d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5121 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionadoEducação InfantilInclusão EscolarEducação EspecialEste trabalho objetiva-se descrever a observação de comportamentos difíceis de uma aluna, público-alvo da educação especial, matriculada na Educação Infantil, além de apontar as estratégias para angariar comportamentos positivos em sala de aula. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa a partir das observações participantes. Foi proposta a elaboração de regras de comportamentos positivos para que ambas docentes pudessem aplicá-las em sala de aula. Assim, verificou-se que a colaboração com professores a partir de práticas diferenciadas devem ser realizadas com o intuito de assistir as peculiaridades de aprendizagem existentes em uma sala de aula.Lepidus2015-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5121Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 87-991809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5121/3166Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, JéssicaDelpretto, Bárbara Martins2018-11-08T18:40:05Zoai:periodicos.furg.br:article/5121Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:05Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado |
title |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado |
spellingShingle |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado Brito, Jéssica Educação Infantil Inclusão Escolar Educação Especial |
title_short |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado |
title_full |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado |
title_fullStr |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado |
title_sort |
Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado |
author |
Brito, Jéssica |
author_facet |
Brito, Jéssica Delpretto, Bárbara Martins |
author_role |
author |
author2 |
Delpretto, Bárbara Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Jéssica Delpretto, Bárbara Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Inclusão Escolar Educação Especial |
topic |
Educação Infantil Inclusão Escolar Educação Especial |
description |
Este trabalho objetiva-se descrever a observação de comportamentos difíceis de uma aluna, público-alvo da educação especial, matriculada na Educação Infantil, além de apontar as estratégias para angariar comportamentos positivos em sala de aula. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa a partir das observações participantes. Foi proposta a elaboração de regras de comportamentos positivos para que ambas docentes pudessem aplicá-las em sala de aula. Assim, verificou-se que a colaboração com professores a partir de práticas diferenciadas devem ser realizadas com o intuito de assistir as peculiaridades de aprendizagem existentes em uma sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5121 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5121/3166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 87-99 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940482490368 |